Cordeiros: Prefeito e vereadores se reúnem com a Embasa para tratar da escassez de água na Barragem Champrão
Na manhã dessa quinta-feira(19), recebemos no plenário da Câmara de Vereadores, o Gerente Regional da Embasa, Joselito Pires e o Gerente de Operação de Água, Álvaro Aguiar, que a pedido do Prefeito Municipal, Delci Luz, se colocaram à disposição da população em audiência pública, com o objetivo de explanar a atual realidade do Açude do Champrão, conhecido como barragem de Condeúba.
Segundo os gestores da Empresa Baiana de Águas e Saneamento, várias ações já estão sendo desenvolvidas para o enfrentamento da crise hídrica. Estudos para verificar o exato volume de água existente no açude já estão sendo realizados, além disso, a empresa encaminhou uma equipe ao município para avaliar a operação dos sistemas de abastecimento para uma futura adequação, caso necessário.
O Gerente Regional, Joselito Pires, apresentou alternativas, caso o açude venha a zerar a sua disponibilidade hídrica, informando que a empresa procederá com a locação ou perfuração de poços artesianos mantendo o abastecimento de água para a população, outrossim, alertou que esta precisa ficar atenta ao uso racional da água. Sabemos que a crise hídrica é uma realidade não somente da nossa região, mas de muitas regiões do país, por isso, devemos pensar no futuro e economizar.
O Prefeito Delci Luz, relatou a sua preocupação diante da atual situação hídrica, informando que a administração municipal vem buscando alternativas para minimizar os impactos da seca através de ações como: perfuração de poços artesianos e implantação de sistemas simplificados de abastecimento de água nas comunidades rurais, limpeza de aguadas e barragens, manutenção de convênio através do Programa Emergencial de Distribuição de Água Potável no Semiárido Brasileiro – Operação Pipa.
Destacou que existe um projeto de construção de uma barragem para o município, e que os ex-prefeitos José Roberto e Edvar Ribeiro e a gestão atual, vem cobrando dos órgãos responsáveis, a concretização do serviço, mas sem sucesso até o momento. Informou ainda que durante o seu mandato continuará buscando alternativas que reduzam os impactos causados pela seca e continuará cobrando a materialização da tão sonhada barragem para o município de Cordeiros.
Ao término das explanações, os cidadãos presentes foram convidados a apresentarem seus questionamentos e cobranças aos gestores. Logo após, a audiência foi encerrada com a fala do gerente da Embasa, se comprometendo com a causa hídrica cordeirense, e se colocando à disposição deste município.
O Governo Participação e Trabalho agradece a presença dos representantes da sociedade civil e religiosa, do vice-prefeito Teco dos vereadores de Cordeiros , Presidente da Câmara Fabiano Gomes , Dão Jóia, Ademar, Renerinho, Pedro Gregorio, Gil de Altino e Zé de Leia e dos vereadores de Condeúba, Silvano Santos e Conceição Nascimento. Enfatizamos que mesmo diante das alternativas apresentadas pela Embasa, esta Gestão conta com a compreensão e colaboração de cada cidadão cordeirense no uso consciente da água. Convidamos a todos a levantar a bandeira em favor do racionamento da água hoje, para não faltar amanhã.
ASCOM
Pablo Henrique
Basta a situação ficar caótica para aparecer prefeitos vereadores e mais outras pessoas implorando para a população economizar. Porque estes exemplares cidadãos não tomam está providência qdo tem água em abundância.? Se isso fosse feito com tempo abril hoje não havia necessidade desse desespero todo. Assim que está barragem estiver cheia todos vão esquecer o problema como sempre tem esquecido. LAMENTÁVEL!.
Na reunião do Conselho de Defesa do Meio Ambiente de Condeúba – CONDEMA, realizada no dia 04 de abril do corrente ano, a quentão foi levantada pelos conselheiros de que nossa Barragem está precisando de socorro, porque a coisa tá feia. A sugestão principal é encaminhar ofício à EMBASA pedindo o racionamento de água na cidade e maior controle na saída de água por carros-pipa. Já começaram as Romarias de penitência rumo ao Açude Champrão, pedindo a misericórdia divina por todos nós. Se Deus fará a parte dele, nós faremos a nossa. A água não nos faltará. Amém.