Dia: 14 de novembro de 2023

O Apresentador Carlos Alberto de Nóbrega foi internado após quebrar costela em acidente doméstico

O apresentador Carlos Alberto de Nóbrega, de 87 anos

O apresentador Carlos Alberto de Nóbrega, de 87 anos, conhecido pelo programa “A Praça é Nossa” no SBT, sofreu um acidente doméstico em sua residência rural, necessitando de atendimento urgente no hospital nesta terça-feira (14). O humorista foi encaminhado ao Hospital Albert Einstein, em São Paulo, após sofrer uma queda grave. Segundo informações fornecidas pelo SBT ao portal F5, ele está passando por diversos exames na instituição, mas encontra-se em recuperação, já no quarto.

Carlos Alberto fraturou a costela e sofreu um impacto significativo na cabeça durante a queda, gerando apreensão entre seus familiares. Até o momento, não foi divulgada uma estimativa para sua alta hospitalar. A família aguarda os resultados dos exames e acompanha de perto a evolução do estado de saúde do apresentador, que, felizmente, está melhorando.

Reunião administrativa de trabalho do secretariado de Condeúba

Por Paulo Henrique/Chefe de Gabinete do prefeito Silvan

Nesta terça-feira, dia 14 de novembro, véspera do feriado de Proclamação da República, no Setor Administrativo, aconteceu uma reunião de governo, sob a condução do secretário de administração, Antônio Sousa, e na presença da primeira dama do município, juntamente com todos os secretários das pastas administrativas, para continuar trabalhando.
Logo de início, abrindo a pauta, o secretário de administração disse que a gestão tem apenas 10 meses para concluir, fechar as contas e iniciar uma transição coerente e responsável com as contas e programas de políticas públicas do município.
Para o final de 2023, muita coisa está sendo realizada pela força do diálogo e do entendimento comum, priorizando questões que realmente precisam ser resolvidas e acompanhadas.
Alguns pontos foram destacados: inauguração da pavimentação do Distrito de Mandaçaia, marcada para o dia 23 de dezembro; inauguração da praça S. Camilo, entrega da ambulância e anúncio da reforma do mercado no Distrito do Alegre; programação de final do ano e ornamentação na cidade; recuperação do antigo mercado da feira para ser um centro de cultura; fechamento de contas; contenção de gastos; e situações específicas de cada secretaria do governo.
Mesmo com a ausência do prefeito, Silvan, o município continua caminhando… Com responsabilidade, diálogo e união, conseguiremos atravessar o ano de 2023 e prosseguiremos no planejamento para o próximo ano, último da nossa gestão.

Fotos: Henrique/JFC

Prefeitura de Vitória da Conquista recomenda uso de máscaras em urgência e emergência hospitalar

Prefeitura de Vitória da Conquista recomenda uso de máscaras em urgência e emergência hospitalar

Nas últimas semanas, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem acompanhado o aumento das notificações de infecções respiratórias, entre elas, a Covid-19, em Vitória da Conquista, na região sudoeste da Bahia.

Com isso, nesta segunda-feira (13), a Prefeitura Municipal publicou o Decreto nº 22.291/2023, recomendando o uso de máscaras de proteção respiratória em ambientes de urgência e/ou emergência de hospitais do município.

Embora o cenário epidemiológico atual seja de menor intensidade, a SMS também instituiu o Comitê de Enfrentamento da Covid-19 para monitorar e implementar as medidas preventivas de controle necessárias para minimizar a disseminação da infecção no território.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde do município, Halanna Ferraz, a recomendação do uso da máscara em ambientes hospitalares já vem sendo solicitada mesmo antes do decreto, de forma preventiva.

“São lugares onde têm pessoas mais fragilizadas, com mais risco de estarem expostos ao vírus e também é um local em que muitas pessoas com sintomas estão procurando atendimento. Então, há um alto risco de propagação e estamos realmente pedindo e recomendando este uso para que a gente assim consiga evitar um pouco mais a piora desse cenário da Covid atualmente”, explicou a Halanna.

Na semana epidemiológica 45 (5 a 10 de outubro) foram registrados 282 casos notificados de Síndrome Gripal, sendo 29 casos confirmados de Covid-19. Neste momento, 10 pacientes de Vitória da Conquista com diagnóstico confirmado para Covid estão em internamento hospitalar para tratamento da infecção. O monitoramento diário também mostra que, neste momento, não há registro de casos graves no município.

“Já há início de internamentos, mas a gente reforça que não é motivo para pânico. É motivo para reforçar os cuidados. Se a gente manter aquele cuidado de utilização de máscara sempre que tiver qualquer sintoma gripal, independente se você estiver numa unidade hospitalar ou não”, reforçou a diretora. A capacidade de testagem semanal foi ampliada para atender todos os pacientes que estejam com suspeita de infecção pela Covid-19.

Condeúba, Cordeiros, Rio do Antônio e Brumado são inclusos em programa de cisternas

Brumado, Condeúba, Rio do Antônio e Cordeiros são inclusos em programa de cisternas

Os municípios de Condeúba, Cordeiros, Rio do Antônio e Brumado foram inclusas na retomada do Programa 1 Milhão de Cisternas (P1MC), executado em parceria pela Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) e pela Associação da Divina Providência.

Anselmo Cardoso, coordenador pedagógico do programa, informou que o projeto foi iniciado nesta quinta-feira (09). Em Brumado, já foram construídas mais de 4 mil cisternas na zona rural por meio da iniciativa. Os equipamentos fazem a captação de água de chuva para auxiliar a população no enfrentamento à seca.

Segundo Cardoso, a demanda atual da cidade é de mais 700 cisternas, porém a retomada do projeto prevê a construção de 130 neste final de ano. A partir do próximo ano, ele acredita que a demanda total será viabilizada por meio da parceria.

Em cada município contemplado, uma comissão composta por diversos representantes da sociedade civil aponta as comunidades que têm maior necessidade de instalação de cisternas, onde, posteriormente, é feito um levantamento das famílias que serão credenciadas para receber o benefício. Trata-se, segundo o coordenador, de uma metodologia de trabalho bastante democrática e eficiente.

Grupo de resgatados da Faixa de Gaza chega a Brasília

Brasileiros resgatados da Faixa de Gaza chegam a Brasília – (crédito: Fernanda Strickland/CB/D.A Press)

Os brasileiros e parentes repatriados da Faixa de Gaza já estão em Brasília. O avião VC-2 trazendo os 32 resgatados pousou às 23h24 na Base Aérea. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o grupo nesse retorno ao Brasil.

Os repatriados aguardavam há mais de um mês para deixar a região do conflito entre Israel e Hamas. “Agradecemos muito do fundo do coração a todos que ajudaram a gente a chegar aqui. Não estou acreditando ainda que estou aqui, que estou viva”, disse a jovem Shahed Al-Banna, de 18 anos.

O grupo ficará hospedado por, pelo menos, dois dias no Hotel de Trânsito de Oficiais, na Base Aérea. Eles receberão apoio psicológico, cuidados médicos e imunização.

Depois desse período, o grupo vai se dividir Brasil afora. Vinte e quatro pessoas irão para São Paulo, sendo que 12 ficarão na casa de parentes e outros 12 em um abrigo especializado em acolhimento de refugiados no interior do estado. Quatro ficarão em Brasília, dois seguirão para Florianópolis (SC), um irá para Cuiabá (MT) e outro para Novo Hamburgo (RS).

Ao chegarem ao Brasil, também será feita a regularização migratória, pela Polícia Federal, e a emissão de outros documentos que permitam o acesso a serviços públicos e ao emprego.

Das 32 pessoas, 22 são brasileiros, sete são palestinos naturalizados brasileiros e três são palestinos parentes próximos de brasileiros. No total, são 17 crianças, nove mulheres e seis homens.

Resgates

Este é o décimo voo de resgate da Operação Voltando em Paz, liderada pelo governo federal para repatriação de brasileiros em áreas de conflito no Oriente Médio.

Desde o início da guerra entre Israel e Hamas, o Brasil resgatou 1.477 pessoas e 53 animais domésticos. Os primeiros resgatados desembarcaram no Brasil em 11 de outubro. Do total, foram 1.462 brasileiros, 11 palestinos, três bolivianas e uma jordaniana. O grupo que chegou nesta segunda-feira, no entanto, é o primeiro que estava em Gaza, região onde se concentra a maior parte do conflito.

Os outros voos da Operação Voltando em Paz partiram de Tel Aviv, em Israel, de onde saiu a maioria dos resgates, e de Amã, na Jordânia, com brasileiros que estavam em Israel e no território palestino da Cisjordânia.

Os brasileiros que chegam hoje cruzaram a fronteira da Faixa de Gaza com o Egito, pelo Portal de Rafah, no último domingo (12), após serem contemplados na sétima lista de autorização da saída de estrangeiros de Gaza.

Eles chegaram ao Cairo no período da noite, onde foram recepcionados por equipes médicas e de psicólogos. Eles jantaram, dormiram e tomaram café da manhã nesta segunda-feira (13), antes de embarcarem para o Brasil. O voo fez duas paradas técnicas: uma em Las Palmas, na Espanha, e outra na Base Aérea do Recife, já em solo brasileiro.

Guerra

No dia 7 de outubro, o Hamas, grupo que controla a Faixa de Gaza, lançou um ataque surpresa de mísseis contra Israel e a incursão de combatentes armados por terra, matando civis e militares e fazendo centenas de reféns israelenses e estrangeiros. Em resposta, Israel bombardeou várias infraestruturas do Hamas em Gaza e impôs cerco total ao território, com o corte do abastecimento de água, combustível e energia elétrica.

Os ataques já deixaram milhares de mortos, feridos e desabrigados nos dois territórios, sendo a maior parte em Gaza.

*Agência Brasil

Durante encontro com o governador, presidente da OAB-Conquista reforça pedido de atendimento 24h da DEAM e implementação da 2ª Vara de Violência Doméstica

Usando o microfone a presidente da OAB subseção de Vitória da Conquista, Luciana Silva

Uma das atividades que fez parte da agenda do governador da Bahia Jerônimo Rodrigues, durante visita a Vitória da Conquista, foi o encontro com empresário da região. O evento ocorreu na noite da última sexta-feira (10) e contou com a participação de representantes de diversos órgãos.

A presidente da OAB subseção de Vitória da Conquista, Luciana Silva, também participou do evento, e aproveitou o momento para solicitar do governador funcionamento da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) durante 24 horas, feriados e no final de semana.

A demanda é uma solicitação antiga dos grupos de defesa da mulher na cidade, como a União de Mulheres, e foi abraçada pela OAB. Durante seu discurso, a presidente reforçou o pedido.

“A OAB já chegou a levar a delegada geral da Polícia Civil e neste momento eu reforço que a nossa DEAM- Delegacia da Mulher- funcionar durante 24 horas. Infelizmente, é um pedido que Vitória da Conquista precisa fazer”, explicou Silva.

Outra pauta que teve o pedido reforçado pela presidente da OAB foi a instalação da 2ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. A reivindicação já foi tema de Audiência Pública, realizada pela OAB com a participação de vários representantes. Em outubro do ano passado, o Tribunal de Justiça da Bahia aprovou a instalação  da 2ª Vara de Violência Doméstica de Vitória da Conquista. 

De acordo com Luciana Silva, a implantação do equipamento público é necessária devido ao grande número de processos que chegam a 1ª Vara. Segundo ela, Vitória da Conquista lidera com o maior número de processos em toda Bahia.

“Nós, enquanto OAB, lutamos junto ao Tribunal de Justiça da Bahia, uma luta que eu não gostaria de ter feito parte, porque foi pedir uma segunda Vara de Violência Doméstica aqui para Vitória da Conquista. A soma dos números de processos que entram na primeira e única vara é maior do que todas as Varas de Violência Doméstica da Bahia somadas. E, inclusive, as da capital também. Então, nós pegamos esse dado, levamos esse dado para o Tribunal de Justiça, reforçamos o pedido, na época feito pela juíza Dra. Juliana Nogueira, e o Tribunal deferiu a implantação da 2ª vara de Violência Doméstica”, explicou Silva.

Região: Salomão assume a Prefeitura de Ibicuí durante licença do prefeito Marcos Galvão

O prefeito de Ibicuí Marcos Galvão, passa o cargo para seu vice Salomão Brito

O prefeito de Ibicuí Marcos Galvão anunciou nesta segunda-feira (13), que irá se licenciar do cargo por 15 dias. No período, ele será substituído pelo vice Salomão Brito.

O anúncio foi feito através de uma nota divulgadas nas redes sociais. O gestor não deu maiores explicações acerca do motivo da licença, ele disse apenas que acredita que os avanços seguirão no município.

Salomão, atualmente, além de prefeito interino, é pré-candidato a prefeito do município, pretendendo concorrer ao cargo no pleito no próximo ano.

Confira a nota na íntegra: 

Me reuni com nossos secretários, coordenadores e vereadores da base para comunicar sobre minha licença, pelo período de até 15 dias, onde estendo, agora, o comunicado a toda a nossa população.

Na minha ausência, nosso vice, @salomaobritocerqueira, estará como prefeito interino. Estou convicto de que as ações de continuidade e melhoria de todo o nosso município, nas diversas áreas, seguirá avançando. 

Ainda que ausente, seguirei com os pensamentos no dia a dia da gestão do nosso governo.

Condeúba: Publicado a Lei Paulo Gustavo no Diário Oficial do Município

Publicado no Diário Oficial do Município, o Edital nº 001 – Produção Audiovisual, Filarmônica Santa Cecília (Edital de chamada pública), que se refere à Lei Paulo Gustavo, a qual acessora e delibera os fazedores de Cultura de Condeúba, a se inscreverem seus projetos e concorrer com os mesmos aos valores designados de acordo com o segmento cultural.

Para maiores informações clique aqui e veja o Edital.

Guanambi: Nal recebe bênçãos, abre agenda oficial e mantém foto de Nilo em gabinete

Guanambi: Nal recebe bênçãos, abre agenda oficial e mantém foto de Nilo em gabinete
O novo prefeito de Guanambi, Arnaldo Pereira de Azevedo (Sem Partido), o Nal, recebeu em seu gabinete, na manhã desta segunda-feira (13), os padres Leandro Martins da Paróquia de São Francisco, João Sá Teles da Paróquia de Santo Antônio e Edson Rocha da Paróquia de Santa Rita e ainda o padre Patrick O’ Neil.

Empossado na última sexta-feira (10) como prefeito do município de Guanambi, na região do Sertão Produtivo, Arnaldo Pereira de Azevedo (Sem Partido), o Nal, recebeu em seu gabinete, na manhã desta segunda-feira (13), os padres Leandro Martins da Paróquia de São Francisco, João Sá Teles da Paróquia de Santo Antônio e Edson Rocha da Paróquia de Santa Rita e ainda o padre Patrick O’ Neil.

Nal Azevedo convidou em seu gabinete os sacerdotes para abrir sua agenda oficial à frente da cidade beija-flor. “Tudo que vamos fazer devemos começar com o ‘pé direito’, e pra mim o pé direito é invocar o nome e a proteção de Deus. Por isso convidei aqui os nossos padres para pedir as suas orações e a proteção Divina”, disse o alcaide guanambiense.

Um fato que chamou a atenção, foi que Nal manteve no gabinete a foto oficial de Nilo Coelho (União Brasil), que renunciou ao cargo na última semana. Durante a posse, Pereira revelou que o mandato de Coelho não encerrou. “O mandato dele não se encerrou. Nilo vai continuar sendo o nosso prefeito de honra, até o dia 31 de dezembro de 2024. Vamos inaugurar muitas obras juntos, com a fé em Deus”.