Golpes financeiros contra idosos cresceram 60% desde o início da pandemia

Fonte: A tarde

Foi divulgado nesta quarta-feira (2) pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o levantamento que revela, que desde o início da pandemia, houve um aumento de 60% em tentativas de golpes financeiros contra idosos.

Para combater o aumento das fraudes financeiras, a Febraban anunciou o lançamento de uma campanha de orientação, com o apoio da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, vinculada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, e Banco Central.

“Uma ação integrada entre o sistema financeiro, o regulador e o governo é fundamental para esclarecer dúvidas sobre os tipos de golpes financeiros praticados contra pessoas idosas. Temos de conscientizar e instruir os idosos sobre medidas a serem adotadas para prevenir, identificar e denunciar o problema”, afirmou diretor da Comissão Executiva de Prevenção a Fraudes da Febraban, Adriano Volpini.

Segundo a federação, 70% das fraudes estão vinculadas à engenharia social, quando o cliente é induzido a fornecer informações confidenciais e senhas para os estelionatários.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail