Salvador Bahia, o atleta condeubense Beto Maratona fez história em Salvador na corrida “Ultra Maratona da Independência”. Pela primeira vez, Beto Maratona participou dessa modalidade, correu 90 km em 12 horas de prova, um feito inédito em sua carreira até aqui. Beto correu na categoria geral e sagrou-se vice-campeão.
A corrida começou dia 01 de julho às 18:00 horas e terminou dia 02 de julho pela manhã às 06:00 horas. A duração da prova foi de 12 horas, com a penas 3 paradas, para que todos os atletas pudessem receber alimentação, isotônico e água, pôr quê 12 horas de corrida não tem como fazer sem parar.
Agradecimentos:-Beto agradece aos seus patrocinadores Bruna Móveis, Posto Condeúba, Prefeitura de Condeúba, Biofarma, Forte Farma, Nilson Gonzaga, Zena Calçados e o apoio do Jornal Folha de Condeúba.
Lula destacou a retomada da democracia e o momento que o Brasil atravessa. “O Brasil recuperou a alegria, recuperou a democracia, e eu acho que isso faz bem para a alma do povo brasileiro. Aqui na Bahia, tudo é especial. Às vezes eu me pergunto o porquê do sucesso da Bahia, e o sucesso da Bahia se deve à generosidade do povo baiano. Portanto, esse 2 de Julho é a consagração da Bahia como capital histórica do Brasil”, afirmou.
Por: Redação Fonte: Bahia Econômica
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve presente no desfile cívico do 2 de Julho, data em que marca a Independência do Brasil na Bahia.
Lula destacou a retomada da democracia e o momento que o Brasil atravessa. “O Brasil recuperou a alegria, recuperou a democracia, e eu acho que isso faz bem para a alma do povo brasileiro. Aqui na Bahia, tudo é especial. Às vezes eu me pergunto o porquê do sucesso da Bahia, e o sucesso da Bahia se deve à generosidade do povo baiano. Portanto, esse 2 de Julho é a consagração da Bahia como capital histórica do Brasil”, afirmou.
O presidente seguirá em agenda no estado. Nesta segunda-feira (3), Lula estará em Ilhéus para autorizar o início das obras de 127 quilômetros da Ferrovia Oeste Leste (Fiol).
A execução dos serviços passará pelo trecho composto também pelos municípios de Uruçuca, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Aurelino Leal e Aiquara. O evento de assinatura contará com a participação do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues; ministros da Casa Civil, Rui Costa; dos Transportes, Renan Filho; e dos Portos, Márcio França, além de outras autoridades.
O atleta Carlão Maratonista exibindo o troféu de 2º colocado
Foi realizado em São Paulo Capital neste domingo dia 2 de julho de 2023, a corrida de ruas “Corrida Hoka Speed Run 15KM”. O atleta condeubense Carlão Maratonista, fez uma excelente corrida ficando em segundo lugar na categoria de 50 a 59 anos.
Ontem, primeiro de julho, aconteceu no distrito de Alegre/Condeuba, mais uma importante feira de Economia Solidária e Criativa do município.
Além dos artesãos locais, recebemos representantes das comunidades do Corisco, Sape, Malhada de Areia, Mandassaia do Alegre e Vereda Grande.
A apresentação musical ficou por conta dos “Irmãos do Forró”, e o almoço por conta de Cristina. Na ocasião, visitamos a exposição organizada por Jovelina, esposa de Manoel Neres, artesão que nos deixou recentemente e de quem temos muitas saudades.
Dessa vez, contamos com o apoio da Prefeitura Municipal de Condeuba, através da Sala do Empreendedor. Nossos agradecimentos a Aildo, Ricardo e Anderson, ao vereadores Maurílio e Bel, ao administrador do distrito Marcelo e a todos que colaboram. Gratidão especial aos artesãos e artesãs, principais protagonistas da feira.
Foi anunciado que o cantor Léo Santana irá substituir Wesley Safadão no São Pedro de Belo Campo. Após o cancelamento do show de Wesley Safadão, o prefeito Henrique Tigre confirmou a presença de Léo Santana como atração principal do evento neste domingo (2).
Léo Santana, conhecido por seus sucessos no ritmo do pagode baiano, promete agitar o público com sua energia contagiante e seu repertório animado. Sua presença no São Pedro de Belo Campo certamente trará muita alegria e diversão para os presentes.
A substituição de artistas em eventos é comum e, nesse caso, a organização buscou garantir que o público desfrute de um show de qualidade mesmo diante do imprevisto. A presença de Léo Santana certamente irá animar a festa e proporcionar momentos de entretenimento para os presentes.
O São Pedro de Belo Campo é uma tradicional festa regional que reúne moradores e visitantes para celebrar com música, dança e cultura. Com a presença de Léo Santana, a expectativa é que o evento seja um sucesso e proporcione momentos inesquecíveis para todos os participantes.
Desejamos um ótimo São Pedro de Belo Campo e que todos desfrutem de um show animado e cheio de energia com Léo Santana!
O Brasil atingiu no mês de maio deste ano, o saldo positivo de 155.270 novos empregos com carteira assinada.
A marca é explicada pela diferença entre os 2.000.202 de admissões e pouco mais de um 1.844.932 de desligamentos que aconteceram, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Os dados anunciados nesta quinta-feira (29), apontaram que nos primeiros cinco meses do ano, 865 mil postos de trabalho foram criados e alcançaram um estoque de mais de 43 milhões de empregos formais no Brasil.
Os números foram registrados em 23 estados brasileiros. São Paulo obteve a marca de 50 mil empregos criados, já Minas Gerais registrou 26 mil e o Espírito Santo também entrou na lista com 13 mil vagas novas.
Já Alagoas e o Rio Grande do Sul foram os estados que tiveram maiores perdas de empregos desse tipo, com 8 saldo negativo de 8 mil empregos e 2,5 mil empregos, respectivamente.
Ainda de acordo com o Caged, o setor de serviços obteve o maior aumento de empregos, registrando 54% no mês. O segmento apresentou 83 mil vagas e foi seguido pela construção civil, com 27 mil.
Quatro aeronaves do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB) vão fazer um sobrevoo especial em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, hoje dia 2 de julho.
De acordo com o G1, o Esquadrão, conhecido como Esquadrilha da Fumaça, vai se apresentar em dois momentos: às 8h30, nos céus do Largo da Lapinha, e à tarde, às 16h15, na Praça do Campo Grande.
O grupo, formado por oficiais e graduados, vai utilizar aeronaves A-29 Super Tucano no espetáculo, um modelo de caça responsável pela garantia da segurança nas fronteiras do país.
Uma tragédia no início da noite deste sábado (01) deixou a população de Guanambi, na região sudoeste da Bahia, abalada.
Segundo informou a Superintendência Municipal de Trânsito (SMTran), um acidente envolvendo dois veículos resultou na morte de quatro pessoas na BR-030, no trecho que liga Guanambi a Palmas de Monte Alto.
De acordo com a SMTran, dois veículos, sendo um Corsa Wind, com placas de Brumado e uma Toyota SW4, se envolveram no acidente.
Até o momento, quatro pessoas morreram, sendo um bebê, uma criança de pouco mais de um ano de idade e duas mulheres.
Além dos óbitos, três pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Geral de Guanambi (HGG).
As vítimas fatais e os feridos ainda não foram identificados. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está no local controlando o trânsito.
O tráfego de veículos está interditado nos dois sentidos. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realiza a perícia no local. Os corpos das vítimas fatais serão encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) em Guanambi.
A 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior, em Guanambi, já instaurou um inquérito e investiga as causas do acidente.
Nestes dois séculos do dia 02 de julho, muita coisa foi celebrada, cantada, vivenciada e compartilhada… Muita coisa superada na persistência das conquistas históricas e das lutas por dias melhores, por política públicas, por igualdade, respeito, fraternidade, bem comum de todos. O dia 02 de julho é o símbolo de uma data que acontece todos os dias com a força de um povo, que não desiste de lutar por seus sonhos. … livre… Sim, somos uma Bahia livre, um Brasil livre, um povo amante da liberdade, porém, tudo isso teve um preço altíssimo e continua tendo até hoje. Quantos sonhos interrompidos pelo preconceito, pelo ódio da intolerância, pelos ataques aos direitos humanos dos pobres, dos perseguidos e marginalizados? Quanta gente morrendo pelos ataques violentos? Quanta violência sexual infantil? Quantos abusos ? Quantas mulheres assassinadas? Quantos ainda são privados de uma educação de qualidade? Liberdade sempre foi uma utopia e precisa continuar sendo a razão de nossa luta constante, dia após dia, ano após ano. Temos hoje uma liberdade cada vez mais sólida. Nossas instituições estão mais fortes e nossa democracia ainda resiste aos ataques que tentam ressuscitar ideias ditatoriais de um regime que não condiz com os valores da liberdade. E quando eu falo em liberdade, denuncio a libertinagem. São coisas diferentes. Liberdade é respeito, diálogo, compreensão, tolerância, escuta do outro, partilha dos bens e justiça social. Libertinagem é achar que tudo pode, tudo vale, nada é errado, tudo pode acontecer sem uma estrutura organizada e que regulamente os comportamentos de uma população inteira. Libertinagem é a expressão mais dolorosa do preconceito, da intolerância, da falta de respeito com o outro, com o diferente. A Bahia é a terra da liberdade! Temos de um tudo nas terras baianas… Aqui temos um povo criativo, alegre, um povo que não se cansa de surpreender o Brasil. Aqui é Bahia de todos os santos e de todos os encantos. Em Condeúba, nos tempos de um passado distante, o dia 02 de julho era sempre celebrado, assim como nos conta o livro de Dr. Tranquilino Torres, mas, com os anos, essa tradição perdeu sua força e, atualmente, nada se realiza na data de nossa independência. Poderia se pensar em realizar um momento com as escolas, com os jovens e com as principais instituições da cidade. Seria muito importante para as novas e futuras gerações. Condeúba faz parte da independência da Bahia e lutou muito para ser uma parcela viva do Estado e do povo baiano. Agora, Condeúba continua a lutar… Ainda temos muita coisa pra fazer pela independência. Quando unimos forças a liberdade acontece e essas forças precisam ser unidas na política, nas comunidades rurais, associações, sindicatos, igrejas cristãs e demais instituições públicas ou privadas, mas que desejam o bem e o progresso de nossa gente. O dia 02 de julho, não deve ser uma data somente da Capital do Estado. Essa festa deve e deveria causar um amplo movimento de liberdade em todos os municípios baianos, inclusive em Condeúba, uma cidade pequena, com desafios históricos, problemas dos mais variados possíveis e dificuldades em todos os aspectos. Logo ali está o pleito municipal. Muito em breve as pautas serão levantadas, debatidas, escutadas por todos os condeubenses. Daqui a pouco estaremos diante de projetos políticos que irão oferecer propostas, ideias e pensamentos para melhorar a vida de nosso povo. É dessa forma que se faz a liberdade, valorizando os processos e escutando as pessoas, sem distinção, mas com respeito e atenção. Que as forças da liberdade estejam em sintonia de diálogo e comunhão. Que os bons não se calem e que o bem prevaleça sempre. Que exista respeito entre os diferentes pensamentos e que haja capacidade de desfazer velhos conceitos para acolher novas ideias, novos sonhos e melhores decisões em tudo. Que Deus abençoe a Bahia e o povo baiano! Viva o dia 02 de julho!
Paulo Henrique é Chefe de Gabinete do prefeito e colunista da Folha de Condeúba
Comentários