Dia: 30 de setembro de 2023

Condeúba/Faz. Enchu: É com pesar e muita tristeza, que noticiamos o falecimento do Sr. Valdevino Soares de Castro aos 60 anos de idade

 

Sr. Valdevino Soares de Castro, faleceu aos 60 anos de idade

É com pesar e muita tristeza, que noticiamos o falecimento do Sr. Valdevino Soares de Castro aos 60 anos de idade, ocorrido na madrugada deste sábado dia 30 de setembro de 2023 às 04:00 horas. Segundo informações de familiares, a causa da morte foi Acidente Vascular Cerebral (AVC). Valdevino deixou viúva a Sra. Zenita Francisca de Sousa Castro 5 filhos: Edivaldo, Ivone, Deyse, Sandy e Tauane além de 3 netos: Kauã, Eloísa e Gabriel. O corpo está sendo velado na Fazenda Jacaré, o enterro será neste sábado dia 30 às 17:30h., no Cemitério Municipal de Lori. “O luto é o preço que se paga por amar alguém”. A família agradece a todos que comparecer a esse ato de fé e solidariedade Cristã.

Atendimento: FUNERÁRIA SÃO MATHEUS

Nós do Jornal Folha de Condeúba, neste momento de muita dor e luto, prestamos nossos mais sinceros sentimentos de solidariedade e amor à família do Sr. Valdevino, na esperança de que Deus nosso Pai, dê todo o conforto e consolo necessário aos parentes e amigos. Que permaneçam as boas lembranças, carinho e afeto para com a memória dele, descanse em paz, nas graças de Deus Sr. Valdevino.

Vereador por nove mandatos, Lino Teixeira falece aos 95 anos em Guanambi

Faleceu por volta das 9h da desta sexta-feira (29), uma das figuras de maior importância para a vida política de Guanambi, na região sudoeste da Bahia.

Vereador por nove mandatos, Lino Teixeira faleceu aos 95 anos, em sua residência, ao lado de sua família. Segundo familiares, o corpo está sendo velado na Rua Heitor Dias, no Bairro Bela Vista, onde residia.

Por mais de 25 anos exerceu mandato, sem receber salário. Lino Teixeira nomina também o auditório da Câmara de Vereadores de Guanambi.

Natural do Distrito de Ceraíma, nasceu em 2 de fevereiro de 1928, e era filho de Domingos Antônio Teixeira, o hsitoriador Teixerinha.

Político bastante experiente, o vereador Lino Teixeira iniciou sua carreira como Vereador eleito pelo antigo PSD, para o mandato de 1951 a 1954, com 234 votos.

Reelegeu-se para o período de 1955 a 1958, sob a mesma legenda, com 475 votos. Para o período seguinte, de 1959 a 1962, já conseguiu a vitória nas urnas pelo PL.

Exerceu ainda o mandato de 1963 a 1966, para o qual foi eleito pela UDN, com 480 votos; o mandato de 1967 a 1970, pela ARENA, com 630 votos; o período de 1971 a 1972, também pela ARENA, com 448 votos; e período fr 1973 a 1976, com 602 votos e o de 1977 a 1982, com 624 votos, ambos ainda pela ARENA.

A 15 de Novembro de 1982, já então filiado ao PDS, conseguiu outra vez uma vaga na Câmara Municipal de Guanambi, dessa vez com a expressiva contagem de 1004 votos, classificando-se como o quinto candidato mais votado do Município.

No Legislativo, exerceu as funções de 1º Secretário por diversas vezes, foi Vice-Presidente da Mesa Diretora e Presidente da Comissão de Justiça e Redação da Câmara.

Conquista: Feira da Mandioca acontece nesse sábado (30)

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) abriu, na última segunda-feira (25), as inscrições para a 1ª Feira da Mandioca do Sudoeste da Bahia, que acontecerá neste sábado (30) na Fecularia Conquista, localizada no povoado de Corta Lote, distrito de Inhobim.

Tendo Vitória da Conquista entre as seis maiores produtoras de mandioca da Bahia, a SMDR elaborou uma programação voltada a todos os envolvidos na cadeia produtiva da mandioca, desde pequenos agricultores e os produtores de seus derivados, ao público acadêmico que poderá participar de exposições, palestras, dia de campo, música e culinária, tudo com o objetivo de evidenciar novas tecnologias para o cultivo e beneficiamento da cultura na cidade.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Breno Farias, a proposta da feira está relacionada ao incentivo da produção da mandioca, que esteve em baixa na cidade nos últimos anos. “A partir da retomada das atividades da Fecularia Conquista e com a melhora dos preços, manifestamos a ideia de fazer esse evento. A intenção é auxiliar os produtores para que nos próximos anos a gente consiga evoluir essa produtividade.

O evento contará com a participação e parceria da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), da Empresa Brasileira de Produção Agropecuária (Embrapa), do Sebrae, da Cooperativa de Produtores de Mandioca do Sudoeste (Coopasub), do Universo dos Biscoitos e da Fecularia Conquista. Os inscritos que fizerem o credenciamento, receberão o certificado de participação.

Confira a programação:

Manhã:

8h – Abertura: Apresentação cultural e formação de mesa de honra.

9h – Café da manhã.

10h – Palestra com o tema “Mandiocultura no planalto da Conquista: Situação Atual e Perspectivas” (Prof. Dr. Anselmo Viana – UESB).

11h – Palestra com o tema “Comércio e desafios para a Cultura da Mandioca” (Lucas Oliveira – Fecularia Conquista, Luan dos Santos – Fecularia Conquista, Dr. Mario Takahashi – IAPAR – EMATER).

12h – Almoço

Tarde

14h – Estações:

•Estação 01: Preparo de solo e plantio – Rodrigo Lima – Fecularia Conquista
•Estação 02: Manejo e tratos culturais – Luan dos Santos – Fecularia Conquista
•Estação 03: Visita a fecularia – João Roque – Fecularia Conquista
•Estação 04: Visita ao campo do RENIVA – Dr. Hermínio Rocha e Dr. Helton Fleck – EMBRAPA.
•Estação 05: Colheita – César Rodrigo – Fecularia Conquista

17h – Coffee Break

18h – Encerramento

Para participar, as inscrições podem ser feitas de forma gratuita, até o sábado (30), através do link:

https://www.sympla.com.br/evento/1-feira-da-mandioca-do-sudoeste-da-bahia/2171192

Governo Lula anuncia concurso nacional unificado com 6.590 vagas; confira!

O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta sexta-feira (29) a criação de novo concurso nacional unificado com 6.590 vagas para o serviço público federal, com a adesão de 20 órgãos e entidades ao “Enem dos concursos”.

O novo modelo de seleção de servidores públicos federais foi anunciado pela ministra Esther Dweck (Gestão e Inovação). A previsão é que a prova seja aplicada de forma simultânea em 180 cidades de todos os Estados e no Distrito Federal. O edital será divulgado no dia 20 de dezembro. O exame seguirá um modelo inspirado no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e será levado a localidades remotas do país.

O concurso unificado foi instituído na manhã desta sexta com a publicação de um decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Diário Oficial da União.

De acordo com o documento, são objetivos da seleção pública nacional unificada promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos e padronizar procedimentos na aplicação das provas.

O texto também fala em “aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos, de modo a priorizar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao setor público e em zelar pelo princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos em todas as fases e etapas do certame.”

Os custos de realização do concurso unificado serão rateados entre os órgãos e as entidades da administração pública federal participantes. A adesão é voluntária, e os critérios para o rateio serão estabelecidos posteriormente, em ato de Dweck.

“O termo de adesão estabelecerá o plano de trabalho a ser seguido pelas partes; e as obrigações comuns e específicas”, diz o Ministério da Gestão, em nota.

CALENDÁRIO
Edital do concurso publicado: 20 de dezembro de 2023
Concurso realizado: até março de 2024
Resultado final da etapa unificada: até maio de 2024
Cursos de formação quando cabível: até julho de 2024
Posse dos novos servidores: até agosto de 2024.

Taxa de desemprego cai para 7,8% em agosto, revela IBGE

Taxa de desemprego cai para 7,8% em agosto, revela IBGE
 Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

A taxa de desocupação (desemprego) ficou em 7,8% no trimestre encerrado em agosto deste ano. Esse é o menor patamar do índice desde fevereiro de 2015 (7,5%).

A taxa mostra a proporção de pessoas que buscaram emprego e não conseguiram no período em relação à força de trabalho, que é a soma de empregados e desempregados.

A taxa recuou em relação tanto ao trimestre anterior – encerrado em maio deste ano (8,3%) – quanto ao trimestre finalizado em agosto de 2022 (8,9%).

Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) foram divulgados nesta sexta-feira (29), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A população desocupada chegou a 8,4 milhões, apresentando recuos de 5,9% (menos 528 mil pessoas) em relação ao trimestre anterior e de 13,2% (menos 1,3 milhão de pessoas) em relação ao ano anterior. Para o IBGE, esse é o menor contingente desde junho de 2015 (8,5 milhões).

Já a população ocupada (99,7 milhões) cresceu 1,3% no trimestre (mais 1,3 milhão de pessoas) e 0,6% (mais 641 mil pessoas) no ano.

O nível da ocupação, isto é, o percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar, ficou em 57%, acima do trimestre anterior (56,4%) e estável em relação ao ano passado.

O rendimento real habitual foi calculado em R$ 2.947, apresentando estabilidade no trimestre e crescimento de 4,6% no ano.

A massa de rendimento real habitual (R$ 288,9 bilhões) foi recorde da série histórica, crescendo 2,4% frente ao trimestre anterior e 5,5% na comparação anual.  

Livramento de Nossa Senhora despenca da 20ª para a 65ª posição no ranking estadual do Ideb

Livramento de Nossa Senhora despenca da 20ª para a 65ª posição no ranking estadual do Ideb

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Educação, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da cidade de Livramento de Nossa Senhora, na região sudoeste da Bahia, caiu progressivamente entre os anos de 2017 e 2021.

Em 2017, a cidade obteve nota de 5.8 na avaliação das séries iniciais do ensino fundamental na rede municipal de ensino. A nota colocou o município na 20ª posição do ranking estadual.

Já em 2019, a pontuação de Livramento caiu para 5.5, o que fez a cidade despencar para a 45ª posição na colocação do estado.

último, em 2021, a nota do Ideb diminuiu novamente, desta vez para 5.3. A análise de dados da rede municipal deste ano fez Livramento cair para a 65ª posição na lista da Bahia.