Dia: 17 de setembro de 2023

São Paulo vence Flamengo no Maracanã e abre vantagem na final da Copa do Brasil

São Paulo vence Flamengo no Maracanã e abre vantagem na final da Copa do Brasil
Jonathan Calleri – Foto: André Durão/Globoesprote.com

O São Paulo deu um importante passo rumo ao título inédito da Copa do Brasil. Neste domingo (17), no Maracanã, o tricolor paulista abriu vantagem no jogo de ida da decisão ao vencer o Flamengo por 1 a 0, com gol marcado por Jonathan Calleri.

Pelo nível de atuação, fica a impressão de que o placar poderia ser até mais largo para a equipe do Morumbi. A partida também marcou mais uma péssima atuação do rubro-negro carioca, com direito a protestos contra o time, uma possível lesão de Gabigol, xingamentos com direção à diretoria e a muita irritação do técnico Jorge Sampaoli.

Com a vitória por 1 a 0 nesta partida de ida da final, o São Paulo pode até empatar na volta, no próximo domingo (24(, no Morumbi, que conquistará o seu primeiro título de Copa do Brasil na História.

Já o Flamengo precisa vencer por dois gols de diferença para faturar o pentacampeonato da competição, ou devolver a diferença de um gol para levar para os pênaltis. As informações são do Globoesporte.com

Condeúba/Olho d’Água: Produção de rapadura feito por pequeno agricultor da “Agricultura Familiar”

 

A parelha de bois “Diamante e Brlhante” puxando o engenho sempre em círculo

Neste sábado dia 16 de setembro de 2023, o pequeno produtor da Agricultura Familiar Miguel Cordeiro Neto, com sua esposa Ana Maria da Silva, botaram seu engenho para rodar, isso significa produção de rapadura avista.

A moagem da cana oferece vários produtos para humano e também para os animais, conforme segue: O engenho é puxado por uma parelha de bois mansos, que por sua vez, é tocado por uma pessoa e um outro vai alimentando o engenho com as canas, que em seguida tira o calda que vai para uma vasilha e tritura o bagaço que já cai num outro recepiente, o qual será distribuido como ração para o gado.

Aos visitantes Laercio, Ian e Manoel foi servido garapa com alguma merenda

A garapa é servida pura ou com limão, natural ou gelada e tem também a garapa azêda que fica uns 15 dias numa vazilha em processo de fermentação até azedar, depois serve normalmente sem gelo, a qual tem um excelente sabor.

A garapa depois que sai do engenho e vai para a produção de rapadura, ela é coada, depois recebe um pouco de água batida com casca de mutamba (uma árvore silvestre), o uso desse produto é para que a rapadura não fique arenosa.

Veja vídeo abaixo levantando a garapa para não derramar

Em seguida, despeja-se a garapa num tacho de cobre em cima de uma fornalha tocada a fogo de lenha, na medida que a garapa vai esquentando e chegando a fervura, logo ela produz uma escuma, aí entra o batedor de tacho com uma escumadeira de cabo longo, que vai levantando a garapa fervendo para controlar e não deixar derramar.

Por outro lado, a escuma gerada vai sendo retirada e colocada numa vasilha a parte, para servir na engorda de porcos ou também serve para adubo natural.

Depois que o tacho com a garapa não subir mais, é sinal que a garapa já está se transformando em mel, aí é retirado mais produtos, o melaço ou também a pucha, ajuda a manter o sistema digestivo saudável.

Benefícios do melaço de cana para a saúde além de saboroso, o melaço é rico em ferro, cálcio, magnésio e cobre. Portanto, ajuda a prevenir a anemia e contribui para a saúde dos ossos, da pele e do cabelo.

A rapadura é negociada por carga ou seja, uma carga de rapadura eqivale 50 unidades e um custal significa meia carga ou 25 rapaduras. Um tacho de garapa produz em media de 13 a 14 rapaduras. Uma carga de rapadura em media está custando quinhentos reais, saíndo a dez reais a unidade. Uma rapadura pesa até 1,5kg.

Veja no vídeo abaixo a enformação da rapadura

O processo da garapa no tacho até despejar na forma em estado gasoso, demora em media 2 horas e meia e, depois de enformada a rapadura, após 40 minutos pode abrir e retirar da forma que está pronta para uso ou transportar.

Fotos: Oclides/JFC

Caculé: Motorista embriagado atropela homem e colide em veículo na cidade

Um motorista embriagado foi preso na tarde desta sexta-feira (15), na Praça Deoclides Cardoso, na cidade de Caculé, na região sudoeste da Bahia.

A informação foi confirmada pela 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). Uma guarnição foi acionada por uma moradora que denunciou o condutor após ter atropelado um transeunte e provocado uma colisão.

Ao chegar no local, a vítima do atropelamento já havia sido socorrida e encaminhada para o Hospital Municipal de Caculé. Com ferimentos leves, a vítima passa bem.

A Polícia Militar levou o condutor para a unidade de saúde e comprovou o seu estado de embriaguez. O veículo Strada, bem como o motorista foram apresentados na Delegacia Territorial de Caculé para adoção de medidas cabíveis.

Professores da rede municipal participam de III Congresso do Simmp. “Foi fantástico”, comemora presidente do sindicato

O Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista (Simmp), realizou nos dias 14 e 15 de setembro (quinta e sexta) o III Congresso do Simmp, com o tema: “15 Anos da Lei do Piso Nacional do Magistério: desafios para sua efetivação e dos planos de carreira”. O evento aconteceu no auditório da Universidade Federal da Bahia (UFBA), campus Anísio Teixeira.

Durante os dois dias, o evento contou com a participação de muitos professores da rede municipal de ensino em busca de aprender e compartilhar conhecimentos. Em entrevista nesta sexta-feira (15), a presidente do Simmp, Elenilda Ramos, classificou o evento como fantástico.

“Fantástico! A gente tem conseguido integrar a base e a diretoria de uma forma harmônica, com objetivos em comum, não estar tendo divergências, pelo contrário, está sendo um debate coletivo saudável, bem amplo e qualificado no qual vai estar nos dando suporte para a luta sindical”, disse Ramos

Na manhã da quinta-feira (14), o evento contou com a palestra Implicações da Reforma da Previdência na aposentadoria do professor, que foi ministrada pelo professor Dr. Ivan Katzman, que também é Auditor Fical da Receita Federal do Brasil. Logo depois, foi a vez da palestra 15 anos da Lei Nacional do Magistério: desafios para a sua efetivação e cumprimento dos planos de carreira, ministrada pelo professor Cleiton Gomes da Silva, que é secretário de Assuntos Municipais do CNTE.

“Tivemos dois palestrantes muito bons pela manhã, que foi Dr. Ivan Katzman, que é especialista em previdência, trouxe muitos esclarecimentos, inclusive sobre a questão dos aposentados, da previdência, dos desligamentos. Tivemos também o professor Cleiton da CNTE que veio falar sobre a luta sindical, sobre a importância dos sindicatos nessa luta pela manutenção dos nossos direitos”, explicou Ramos.

Já no turno da tarde, foi a vez do painel Reflexões sobre a luta sindical na defesa dos direitos do trabalhador da educação, que contou com a participação da professora Dra. Amanda Monteiro (UFRJ) e da professora Dra. Iracema Oliveira Lima, presidente da Adusb (sindicado dos professores da Uesb.

“A professora Amanda que trouxe também as questões sindicatos, das lutas das plataformas, do ensino e do ser professor. Então assim, isso traz uma riqueza. A professora Iracema, da Adusb, trouxe um histórico, deste a fundação do sindicato até os dias atuais. E foi assim perfeito”, contou Ramos.

Nesta sexta-feira (15), último dia do evento, foram Grupos de Trabalho (GTs), discussão sobre a Minuta do Estatuto para reformulação de artigos e Assembleia Geral para a aprovação da reformulação do Estatuto. Segundo a presidente do Simmp, o resultado é considerado positivo e destacou a participação em massa dos professores municipais.

“O professor está politizado, o professor está na luta e não admite rédeas, cabresto. E a gente está na luta, a gente escolheu lutar. E a gente acredita na democracia, a gente acredita que a gente tem o nosso direito de se reunir em assembleia, tem o direito de greve respeitada em constituição. Então, o professor não se deixa mais levar por ameaças, por assédios. A gente tem o nosso direito respeitado, a gente sabe disso e a gente enfrenta. E esse enfrentamento da base para com o governo está sendo extraordinário para a gente. Eu estou muito feliz”, contou Ramos.

Agora, os próximos passos do sindicato, segundo Elenilda Ramos, é a mudança do Estatuto que está desatualizado. “A gente está ouvindo a base, vendo o que precisa ser alterado porque no nosso Estatuto existem algumas coisas que estão desatualizadas. Existem mais de 10 anos que foi atualizada e a gente está fazendo essa atualização. Então estamos fazendo isso junto coma nossa base, com muita democracia, com a colaboração, com participação e isso é muito bom. Os próximos passos será colocar em vigência esse novo Estatuto, organizar a casa e continuar na luta”, finalizou Ramos.

OAB de Vitória da Conquista convida a comunidade para lançamento da obra “Rui: Barbosa: O Plantador de Carvalho”

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Vitória da Conquista, faz um convite à comunidade jurídica da região, aos estudantes de Direito e ao público em geral para se juntarem à celebração do lançamento do livro intitulado “Rui Barbosa: O Plantador de Carvalho”.

A autoria deste trabalho pertence a Orlando da Silva Leite, um jurista que legou um impacto significativo à cidade de Vitória da Conquista. Este evento representa uma ocasião importante para homenagear essa notável contribuição. Os organizadores são Marli Quadros Leite e Orlando da Silva Leite Júnior.

O livro retrata a trajetória de Rui Barbosa através da ótica de um acadêmico de Direito, rendendo tributo ao seu centenário. O evento de lançamento do livro será no dia 29 de Setembro, uma sexta-feira, às 19h, no auditório da OAB Conquista, situado na R. Rotary Club, 103 – Centro.

É importante destacar que a participação será gratuita e o evento acontecerá presencialmente. Portanto, a OAB aguarda com expectativa a presença de todos aqueles interessados em enriquecer este momento especial.

Riacho de Santana: Acusado de estupro de vulnerável foi preso

Acusado de estupro de vulnerável é preso em Riacho de Santana

Um homem acusado de estupro de vulnerável foi preso nesta sexta-feira (15), em Riacho de Santana, na região sudoeste da Bahia.

Ralvi Barbosa Santos foi preso por policiais da 24ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) por meio de um mandado de prisão preventiva decorrente de decisão condenatória, expedido pela Vara Criminal da Comarca de Riacho de Santana.

O homem é acusado de ter estuprado no município uma criança de 11 anos, no ano de 2016. Ralvi foi levado para a Delegacia Territorial de Riacho de Santana, onde permanece custodiado à disposição da Justiça.

Dupla foi presa após atropelar mulher e não prestar socorro em Carinhanha

Dupla é presa após atropelar mulher e não prestar socorro em Carinhanha

Uma dupla foi presa nesta sexta-feira (15) após atropelar uma mulher e não prestar socorro no município de Carinhanha, na região sudoeste da Bahia. Segundo informou o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o fato foi registrado às 11h, na avenida Santos Dumont, no centro da cidade.

De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) a vítima foi encaminhada para o Hospital Municipal de Carinhanha em estado grave. Os autores do atropelamento fugiram do local do acidente, sem prestar o devido socorro à vítima.

Através das informações e características obtidas sobre os envolvidos, uma guarnição de policiais militares do 17º BPM identificou e abordou os dois homens, que estavam em motocicleta CG Titan. Ambos foram conduzidos e apresentados na Delegacia Territorial de Carinhanha, juntamente com a motocicleta, para adoção das medidas legais.