Dia: 11 de setembro de 2023

Cordeiros: É com tristeza e grande pesar, que noticiamos o falecimento da Sra. Maria Soares Nunes

Sra. Maria Soares Nunes

É com tristeza e grande pesar, que noticiamos o falecimento da Sra. Maria Soares Nunes, ela era viúva e deixou seis filhos e muitos netos e bisnetos. O corpo está sendo velado eu sua residência à Rua Cruzeiro do Sul, 38 Bairro Roberta Figueiredo em Cordeiros,  o sepulto será hoje a tarde segunda-feira dia 11, às 17:00 horas, no Cemitério Campo Grande em Cordeiros. A família agradece a todos que comparecer a esse ato de fé e solidariedade Cristã.

Nós do Jornal Folha de Condeúba, neste momento de muita dor e luto, prestamos nossos mais sinceros sentimentos de solidariedade e amor à família da Sra. Maria, na esperança de que Deus nosso Pai, dê todo o conforto e consolo necessário aos parentes e amigos. Que permaneçam as boas lembranças, carinho e afeto para com a memória dela, descanse em paz, nas graças de Deus Sra. Maria.

Mortugaba/Social: Está completando idade nova, a condeubense Liandra

 

A aniversariante Liandra seu filhinho Theodoro e seu esposo Thierry

Está completando idade nova nesta segunda-feira dia 11 de setembro, a condeubense Liandra, comemorando esta data juntamente com seu esposo Thierry e seu filhinho querido Theodoro, e demais parentes da grande família Duarte, eles que estão morando na cidade vizinha de Mortugaba.

Nós do Jornal Folha de Condeúba, deixamos nosso abraço fraternal e parabenizamos a Liandra, pela passagem de seu aniversário, felicidades a você e que o bom Deus lhe dê muitos anos de vida, muitas vitórias com bastante saúde juntamente com sua maravilhosa família. Sucesso sempre Liandra!!!

 

ASSOCIATIVISMO: Eleita a primeira presidenta da Associação dos Trabalhadores Rurais das Fazendas Canabrava e Olho d’Água – ATRACANA

 

Eleita a nova diretoria da Atracana, Juari vice-presidente, Roseli presidente, Rosalina tesoureira e Oclides secretário

Foi realizado neste domingo dia 10 de setembro de 2023, mais uma Reunião Ordinária (Eleitoral) da Associação dos Trabalhadores Rurais das Fazendas Canabrava e Olho d’Água – Atracana.

Inicialmente o presidente Juari convidou todos os sócios para dar as mãos, formando um circulo na sede da associação e professaram a oração do Pai Nosso com uma Ave Maria.

Pela ordem, o ainda presidente Juari, solicitou que o secretário Oclides fizesse a leitura da ata da reunião anterior, a qual foi feita e em seguida submetida a apreciação dos sócios, os quais a aprovaram por unanimidade e sem ressalva.

Na sequencia, Juari fez a leitura da primeira ata de fundação da associação e de mais alguns dados histórico da entidade, agradeceu a todos pela parceria e prestou uma singela homenagem aos sócios fundadores presentes Erotides, Argemiro, Elpídio e também a outros que já faleceram.

Juari comunicou a todos que havia dialogado no decorrer da semana com a sócia Roseli e propôs a ela que aceitasse o convite para ser a candidata a presidente e finalmente Roseli aceitou, a qual foi bastante aplaudida pelos sócios presentes, numa demonstração de total apoio do colegiado. Juntamente com Roseli se candidataram Juari como vice-presidente, Rosalina tesoureira e Oclides secretário.  

Dando prosseguimento aos trabalhos, Juari solicitou a assembleia que elegesse 3 pessoas dos sócios presentes e que não fossem candidatos, para os mesmos assumirem o processo da eleição. Assim foram eleitas Nena, Zildi e Alessandra, as quais começaram a agilizar o processo eleitoral e Nena como presidenta da Comissão Eleitoral consultou a assembleia e não havendo ninguém mais com interesse a se candidatar, elas deram início a votação.  

Finalizando a votação, foi apurado que os 35 sócios votantes, elegeram a chapa única por unanimidade, para um mandato de 4 anos que se iniciou em 10 de setembro de 2023 até 9 de setembro de 2027. A qual foi empossada de imediato pela presidenta da Comissão Eleitoral Sra. Maria Neres de Sousa Brito (Nena). Que parabenizou os eleitos e desejou a todos uma feliz gestão.

Por tanto, foi eleito o 12º presidente da entidade, sendo que pela primeira vez, elegeu-se uma mulher para o cargo presidencial. A nova presidenta que foi eleita por unanimidade dos votos, é a jovem Senhora Roseli Prates Pereira Cordeiro de 39 anos, casada com o jovem Milton dos Santos Cordeiro e mãe de Bruno Cordeiro. Roseli é sócia da Atracana há 15 anos, exerceu os cargos de secretária por dois mandatos e de tesoureira também por dois mandatos.

Fazendo uso da palavra, Juari agradeceu a todos os sócios pela participação e comunicou que através dele, a Prefeitura cedeu para Atracana, algumas  cadeiras e mesas escolar.

Por último, o secretário Oclides fazendo uso da palavra, como presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, informou a todos, que haverá eleição para os Conselheiros Tutelar no próximo dia 1º de outubro, temos 10 candidatos para 5 vagas, a eleição vai ser na sede da Escola Municipal Eleuterio Tavares através de urna eletrônica e pela primeira vez, haverá votação nos Distritos de Alegre, Feirinha e Mandassaia (com urnas convencionais), só votarão nos distritos os eleitores cadastrados lá, os demais votarão na sede. O voto será para um único candidato, não poderá mais uma pessoas votar em 5 candidatos como foi na eleição passada.

Os ex-presidentes da ATRACANA, esquerda Gabriel, Erotides e Juari.
Atual presidenta da Atracana Roseli Prates Pereira Cordeiro

Histórico da presidência da Atracana

1º Presidente Erotides setembro de 2001 a setembro de 2005 – 2 mandatos.

2º Presidente Juari setembro de 2005 a setembro de 2009 – 2 mandatos.

3º Presidente Erotides setembro de 2009 a setembro de 2013 – 2 mandatos.

4º Presidente Juari setembro de 2013 a setembro de 2017 – 2 mandatos.

5º Presidente Gabriel setembro de 2017 a setembro de 2019 – 1 mandato.

6º Presidente Juari setembro de 2019 a setembro de 2023 – 2 mandatos.

7ª Presidenta Rosely 10 de setembro de 2023 a 10 de setembro de 2027.

Ficando assim os mandatos:

1º – Juari com 6 mandatos = 12 anos.

2º – Erotides com 4 mandatos = 8 anos

3º – Gabriel 1 mandato = 2 anos

Assim Rosely será a primeira presidenta a exercer o mandato de 4 anos, conforme prevê o novo estatuto da entidade, uma vez que os mandatos anteriores eram de 2 anos.

História

No meado do ano de 2000, prestavam serviços às Comunidades rurais do município de Condeúba através do Projeto Gavião, muitos técnicos Agrícolas entre eles estavam Zacarias, Luciano e Pita além de outros, porém, esses três Senhores que foram os pensadores e idealizadores da criação de uma Associação local.

Antes já existia as pessoas que trabalhavam no CATI, no plantio de mandioca, numa hectare de terra cedida pelos irmãos Fidelcino e Bemvindo moradores da mesma região.

Nesta época o Técnico Zacarias se reuniu com os Senhores Erotides José Pereira e Argemiro José da Silveira e deu as coordenadas para que eles montassem uma Associação de Trabalhadores Rurais, data que ambos acataram a ideia do Sr. Zacarias e começaram a trabalhar com muito afincou em prol da nova entidade.

Depois que fizeram várias reuniões nas casas do Sr. Argemiro e depois no estabelecimento comercial do Sr. Dino, este já falecido, além de outras localidades. O tema foi agradando as pessoas e cada dia que se passava era contabilizado mais adeptos a causa.

Os principais participantes na época eram os Senhores: Argemiro, Erotides, José Silveira, Ademario Cordeiro, Lau Ferreira, Manoel de Aurélio, Aureliano (Lelé), Onésio, Everaldinino (Dino), Joaquim de Migliano, Elviro Dinalva, Elza Cordeiro, Izaura (Zau), dentre muitos outros.

O Projeto foi concluído sua primeira etapa com a fundação da Associação dos Trabalhadores Rurais das Fazendas Canabrava e Olho D’água, no dia 02 de agosto de 2001, na escola Criança Feliz no Olho D’água, data em que foi eleita a primeira diretoria da Associação que ficou assim constituída:

Presidente – Erotides José Pereira, Vice-presidente – Salvador Aparecido Pereira (Pinduca). Tesoureiro Argemiro José da Silveira. Secretária – Darli Carolina de Jesus. Conselho Fiscal – Laudelino Ferreira de Sousa, Fidelcino da Silva Carvalho e Ademário dos Santos Cordeiro. Suplentes do Conselho – Everaldino Alves Pereira (Dino), Antonio José de Oliveira e Valdelina Prates Cordeiro.

Fotos: Oclides/JFC Continue lendo