É com tristeza e grande pesar, que noticiamos o falecimento da Sra. Maria Soares Nunes, ela era viúva e deixou seis filhos e muitos netos e bisnetos. O corpo está sendo velado eu sua residência à Rua Cruzeiro do Sul, 38 Bairro Roberta Figueiredo em Cordeiros, o sepulto será hoje a tarde segunda-feira dia 11, às 17:00 horas, no Cemitério Campo Grande em Cordeiros. A família agradece a todos que comparecer a esse ato de fé e solidariedade Cristã.
Nós do Jornal Folha de Condeúba, neste momento de muita dor e luto, prestamos nossos mais sinceros sentimentos de solidariedade e amor à família da Sra. Maria, na esperança de que Deus nosso Pai, dê todo o conforto e consolo necessário aos parentes e amigos. Que permaneçam as boas lembranças, carinho e afeto para com a memória dela, descanse em paz, nas graças de Deus Sra. Maria.
Está completando idade nova nesta segunda-feira dia 11 de setembro, a condeubense Liandra, comemorando esta data juntamente com seu esposo Thierry e seu filhinho querido Theodoro, e demais parentes da grande família Duarte, eles que estão morando na cidade vizinha de Mortugaba.
Nós do Jornal Folha de Condeúba, deixamos nosso abraço fraternal e parabenizamos a Liandra, pela passagem de seu aniversário, felicidades a você e que o bom Deus lhe dê muitos anos de vida, muitas vitórias com bastante saúde juntamente com sua maravilhosa família. Sucesso sempre Liandra!!!
Foi realizado neste domingo dia 10 de setembro de 2023, mais uma Reunião Ordinária (Eleitoral) da Associação dos Trabalhadores Rurais das Fazendas Canabrava e Olho d’Água – Atracana.
Inicialmente o presidente Juari convidou todos os sócios para dar as mãos, formando um circulo na sede da associação e professaram a oração do Pai Nosso com uma Ave Maria.
Pela ordem, o ainda presidente Juari, solicitou que o secretário Oclides fizesse a leitura da ata da reunião anterior, a qual foi feita e em seguida submetida a apreciação dos sócios, os quais a aprovaram por unanimidade e sem ressalva.
Na sequencia, Juari fez a leitura da primeira ata de fundação da associação e de mais alguns dados histórico da entidade, agradeceu a todos pela parceria e prestou uma singela homenagem aos sócios fundadores presentes Erotides, Argemiro, Elpídio e também a outros que já faleceram.
Juari comunicou a todos que havia dialogado no decorrer da semana com a sócia Roseli e propôs a ela que aceitasse o convite para ser a candidata a presidente e finalmente Roseli aceitou, a qual foi bastante aplaudida pelos sócios presentes, numa demonstração de total apoio do colegiado. Juntamente com Roseli se candidataram Juari como vice-presidente, Rosalina tesoureira e Oclides secretário.
Dando prosseguimento aos trabalhos, Juari solicitou a assembleia que elegesse 3 pessoas dos sócios presentes e que não fossem candidatos, para os mesmos assumirem o processo da eleição. Assim foram eleitas Nena, Zildi e Alessandra, as quais começaram a agilizar o processo eleitoral e Nena como presidenta da Comissão Eleitoral consultou a assembleia e não havendo ninguém mais com interesse a se candidatar, elas deram início a votação.
Finalizando a votação, foi apurado que os 35 sócios votantes, elegeram a chapa única por unanimidade, para um mandato de 4 anos que se iniciou em 10 de setembro de 2023 até 9 de setembro de 2027. A qual foi empossada de imediato pela presidenta da Comissão Eleitoral Sra. Maria Neres de Sousa Brito (Nena). Que parabenizou os eleitos e desejou a todos uma feliz gestão.
Por tanto, foi eleito o 12º presidente da entidade, sendo que pela primeira vez, elegeu-se uma mulher para o cargo presidencial. A nova presidenta que foi eleita por unanimidade dos votos, é a jovem Senhora Roseli Prates Pereira Cordeiro de 39 anos, casada com o jovem Milton dos Santos Cordeiro e mãe de Bruno Cordeiro. Roseli é sócia da Atracana há 15 anos, exerceu os cargos de secretária por dois mandatos e de tesoureira também por dois mandatos.
Fazendo uso da palavra, Juari agradeceu a todos os sócios pela participação e comunicou que através dele, a Prefeitura cedeu para Atracana, algumas cadeiras e mesas escolar.
Por último, o secretário Oclides fazendo uso da palavra, como presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, informou a todos, que haverá eleição para os Conselheiros Tutelar no próximo dia 1º de outubro, temos 10 candidatos para 5 vagas, a eleição vai ser na sede da Escola Municipal Eleuterio Tavares através de urna eletrônica e pela primeira vez, haverá votação nos Distritos de Alegre, Feirinha e Mandassaia (com urnas convencionais), só votarão nos distritos os eleitores cadastrados lá, os demais votarão na sede. O voto será para um único candidato, não poderá mais uma pessoas votar em 5 candidatos como foi na eleição passada.
Histórico da presidência da Atracana
1º Presidente Erotides setembro de 2001 a setembro de 2005 – 2 mandatos.
2º Presidente Juari setembro de 2005 a setembro de 2009 – 2 mandatos.
3º Presidente Erotides setembro de 2009 a setembro de 2013 – 2 mandatos.
4º Presidente Juari setembro de 2013 a setembro de 2017 – 2 mandatos.
5º Presidente Gabriel setembro de 2017 a setembro de 2019 – 1 mandato.
6º Presidente Juari setembro de 2019 a setembro de 2023 – 2 mandatos.
7ª Presidenta Rosely 10 de setembro de 2023 a 10 de setembro de 2027.
Ficando assim os mandatos:
1º – Juari com 6 mandatos = 12 anos.
2º – Erotides com 4 mandatos = 8 anos
3º – Gabriel 1 mandato = 2 anos
Assim Rosely será a primeira presidenta a exercer o mandato de 4 anos, conforme prevê o novo estatuto da entidade, uma vez que os mandatos anteriores eram de 2 anos.
História
No meado do ano de 2000, prestavam serviços às Comunidades rurais do município de Condeúba através do Projeto Gavião, muitos técnicos Agrícolas entre eles estavam Zacarias, Luciano e Pita além de outros, porém, esses três Senhores que foram os pensadores e idealizadores da criação de uma Associação local.
Antes já existia as pessoas que trabalhavam no CATI, no plantio de mandioca, numa hectare de terra cedida pelos irmãos Fidelcino e Bemvindo moradores da mesma região.
Nesta época o Técnico Zacarias se reuniu com os Senhores Erotides José Pereira e Argemiro José da Silveira e deu as coordenadas para que eles montassem uma Associação de Trabalhadores Rurais, data que ambos acataram a ideia do Sr. Zacarias e começaram a trabalhar com muito afincou em prol da nova entidade.
Depois que fizeram várias reuniões nas casas do Sr. Argemiro e depois no estabelecimento comercial do Sr. Dino, este já falecido, além de outras localidades. O tema foi agradando as pessoas e cada dia que se passava era contabilizado mais adeptos a causa.
Os principais participantes na época eram os Senhores: Argemiro, Erotides, José Silveira, Ademario Cordeiro, Lau Ferreira, Manoel de Aurélio, Aureliano (Lelé), Onésio, Everaldinino (Dino), Joaquim de Migliano, Elviro Dinalva, Elza Cordeiro, Izaura (Zau), dentre muitos outros.
O Projeto foi concluído sua primeira etapa com a fundação da Associação dos Trabalhadores Rurais das Fazendas Canabrava e Olho D’água, no dia 02 de agosto de 2001, na escola Criança Feliz no Olho D’água, data em que foi eleita a primeira diretoria da Associação que ficou assim constituída:
Presidente – Erotides José Pereira, Vice-presidente – Salvador Aparecido Pereira (Pinduca). Tesoureiro Argemiro José da Silveira. Secretária – Darli Carolina de Jesus. Conselho Fiscal – Laudelino Ferreira de Sousa, Fidelcino da Silva Carvalho e Ademário dos Santos Cordeiro. Suplentes do Conselho – Everaldino Alves Pereira (Dino), Antonio José de Oliveira e Valdelina Prates Cordeiro.
Comentários