Deputado federal eleito, Zé Trovão usa tornozeleira eletrônica na diplomação

Zé Trovão participou de atos golpistas a favor do presidente Bolsonaro
Zé Trovão participou de atos golpistas a favor do presidente Bolsonaro
Deputado federal eleito por Santa Catarina, Marcos Antônio Gomes (PL), mais conhecido como Zé Trovão, foi diplomado nesta segunda-feira (19) no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) e compareceu à cerimônia usando tornozeleira eletrônica.

Imagens do evento viralizaram nas redes sociais dando destaque para a tornozeleira de Zé Trovão, que ficou visível quando o deputado eleito se sentou na primeira fileira dos diplomados.

Zé Trovão, conhecido pelas posições alinhadas à extrema direita, foi eleito, para o primeiro mandato na Câmara dos Deputados, na onda conservadora que apoia o presidente Jair Bolsonaro (PL). Em 2 de outubro, ele se elegeu quando recebeu mais de 70 mil votos nas urnas eletrônicas.

O bolsonarista ferrenho está de tornozeleira desde que teve a prisão decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 3 de setembro de 2021, a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), no âmbito do inquérito que apura a organização de atos antidemocráticos no país, além de proferir ofensas a Moraes.

 

Depois do mandado de prisão, o apoiador de Bolsonaro ferrenho fugiu para o México, mas se entregou em 26 de outubro, pouco mais de um mês depois de Moraes conceder o direito à prisão domiciliar. Em fevereiro deste ano, o ministro revogou a prisão domiciliar, mas impôs o uso de tornozeleira eletrônica.

O deputado eleito também foi proibido de manter contato com os outros investigados, de usar as redes sociais e de conceder entrevistas sem autorização judicial. Parte das restrições foi flexibilizada durante a campanha, embora ele ainda seja obrigado a usar tornozeleira.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail