Entre os dias 11 e 15 de setembro será realizada a I Fase do Projeto OAB vai à escola, que está na II edição. O projeto será aplicado em 15 escolas da Rede Pública, zona urbana e rural, de Vitória da Conquista, Anagé, Planalto, Poções, Belo Campo, Tremedal e Condeúba. Posteriormente, serão realizadas as fases II e II até o dia 29 de setembro.
O projeto é considerado o mais abrangente e completo do país sobre a temática do Júri nas escolas do Ensino Médio, o Tribunal do Júri vai à Escola, e é desenvolvido em três fases. Na primeira fase, que iniciou nesta segunda-feira (11), será realizado um ciclo de palestras com Advocacia, Magistratura, Ministério Público, Policiais Militares e Civis, Servidores da Justiça e pessoas que prestaram serviços como jurado.
As atividades desenvolvidas envolvem dezenas de profissionais. Para esta edição, já está confirmado a participação de 20 Advogadas e Advogados, 11 Juízes, 4 Promotores de Justiça, 5 Delegados de Polícia, 8 Policiais Militares, 6 Servidores da Justiça, 6 Jurados, além de 30 profissionais da educação como coordenadores pedagógicos, diretores e dirigentes do NTE-20, além de 10 equipes de apoio formadas por 10 pessoas cada. O objetivo é atingir público de 7 mil alunos estimados da Rede Pública do Ensino Médio.
A I fase da segunda II edição, começou nesta segunda-feira (11). O projeto é promovido pela Comissão de Sistema Penal e Segurança Pública com apoio do Projeto OAB vai à Escola e Comissão de Integração Regional. O principal objetivo, é levar para alunas e alunos das escolas de Vitória da Conquista e região, discussões com temáticas voltadas ao papel de distribuição democrática de justiça e exercício da cidadania aos jovens, além de ensinamentos do Júri Popular Brasileiro, visando distribuir conteúdo reflexivo, através da atividade lúdica do Júri e aumentando o senso crítico dos jovens e impulsionando o desejo vocacional através da aproximação de instituições a comunidade escolar. E assim, formar cidadãos conscientes, reflexivos e protagonistas na sociedade.
O Júri Simulado é pioneiro no Brasil, pois desenvolve três fases completas com abrangência a milhares de alunos simultaneamente. Com destaque especial às palestras de todos profissionais envolvidos no Júri popular, além de mentoria e capacitação aos personagens que participarão do Júri simulado. Com obediência a estrutura legal, o projeto acontece no mesmo local onde se realiza o Júri real, sendo que o Magistrado togado preside o Júri.
O projeto é promovido pela Comissão de Sistema Penal e Segurança Pública com apoio do Projeto OAB vai à Escola e Comissão de Integração Regional.
Comentários