Dia: 18 de junho de 2023

Confirmado! Justiça decide que INSS conceda aposentadoria com 35 anos de serviço prestado; Veja detalhes

Em novembro de 2019, a aprovação da reforma da Previdência alterou as regras para concessão de benefícios de aposentadoria e demais previdência.
Imagem: Google

Em novembro de 2019, a aprovação da reforma da Previdência alterou as regras para concessão de benefícios de aposentadoria e demais previdência. Em conquista recente, a Justiça determinou que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) libere um prestador que prestava serviços há 35 anos.

Essa conquista foi confirmada pelo Tribunal Regional do Distrito Federal para o 4º Circuito (TRF4), que concedeu ao motorista de 54 anos a contribuição integral para a aposentadoria. Um homem morador do município de Porto Amazonas (PR) contribuiu para o INSS por 35 anos.

Os segurados do INSS solicitam a previdência privada. No entanto, o colegiado argumentou que não havia provas suficientes para comprovar as horas de atividade privada pleiteadas pelo segurado entre 1995 e 2018. A ação foi ajuizada em outubro de 2019, um mês antes da aprovação da reforma da Previdência.

Declaração

O autor afirma que pediu aposentadoria privada ao INSS em setembro de 2018 e lembrou que contribuiu por 35 anos. Mas, desse total, apenas 32 anos prestaram serviços especiais como motorista de caminhão e ônibus.

Por isso, o INSS rejeitou o pedido, afirmando que “as atividades descritas no formulário de informações por falta de tempo de contribuição e atividades especiais não são enquadradas pela perícia médica”.

Por outro lado, o segurado alegou que, durante seu trabalho como motorista, esteve exposto habitual e permanentemente a fatores prejudiciais à sua saúde, como ruído e vibração excessivos de ônibus e caminhões. Em junho de 2020, uma decisão da 17ª Vara Federal de Curitiba permitiu apenas atividades privadas de 1986 a 1993.

Naquela época, o tribunal decidiu que um homem não tem direito a uma pensão especial, mas pelo período de contribuição ele tem direito a uma pensão integral. O segurado, então, recorreu ao TRF4, reiterando suas exigências e argumentando que “devem ser reconhecidas as atividades especiais exercidas no período de 1995 a 2018”.

No entanto, o Nível 11 manteve os benefícios de aposentadoria para cada hora de contribuição. Na ocasião, a universidade decidiu que os direitos seriam concedidos em até 30 dias, contados a partir da notificação.

De acordo com o juiz do caso, Marcos Roberto Araújo dos Santos, não foram apresentados documentos que comprovem que ele foi exposto a substâncias nocivas enquanto trabalhava por um período após 1993.

Quem tem direito a receber uma previdência privada?

A previdência privada do INSS é direcionada aos segurados cujas atividades laborais estejam em risco ou decorrentes de fatores insalubres de saúde. Ou seja, uma atividade especial. A insalubridade ou gravidade está particularmente relacionada à ocupação exercida pelo segurado.

Especialistas nas áreas de medicina, odontologia, enfermagem, aviação, combate a incêndios, mineração, sistemas prisionais e metalurgia são alguns dos diversos trabalhadores que são diretamente afetados pelas tarefas desempenhadas. Aqui estão alguns exemplos de fatores insalubres:

  • Agentes biológicos (atividades em que uma pessoa é exposta a fungos, bactérias, vírus, etc.);
    Fatores físicos (atividades em que uma pessoa é exposta a calor/frio extremos, ruído mais do que o permitido, etc.).
  • Substâncias químicas (atividades em que uma pessoa é exposta a produtos químicos prejudiciais à saúde, como chumbo, amianto, mercúrio, cromo, etc.).

No caso de fatores perigosos, são atividades em que o trabalhador está em risco com o exercício da profissão. A Regra de Transição de Aposentadoria Especial do INSS abrange segurados que trabalharam pessoalmente antes de 13 de novembro de 2019 sem completar a jornada mínima de aposentadoria.

Condeúba: Mantida a forte tradição junina na Bahia, de acender a fogueira no dia 23 de junho véspera de São João

 

Alex com seu carro e a parelha de garrote Rio Branco e Rio Pardo carregando uma fogueira – vídeo Oclides/JFC

Mantida a forte tradição junina na Bahia, de acender a fogueira às 18:00 horas no dia 23 de junho véspera de São João. Os viúvos acendem suas fogueiras no dia 28 de junho, véspera de São Pedro, tem ainda alguns Antônios que usam acender suas fogueira na noite do dia 12 véspera de Santo Antônio.

Os catingueiros aqui do sertão baiano, nessa época de festas junina, trabalham direto sem parar, quer seja tirando as fogueiras, ora só carregando no carro com uma parelha de bois ou garrotes. O preço médio de uma fogueira neste ano, está custando por volta de 200 reais, o preço varia de acordo com a distancia do mato.

Um meio dia de um trabalhador com moto serra, está custando em torno de 100 reais, mais a carruagem que fica também em média 100 reais. A madeira preferida para fazer as fogueiras de Santo Antônio, São João e São Pedro é o surucucu, tendo em vista que é um espinho natural dessa região, sem utilidade alguma se não essa para fogueira.

O Alex pegou essa fogueira por um preço menor, tendo em vista, a pequena distância de onde foi tira para a residência onde foi levada e também foi uma fogueira pequena. Alex trabalha a semana inteira nesta época, tirando e carregando fogueiras com sua linda parelha de garrotes de aproximadamente 4 anos de idade, os quais são denominados de Rio Branco e Rio Pardo.

Condeúba: Foi realizada com muito sucesso, a “I Feira da Agricultura Familiar”

Realização da I Feira da Agricultura Familiar de Condeúba

Foi realizada nos dia 16 e 17 de junho de 2023, respectivamente sexta-feira e sábado, a “I Feira da Agricultura Familiar” em Condeúba. O sucesso foi total, o principal objetivo foi alcançado, pois, as vendas aconteceram de forma satisfatória, principalmente nos produtos de orte-frutis, agrícola e com destaque para a cerveja de mandioca, que foi um destaque especial, o artesanato foi em menos proporção, mas também surpreendeu nas vendagens. Teve ainda duas palestras com Paulinho da FETRAF e Manoel da Coroperman que falou sobre a comercialização dos produtos, ainda veio prestigiar a feira, Netinho da Car e do Governo Estadual e Luis do Acento Territorial. 

No dia 16 iniciou pela manhã às 05:00 horas e terminou por volta das 23h30min., teve show musical de viola com “Dé do Pé da Ladeira”, em seguida foi a vez  do cantor Nego Lau, que fez um excente show de forró e o povo caiu dentro dançando.  No dia 17 iniciou as 05:00 horas e encerrou-se ao meio dia, conforme estava previsto no calendário.

A feira trouxe muitas espectativas positivas, como a economia solidária, fazendo com que os estabelecimentos comerciais vizinhos vendessem bem mais doque o normal, foi agregado valores aos autores da terra de tal forma, que tanto os expositores, clientela e organizadores, reivindicaram que esta feira se torne mensal, cabe agora aos agentes organizacionais fazer um balanço da situação e decidir.

Aorganização desta feira ficou por conta da Central das Associações, Sindicato dos Trabalhadores Rurais – SINTRAF e Cooperman. Patrocinaram os vereadores Fabiano e Maurilo, o secretário da Agricultura Sergio, os deputados Waldenor Pereira federal e José Raimundo estadual, as Prefeituras de Condeúba e de Cordeiros, além de vários comerciantes da cidade.

Fotos: Oclides e Manoel/JFC Continue lendo

Condeúba/Social: Está completando idade nova hoje (18/6) o amigo de todos, Paulo Henrique Cordeiro

 

Está completando idade nova hoje (18/6) o amigo de todos, Paulo Henrique Cordeiro

Está completando idade nova hoje (18/6) o amigo de todos, Paulo Henrique Cordeiro, o nosso queridíssimo e respeitado profissional da comunicação, colunista da Folha e atual Chefe de Gabinete do prefeito. Henrique está comemorando seu aniversário juntamente com sua família, além de muitos amigos.

Nós do Jornal Folha de Condeúba, deixamos nosso amplexo e fraternal abraço ao parceiro aniversariante e, parabenizamos o grande  Henrique, pela passagem de seu aniversário. Felicidades e que o bom Deus lhe dê muitos anos de vida, com sabedoria, muita luz para que seus dias sejam cada vez mais iluminados, juntamente com o suporte da sua grande família. Sucesso sempre grande amigo e irmão Paulo Henrique!!!

Paróquia de Santo Antônio/Condeúba: Cumprido mais uma promessa na Comunidade do Olho d’Água

 

Sr. Ananias Soares “Tuta”, segurando a Babdeira de Santo Reis, juntamente com seus demais companheiros reiseiros

Na noite dessa sexta-feira dia 16 de junho de 2023, foi cumprido mais uma promessa na Comunidade do Olho d’Água, pela família do Sr. Ananias Soares da Conceição o popular “Tuta”. A promessa feita à Nossa Senhora Aparecida pela recuperação da saúde do Sr. Tuta, que a tempos atrás tinha contraído a covid-19, o qual passou muito mal, ficou alguns dias internado na UTI e entubado, mas, graças ao bom Deus,  as orações da família e da comunidade, ele se salvou e recuperou da maldita doença.

O Sr. Tuta e sua família convidaram toda a comunidade juntamente com a sua frota de Reis liderada pelo Sr. Antônio de “Beca”, para ajudá-los a cumprir a promessa da qual foram validos.

A comunidade compareceu em massa para rezar e cantar juntamente com os familiares do Sr. Tuta, cumprindo assim, o sincretismo religioso católico, ou seja, os leigos celebrando um ato religioso sem a participação de autoridade eclesiais.

Foi feito a busca da Bandeira de Santo Reis na residência de Claudinho e Neusa distante uns 200 metros, de lá até a casa do Sr. Tuta, os reiseiros vieram cantando em ritimo de langa, juntamente com as pessoas que os acompanhavam, todos com uma vela acesa na mão e queima de muitos fogos de artifícios, foi um momento de grandes emoções. Veja vídio a seguir.

Chegando na residência do Sr. Tuta, a frota cantou com a porta fechada o Reis de morador, depois entrou e cantou os Reis de agradecimento e por último o Reis da Lapinha.

Em seguida foi rezado a Ladainha e cumprido a promessa feita à Nossa Senhora de Aparecida. Veja vídeo a seguir.

Eliete filha do Sr. Tuta, fez um agradecimento emocionada em nome da família, para todos que cada um com suas devoções, oraram fortemente pela recuperação do seu pai e foram validos. Veja vídeo a seguir.

Fotos e vídeos: Oclides/JFC Continue lendo

Paróquia de Santo Antônio/Condeúba: Primeira visita do Seminarista Mateus e da Irmã Terezinha na Comunidade do Olho d’Água

 

Momento em que a assembleia contou os parabéns para Sandra e o esposo José Celestino

A Comunidade do Olho d’Água nesta noite de sábado dia 17 de junho de 2023, recebeu a visita dos ilustres, o Seminarista Mateus, a Irmã Terezinha Guimarães e o Sr. Bemvindo, que vieram celebrar conosco.

O Seminarista Mateus se apresentando para assembleia

Inicialmente o Seminarista Mateus se apresentou, ele disse que nasceu em Caculé, veio de uma família de 5 irmãos, está com 30 anos, completou 10 anos de estudos, formou-se em Teologia e Filisofia e no próximo dia 14 de julho ele será consagrado diácono, sendo que possivelmente no final deste ano, ele será consagrado padre.

A Irmã Terezinha Guimarães se apresentando para assembleia

Depois foi a vez de se apresentar à assembleia a Irmã Terezinha Guimarães, que nasceu no Estado do Paraná e está a 50 anos na caminhada, ela mais duas irmãs vieram para Condeúba para ajudar na evangelização das Comunidas Eclesiais de Base.

Ajudaram a celebrar o Culto, a comentarista foi Milena, presidiu a celebração o Seminarista Mateus, que diga se de passagem, fez uma bela celebração com destaque especial pela maravilhosa reflexão do Evangelho. Tudo isso é reflexo do excelente trabalho que vem desenvolvento diante da nossa Paróquia pelo Seminarista Mateus. A primeira leitura foi feita por Nivaldo, o Salmo foi cantado por Angelina, a segunda leitura foi feita por Neusa, as preces foram feitas pelo garotinho Antônio Carlos e animação ficou por conta de Dinalva.

Nos avisos a coordenadora da comunidade Angelina agradeceu os visitantes, em especial o Seminarista Mates e a Irmã Terezinha além do Sr. Bemvindo, por último, Angelina pediu para vir a frente Sandra que estava completando 28 anos de união conjugal com seu esposo José de Dário e todos cantaram os parabéns pra eles. Após os avisos, Mateus fez um agradecimento especial à comunidade que tão bem os acolheram, nos parabenizou pela organização e deu a benção final.

Veja vídeo da celebração

Fotos: Oclides/JFC Continue lendo