Provavelmente pela 1ª vez Condeúba ficou sem Ato Cívico no dia 7 de Setembro

Por Paulo Henrique

Em Condeúba Bandeiras hasteadas porém, sem Ato Cívico e nem desfile de 7 de Setembro de 2023

Não teremos a solenidade de Ato Cívico, mas hasteamos as Bandeiras em frente ao Paço Municipal, para celebrar o dia 7 de setembro e a independência do Brasil que aconteceu no ano de 1822, às margens do Rio Ipiranga, quando D. Pedro deu o Grito de Independência ou Morte, fazendo com que o Brasil tivesse a sua própria monarquia, deixando a dependência de Portugal, o país colonizador.
A coroação de D. Pedro, marcou o início de uma nova fase na história política do Brasil, inaugurando um governo próprio, com autonomia em suas decisões, trazendo soberania para o povo brasileiro.
Este ano, comemoramos os 201 anos de nossa independência e é neste contexto que também precisamos continuar lutando por mais liberdade, autonomia, soberania, sobretudo, em nossos municípios, a exemplo de Condeúba, uma cidade histórica no sertão da Bahia, que também vivenciou os dias da monarquia, da escravidão, das revoltas como a Coluna Prestes, os dias de enchentes devastadoras, epidemias diversas nos anos que se passaram e até mesmo colaborando com a guerra do Brasil contra o Paraguai . Enfim, nosso povo participou ativamente da história deste país continental e desejamos continuar participando, porém, com as dificuldades do tempo presente, fica difícil celebrar com o mesmo entusiasmo de sempre.
No último dia 30 de agosto, a Prefeitura Municipal fez parte de um amplo movimento de paralisação, reivindicando os repasses que estão caindo gradativamente e em valores assustadores.
Com tudo isso, o governo do município, depois de consultar os secretários municipais, em uma decisão colegiada com a Secretaria de Educação, decidiu suspender as comemorações e o Ato Cívico, com o intuito de continuar despertando a população para o momento difícil, sobretudo, chamar a atenção das autoridades federais com a intensificação das pautas municipalistas.
Neste momento, Condeúba não tem muitas razões para celebrar a liberdade.
Condeúba precisa buscar sua verdadeira independência, valorizar seu potencial de crescimento, abraçar suas próprias causas e lutar por seus interesses administrativos.
Seria bom que a comunidade entendesse a grandeza da municipalidade e seus principais desafios.
Viva Condeúba e viva o Brasil!!!

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail