Dia: 22 de maio de 2024

Condeúba: Morreu Sr. Lauro Pedreira Lobo popular “Bilau” aos 78 anos de idade

 

Sr. Lauro Pedreira Lobo popular “Bilau”, faleceu aos 78 anos de idade

É com pesar e muita tristeza, que noticiamos o falecimento do Sr. Lauro Pedreira Lobo popular “Bilau” aos 78 anos de idade, ocorrido na tarde desta quarta-feira dia 22 de maio de 2024 às 12h30min. Segundo informações de familiares, Lauro vinha lutando bravamente contra um câncer, porém hoje não resistiu e foi a óbito. Lauro deixou viúva a Sra. Sebastiana das Dores Oliveira Lobo e 9 filhos: Lucivaldo, Luciano (em memoria), Isaías, Lucas, José Lauro (Brizola), Luciene, Lucilene, Lucineia e Luciovanio (em memoria) além de 21 netos e 3 bisnetos. O corpo está sendo velado no salão Memorial São Matheus, o sepultamento será nesta quinta-feira dia (23) a tarde às 14:00 horas no Cemitério Municipal Jesus Bom Pastor na sede. A família enlutada agradece a todos que comparecer a esse ato de fé e solidariedade Cristã.

Atendimento: FUNERÁRIA SÃO MATHEUS

Nós do Jornal Folha de Condeúba, neste momento de muita dor e luto, prestamos nossos mais sinceros sentimentos de solidariedade e amor à família do Sr. Lauro, na esperança de que Deus nosso Pai, dê todo o conforto e consolo necessário aos parentes e amigos. Que permaneçam as boas lembranças, carinho e afeto para com a memória dele, descanse em paz, nas graças de Deus Sr. Lauro.

Condeúba/Social: Está completando idade nova neste dia 22/5, o Radialista “Cassinho”

 

Cassinho executando a sua famosa caixa, no conjunto serviço trapaiado

Está completando idade nova hoje dia 22 de maio, Otaviano dos Santos Filho, o nosso muito querido “Cassinho”. Ele que é tão versátil, um grande profissional Técnico em Prótese, radialista, também nas horas de folga, bate um zabubinha como ninguém, muito alegre e extrovertido, Cassinho é uma figua do bem, muito querido por todos. Grande Cassinho!!!

Nós do Jornal Folha de Condeúba, parabenizamos ao aniversariante e desejamos ao amigo irmão “Cassinho” que o bom Deus ilumine sempre seus pensamentos e seus passos no dia a dia de sua vida, juntamente com todos seus demais amigos e principalmente com a sua grande família, que tanto lhe ama e quer bem. Abraço fraternal ao grande irmão de todas as horas “Cassinho”.

Dom Josafa Menezes se despede de Vitória da Conquista durante Missa de Envio para assumir Arquidiocese de Aracaju

Fiéis católicos de toda a região estiveram na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora das Vitórias, na noite dessa segunda-feira (20), para participar da Missa de Envio de Dom Josafá Menezes da Silva. Ele se despede oficialmente dos 20 municípios que compõem o território da Arquidiocese de Vitória da Conquista e seguirá para Aracaju, onde assumirá suas novas funções pastorais.

Terceiro arcebispo de Vitória da Conquista, Dom Josafá se notabilizou pela preservação do patrimônio eclesiástico, onde contribuiu com a construção de novas igrejas e paróquias em pouco mais de quatro anos à frente da arquidiocese local. O prelado colaborou ainda com diversas iniciativas relacionadas à preservação do patrimônio material e imaterial da cidade junto à Prefeitura e à Câmara de Vereadores, a exemplo da revitalização do Cruzeiro e do Cristo de Mário Cravo, entre outros feitos que lhe renderam o título de cidadão conquistense em 2021.

Entre as obras está a própria Catedral Metropolitana, local onde foi realizada a missa e a despedida, que foi entregue este ano após um completo trabalho de restauração, em sua maior parte feita sob sua administração. “Foi um longo trabalho de revitalização e embelezamento deste edifício, que foi ainda ornamentado por importantes obras de arte, como os vitrais e a cátedra, presentes para o povo de Vitória da Conquista”, declarou Dom Josafá.

Durante a homilia, Dom Josafá enfatizou o espírito de colaboração existente entre os representantes do poder público, o clero e o povo de Conquista, que sempre trabalharam em harmonia para o desenvolvimento da cidade. “Aqui eu cresci muito. As realizações foram possíveis graças a Deus e ao dedicado povo de Conquista. Agradeço a Deus por ter me dado a oportunidade de trabalhar aqui”, salientou o arcebispo.

Em nome das autoridades, a prefeita Sheila Lemos expressou gratidão pelo trabalho do bispo e o presenteou com uma bandeira de Vitória da Conquista. “Dom Josafá foi um pastor que não se limitou a atuar apenas dentro das paredes da igreja, mas esteve ativamente envolvido com a comunidade e sempre próximo do povo. Desejamos que ele seja muito feliz em sua nova missão em Aracaju, e que a cidade o receba de braços abertos para que ele possa fazer lá o mesmo trabalho realizado em Vitória da Conquista”, destacou Sheila.

Após a celebração, Dom Josafá procedeu a bênção e a entrega de sua última realização na arquidiocese de Vitória da Conquista: uma galeria situada na lateral da igreja, que abriga um memorial com registros dos primeiros padres que vieram à cidade. O local recebe o nome do primeiro arcebispo, Dom Geraldo Lyrio Rocha, falecido em 2023.

Novo arcebispo

Em março deste ano, o Papa Francisco nomeou Dom Josafá como Administrador Apostólico da arquidiocese de Vitória da Conquista até sua posse canônica como o 5º arcebispo de Aracaju. Após sua ida, uma administração diocesana composta por um conselho de padres estará à frente da Arquidiocese até que a nomeação do novo arcebispo de Vitória da Conquista seja feita pelo Papa Francisco.

Jerônimo Rodrigues espera que União Brasil caminhe com Lula em 2026

Jerônimo Rodrigues espera que União Brasil caminhe com Lula em 2026
O governador Jerônimo Rodrigues (PT)

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) comentou, nesta segunda-feira (20), uma declaração do ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil), que afirmou acreditar que o União Brasil deve marchar com o presidente Lula (PT) em 2026. Na Bahia, a sigla faz oposição ao PT.

“Eu espero que o Lula conduza essa unidade nacional, porque a gente precisa disso. Nós estamos reconstruindo o país. Então, a oposição, um deslize ali e outro aqui, no sentido de um deputado ou senador votar contra um projeto, nós vamos entender de forma pacífica”, declarou. “Agora eu ajudarei o presidente Lula, mesmo se houver algum tipo de sacrifício aqui na Bahia, porque a nossa política maior, às vezes, acaba ditando o que nós temos que fazer.

Eu compreendo isso muito bem. Espero que o Lula continue e fazendo isso. E quanto aqui na Bahia, a gente sabe onde é que a gente pisa, a gente sabe quem são os políticos que militam conosco, e aqueles que fazem oposição. O Lula saberá conduzir lá e nós, de cá, saberemos o que fazer, o que é que é limite da gente”, acrescentou.

Marcha dos Prefeitos: Lula é recebido no evento com aplausos, vaias e gritos de ‘fora’

Marcha dos Prefeitos: Lula é recebido no evento com aplausos, vaias e gritos de 'fora'

Na abertura oficial da 25ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu ao palco principal entre vaias e aplausos da plateia de mais de 10 mil pessoas. Muitos gritos de “Fora Lula” de um lado, e “Olê-olê-olá, Lula, Lula”, de outro, marcaram a chegada de Lula e diversos ministros.

Após a execução do Hino Nacional, o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, pediu a todos que respeitassem as autoridades presentes ao evento, que acontece nesta terça-feira (21) em Brasília. Grande parte aplaudiu o pedido de Ziulkoski para que não fossem proferidas vaias ou xingamentos.

“Esse não é o lugar nem o momento para guerras de direita contra esquerda. Aqui lutamos pela união de todos para ajudar a solucionar os diversos problemas que afligem os municípios brasileiros”, disse Ziulkoski.  Neste ano, mais de 11 mil pessoas participam da Marcha, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e autoridades municipais.

O presidente Lula participa do evento acompanhado do vice, Geraldo Alckmin, e de quase duas dezenas de ministros. Estão presentes na sessão de abertura da Marcha dos Prefeitos os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Diversos parlamentares e líderes partidários também participam do evento, como o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA).

Por unanimidade, TSE rejeita cassar o mandato do senador Sérgio Moro

Por unanimidade, TSE rejeita cassar o mandato do senador Sérgio Moro
O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) Foto: – Jefferson Rudy/Senado Federal

Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou, nesta terça-feira (21), recursos contra a decisão que absolveu o senador Sergio Moro (União Brasil-PR). De acordo com o G1, na prática o senador vai manter o mandato parlamentar.

Prevaleceu o voto do relator, ministro Floriano de Azevedo Marques. Votaram na linha do relator os ministros André Ramos Tavares, Cármen Lúcia, Nunes Marques, Isabel Gallotti, Raul Araújo e o presidente da Corte, Alexandre de Moraes.

Após a decisão, Moro publicou uma mensagem em uma rede social onde comemorou a decisão. Segundo ele, diante do resultado, os votos que recebeu foram respeitados. É possível recorrer no próprio TSE com os chamados embargos de declaração ou, se houver questão constitucional, ao Supremo Tribunal Federal (STF).