Dia: 20 de maio de 2024

Condeúba: Morreu o jovem Dr. Moaz Rocha Nascimento aos 34 anos de idade

O jovem Dr. Moaz Rocha Nascimento Cirurgião Odontológico, faleceu aos 34 anos de idade

É com pesar e muita tristeza, que noticiamos o falecimento prematuro do jovem Dr. Moaz Rocha Nascimento aos 34 anos de idade. Segundo informações de familiares, Dr. Moaz estava internado em Feira de Santana já alguns dias para tratamento de um nódulo no pulmão, chegou a ser entubado, porém, hoje não resistiu e foi a óbito. Dr. Moaz apesar da sua juventude, era um habilidoso Dentista, ele era solteiro e não deixou filhos, seus pais são Herculano Neto do Nascimento popular “Lano” e Maurisa Caíres Rocha Nascimento. O corpo está sendo transladado de Feira de Santana para Condeúba e será velado no salão Memorial São Matheus, a partir das 10h., desta terça-feira e o sepultamento será às 18h., deste dia 21/5, no Cemitério Municipal Barão José Egídio de Moura e Albuquerque. A família enlutada agradece a todos que comparecer a esse ato de fé e solidariedade Cristã.

Atendimento: FUNERÁRIA SÃO MATHEUS

Nós do Jornal Folha de Condeúba, neste momento de muita dor e luto, prestamos nossos mais sinceros sentimentos de solidariedade e amor à família do jovem Dr. Moaz, na esperança de que Deus nosso Pai, dê todo o conforto e consolo necessário aos parentes e amigos. Que permaneçam as boas lembranças, carinho e afeto para com a memória dele, descanse em paz, nas graças de Deus jovem Dr. Moaz.

Condeúba: Agroindústria de cana-de-açúcar traz oportunidade para jovens

Agroindústria de cana-de-açúcar traz oportunidade para jovens em Condeúba Foto: Geraldo Carvalho/CAR

No coração do Vale do Jacaré, em Condeúba, a requalificação da Agroindústria de Derivados Artesanais de Cana-de-açúcar está transformando a paisagem e abrindo novas oportunidades para jovens da comunidade de Inchu.

A partir da iniciativa do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a agroindústria passou de uma produção fragmentada para uma produção qualificada de derivados de cana-de-açúcar, a exemplo da rapadura, resgatando tradições com mais de 200 anos.

A modernização da agroindústria foi desde a recepção da cana-de-açúcar até o produto final. Essa mudança não apenas resgatou muitos produtores para a plantação de cana, mas também impulsionou a produção agroindustrial como um todo.

“A parceria com a CAR veio para fazer voltar a funcionar nossa agroindústria. Com essa reforma, tive a oportunidade de atuar na produção e administração da unidade e, agora, a agroindústria é o meu trabalho e a minha renda”, destacou o jovem Alessandro Vinícius Alves, presidente da Associação dos Pequenos Produtores de Rapadura e Derivados da Cana-de-Açúcar do Vale do Jacaré.

Além disso, a sustentabilidade é uma prioridade na comunidade. O bagaço da cana é utilizado para alimentação animal, adubação de lavouras e para o uso nas caldeiras, demonstrando o aproveitamento integral dos recursos. Todo o resíduo, incluindo a espuma do caldo, é transformado em alimentos para animais, contribuindo para a economia circular e o bem-estar da comunidade.

Agroindústria de cana-de-açúcar traz oportunidade para jovens em Condeúba
 Foto: Geraldo Carvalho/CAR

Maicon Alex é outro jovem envolvido no projeto e destaca as mudanças positivas. “Uma grande importância dessa requalificação foi a moagem da cana e caldeira, onde eu atuo hoje. Tivemos uma grande inovação, pois o pessoal trabalhava antes na fornalha e, hoje, trabalhamos na caldeira.

O objetivo da maioria dos jovens era sair daqui após concluir o Ensino Médio, mas agora temos essa ocupação. Foi importante para mim e para os demais jovens envolvidos nesse processo”. Além da rapadura, a comunidade produz açúcar mascavo e melado, totalizando cerca de 2.500 quilos de cana beneficiada mensalmente.

Esses produtos, comercializados sob a marca: Tradição do Engenho – Vale do Jacaré, chegam a diversos mercados regionais, incluindo a alimentação escolar de Condeúba, além de estabelecimentos em Vitória da Conquista e no Empório da Agricultura Familiar, em Salvador.

A agroindústria de Condeúba é apenas um exemplo do impacto positivo que a construção e requalificação de agroindústrias têm gerado em toda Bahia. Com 422 agroindústrias passando por esse processo, a inserção dos jovens nesse contexto não apenas revitaliza as atividades locais, mas também, oferece perspectivas de emprego e renda para uma geração ansiosa por oportunidades.

Brasil será sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

Brasil será sede da Copa do Mundo Feminina de 2027
 Foto: Thais Magalhaes/CBF

O Brasil foi escolhido pela Fifa como sede da Copa dMundo Feminina de Futebol de 2027. O anúncio foi feito na sexta-feira (17), no Congresso da federação em Bangkok, na Tailândia. Esta será a primeira vez na história que a competição feminina será disputada na América do Sul.

O Brasil já havia recebido duas copas masculinas, em 1950 e em 2014. “Vivemos hoje um dia histórico em Bangkok. Essa é uma vitória do futebol feminino mundial. Garanto a todos vocês que o Brasil fará a melhor Copa do Mundo Feminina da história”, disse o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues.

Bélgica, Alemanha e Holanda também haviam apresentado uma candidatura conjunta que concorria contra a proposta brasileira. Já os Estados Unidos e o México haviam desistido da disputa em abril. Na votação desta sexta-feira, o Brasil venceu por um placar de 119 votos a 78 para Bélgica, Alemanha e Holanda.

Caetité ficou em 3º lugar, Conquista foi o grande campeão, essa foi a maratona do atleta condeubense “Beto”

 

O atleta condeubense, Beto Maratona feliz da vida, levanta o troféu de primeiro colocado na corrida da WLF TRAIL em Vitória da Conquista

O atleta condeubense, Beto Maratona fez uma verdadeira maratona conquistando dois pódios em menos de 24 horas. Em Caetité dia 18/05 3º lugar, correndo na categoria de 40 a 49 anos. Em Vitória da Conquista dia 19/05, conquistou o 1º Lugar na categoria 40 a 49 anos.

Agradeço a todos que me apoiam: Meus patrocinadores, Bruna Móveis, postos de  combustíveis Condeúba, Ringo e Central, Central Net, Biofarma, Forte Farma, Central Móveis Filho de Condeúba, Micael de Odílio e apoio do Jornal Folha de Condeúba.

Fotos: Org. evento

Comunidade de Olho d’Água celebrou encerramento do Tríduo da Pascoa na Liturgia

 

Ao final da celebração, parte dos fiéis fizeram questão de tirar uma foto, junto ao lindo pedestal contendo os talentos, temas vistos durante o Tríduo da Pascoa na Liturgia

Na tarde deste domingo, 19 de maio de 2024, a comunidade de Olho d’Água celebrou com grande entusiasmo o encerramento do Tríduo da Pascoa na Liturgia. O evento, que durou três noites, foi uma oportunidade para os membros da comunidade se reunirem, discutirem temas relevantes e reforçarem os laços comunitários.

A primeira noite, liderada por José Vitorino, foi marcada por uma discussão profunda e enriquecedora. cujo tema foi: “Com o Espírito Santo somos chamados a perseverar na oração”, destacando como a fé pode servir como um pilar de apoio e união em tempos difíceis. Ele enfatizou a necessidade de manter a espiritualidade viva e ativa na rotina diária, incentivando a participação em atividades comunitárias e religiosas.

Na segunda noite, a responsabilidade ficou a cargo de Geisa Silveira, que conduziu uma dinâmica e envolvente discussão sobre “O Espírito Santo nos ajuda a viver como irmãos”. Geisa ressaltou  que com a pratica dos esportes podem servir como uma ferramenta de inclusão social, promovendo a união entre diferentes grupos e idades dentro da comunidade.

A terceira e última noite foi conduzida por Angelina, que encerrou o tríduo com uma discussão sobre o tema: “O Espírito Santo nos ajuda a assumir a missão”. Angelina enfatizou que devemos estar sempre atentos aos ensinamentos de nosso Senhor Jesus Cristo para que possamos enfrentar todas as dificuldades em nossa vida, e sempre orando de forma comunitária pelos nossos irmãos.

O encerramento do Tríduo da Pascoa na Liturgia, foi marcado por uma celebração coletiva, com músicas e orações. A comunidade de Olho d’Água demonstrou, mais uma vez, sua capacidade de se unir em prol de objetivos comuns, fortalecendo os laços entre seus membros e promovendo valores essenciais para o bem-estar coletivo.

Participaram dessa celebração, Angelina presidiu, primeira leitura foi feita por Nivaldo, o Salmo responsorial foi cantado por Fabinho, segunda leitura feita por Neusa de Dário, as preces foram feitas por Antônio Carlos, a animação ficou por conta de Dinalva e “Fia de Ti Tó”, as Ministras da Eucaristia foram as Senhoras Rosa de Gilberto e Adelina. 

O sucesso do Tríduo da Pascoa na Liturgia deste ano, foi um testemunho do comprometimento e da dedicação de todos os envolvidos, deixando uma mensagem positiva e inspiradora para todos os presentes.

Fotos: Oclides/JFC Continue lendo