OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Por Thiago Braga
Foi anunciada, a pouco, a esperada Olimpíada de Língua Portuguesa, sem dúvida, oportunidade para alunos e professores da rede pública colocarem suas ideias no papel. Este ano a frase é “escrevendo o futuro”. Inscrições abertas no período de 21/02 à 30/04 no site. Há informativo explicando passo a passo sobre o que “deve ou não ser feito” na elaboração dos trabalhos. Une capricho, gestão de tempo e objetividade.
Cada escola, por certo, prima pela excelência no ensino. Alunos e professores podem se preparar juntos para “tirar de letra” no dia do teste. Esta iniciativa, adotada pelo MEC, visa incentivar o gosto pela leitura sob três olhares: pensamento livre, responsabilidade e cidadania. Quer apresentar o chamado “rendimento escolar”, cuja impressão, boa ou ruim, deve apontar, em tempo real, a “educação de agora”. Mostra aquilo que é oferecido nos livros didáticos e, é claro, as experiências vividas em sala de aula.
A 6ª edição da olimpíada deseja traçar o perfil do estudante brasileiro. Com isso, a proposta fica ainda mais interessante, quando o assunto é produção de texto, desenvolvido de acordo a criatividade do (a) participante. Em linhas gerais, incentiva o uso da escrita e a partilha do estudo do idioma. Lembrando ser esta, a tônica da presente atividade: “ler por prazer”. Dito isso, é possível enxergarmos a realidade de perto: “a escola que temos e/ou queremos ter”.
Comentários