COMO SE EXPLICA A POBREZA NO BRASIL?

Antônio Santana – professor, escritor e poeta.

A pobreza no Brasil pode ser encontrada por diversos fatores: um dos mais impactantes é a má distribuição de renda, que acaba gerando em grande proporção uma cruel desigualdade social. Outra situação que nos preocupa, é a ausência de políticas públicas direcionadas eficazmente à educação, à saúde, à arte, à cultura, entre outras questões de interesse social.

Vale ressaltar, que nos últimos anos o Brasil teve uma melhora substancial, porém pouco tem avançado nas referidas situações acima expostas de acordo com o que preconiza a Constituição Federal de 1988, que expressa os direitos e os deveres sociais de seu povo. Entretanto, sem as seguridade e o cumprimento dos direitos constitucionais de cidadãs e cidadãos, fica cada vez mais difícil se viver dignamente no Brasil.

É necessário que gestores públicos das três esferas governamentais do nosso país, façam um esforço para tirar do papel as Leis e colocá-las em prática e atender aos anseios constitucionais de uma nação. A pobreza, é ainda, fruto da desestruturação espacial de uma divisão territorial, intencional e desigual de uma herança herdada num processo de Descobrimento do Brasil, em 1500, pelos portugueses.

Vale lembrar que, a partir do êxodo rural em que famílias inteiras migraram do campo para as cidades em busca de sonhos, realizações, melhor condição de vida para os filhos, ( frustrações), e isso fez com que aumentasse as populações das grandes cidades que oferecem mais dificuldades do que oportunidades.

O resultado de tudo isso proporcionou o desemprego, a violência, a falta ou péssima moradia, invasão das drogas lícitas e ilícitas que atinge principalmente parte dos jovens como categoria vulnerável talvez pela ausência de um lar estruturado, ausência de uma educação que transformada a essa parcela da sociedade, dificuldade de acesso a serviços públicos essenciais à vida, bem como outros fatores determinantes para o aumento da pobreza no Brasil.

Diante do exposto, vejo uma possível solução a médio e longo prazo para se não resolver em definitivo o problema da pobreza, mas amenizar a dor, a falta de esperança e o desespero desse público-alvo em questão. Os governos federal, estadual e municipal deveriam ou ( poderiam) atrair investimentos nacionais e internacionais para industrializar o interior do país, gerando oportunidades de emprego e renda sem a necessidade de jovens e adultos deixarem suas próprias cidades e estados de origem.

Acredito que por meio de um ensino de qualidade, preparando bem o indivíduo para o mercado de trabalho e oportunidade de emprego sólido e com garantias trabalhistas, é que o Brasil de fato voltará a crescer e a se desenvolver.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail