Dia: 11 de junho de 2023

Alunos de Condeúba são medalhas de ouro nas olimpíadas nacional de matemática

 

Estiveram na capital de Santa Catarina, em Florianópolis, dia 05 de junho, para receber a medalha de ouro da 16a edição da olimpíada nacional de matemática, os alunos Roger Augusto Alves Marinho de Mello e Marco Antônio Chaves de Souza. Quando da conquista, eram alunos do Colégio Municipal Alcides Cordeiro.

Na cerimônia, estiveram presentes a professora Renê Cascia Chaves, e a coordenadora pedagógica Clenilda Brito, representando o Colégio Municipal Alcides Cordeiro e compartilhando o orgulho da instituição por esses estudantes excepcionais.

Uma disputa muito difícil, pois, em media 1 a cada 32.000 alunos que realizam a prova, conquista a medalha de ouro.

Os alunos medalhistas, recebem uma bolsa de iniciação científica, no valor de R$ 300,00 (trezentos reais) durante 12 meses, em que aprendem matemática olímpica e realizam atividades semanalmente.

Vale ressaltar o quanto é importante o estímulo dos pais, professores e da escola para realização de um objetivo de tamanha importancia.

Nós da Folha, parabenizamos aos pais e alunos, ao Colégio Alcides Cordeiro e a Educação de Condeúba, pela grandiosa e valorasa conquista!

Fotos: Continue lendo

ASSOCIATIVISMO: Realizada mais uma reunião Ordinária da Associação Canabrava e Olho d’Água – Atracana

 

Momento inicial, Juari solicitou que todos dessem as mãos e formasse uma roda no salão, para reza a Oração universal do Pai Nosso e uma Ave Maria.

Foi realizada na manhã deste domingo dia 11 de junho de 2023 com início às 8h35min., mais uma reunião Ordinária da Associação dos Produtores Rurais das Fazendas Canabrava e Olho d’Água – Atracana. A reunião foi conduzida pelo presidente Juari.

Logo após a oração do Pai Nosso feita por todos, Juari solicitou ao secretário Oclides que fizesse a leitura da ata da reunião anterior, a qual foi feita e colocada em votação com aprovação por unanimidade.

Dando prosseguimento aos trabalhoa, o presidente fez a prestação de contas dos últimos dois meses. Juari fez também um convite para que todos possam estar indo prestigiar a “I Feira da Agricultura Familiar” de Condeúba, que será promovida pela Central das Associações nos próximos dias 16 e 17/6. 

Pela ordem, o presidente Juari comentou da necessidade de fazer algumas alterações no estatuto da entidade, logo, passou a fazer leitura do atual estatuto da Associação e apontando os artigos que deverão ser mudados. As mudanças no estatuto serão poucas, a mais destacada será a alteração no mandato da diretoria de 2 para 4 anos.
Na medida que Juari ia fazendo a leitura do estatudo, ele fazia também um comparativo da Associação em cumprimento do mesmo, podemos então nos manfestar que a nossa entidade tem cunmprido a rigor o seu estatudo no que diz respeito: Educação, Saúde, Cultura, Lazer, Esporte, Transportes e Obras.
Palavra aberta:- Fez uso da palavra a sócia Nena que disse: “Estamos em busca dos direitos de todos, dias atrás, estive em Salvador e visitei alguns gabinetes de deputados, fui em busca de canos e 4 caixas d’água de 10 mil litros para as nossas comunidades, assim que chegar, vamos mobilizar e fazer as parcerias entre comunidades e o Poder Público. Podemos convidar o prefeito para vir aqui no dia de reunião, para apontar e revindicar dele as nossas necessidades”, concluiu Nena.
Agradecimentos:- Juari agradeceu aos sócios Isabel e Vitória por ter limpado a sede, Déu por ter podado as árvores e todos os demais que trouxeram, e ao final da reunião, foi servido um café partilhado com as goloseimas de festas juninas do tipo: conjica, chá de amendoim, bolo, biscoito, café e sucos.
Fotos: Oclides/JFC

Continue lendo

Estelionatário que utilizava fotos de menor e de PM para aplicar golpes é preso em Paramirim

Estelionatário que utilizava fotos de menor e de PM para aplicar golpes é preso em Paramirim

Um estelionatário foi preso neste sábado (10), na Avenida César Borges, na cidade de Paramirim.

Segundo informou a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), o indivíduo utilizava inicialmente a foto de uma menor de idade em um perfil de rede social e iniciava conversava com pessoas do sexo masculino, em seguida, por meio de um outro perfil com a foto de um policial militar do Estado de São Paulo, ele entrava em contato com os homens para proferir acusações de assédio, fazer ameaças e forçar as vítimas a realizarem transferências via Pix.

Após as denúncias, uma guarnição da 46ª CIPM avistou um homem com as mesmas características e fez a abordagem. A Polícia Militar não divulgou o nome do estelionatário.

De acordo com a PM, ele confessou os crimes. Com ele, a polícia encontrou um celular, que no interior da capa tinha dois papelotes de substância análoga à cocaína.

O indivíduo foi apresentado na Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora, onde assumiu que possuía altas somas em dinheiro em conta bancária provenientes dos golpes. No local, foi lavrado Boletim de Ocorrência para adoção das medidas cabíveis.

Chocolateria e cafeteria da agricultura familiar agradam clientes na Bahia Farm Show

Uma dupla que é a queridinha do público invadiu a Bahia Farm Show 2023.  Trata-se do chocolate e o café da agricultura familiar. Os produtos agradaram os visistantes da Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que segue até este sábado (10/6), em Luís Eduardo Magalhães, Oeste do Estado.  

Na feira foi montada dois espaços distintos para comercialização dos dois produtos. Na chocolateria, a climatização facilitou a experiência dos clientes, além da degustação de produtos inovadores como o Mel de Cacau da Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia (Coopesba), da marca Natucoa, de Ilhéus.  

O empresário Luiz Carlos Coelho achou uma delícia a novidade. “Eu não conhecia o mel de cacau, experimentei e gostei. Vou comprar o mel de cacau e também as barras de chocolate. O espaço também valorizou a agricultura familiar da Bahia”, elogiou.  

Além do mel de cacau, outros produtos foram apresentados ao público, como as barras de 20g e 80g no percentual de 50%, 60% e 70% cacau e os bombons de chocolate com frutas da Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba), da marca Bahia Cacau, com sede em Ibicaraí.  

O diretor comercial da cooperativa, Josivaldo Dias, aprovou a oportunidade de mostrar os chocolates do sul da Bahia na região. “São produtos exclusivos da Bahia e, acima de tudo, saudáveis. Participar de uma feira como essa vai beneficiar também o desenvolvimento socioeconômico dos agricultores familiares da Bahia, além de prospectar mais vendas futuras”, ressaltou.  

Já na cafeteria, quem liderou as vendas de café feitos na hora e produtos embalados foi a Cooperativa de Cafés Especiais e Agropecuária de Piatã (Coopiatã), da Chapada Diamantina. O sabor do café foi elogiado pela estudante de geologia, Ingrid Xavier, e pela pesquisadora em Química, Leiara Araújo. “O café é do jeitinho que a gente gosta: forte, gostoso e, no final da degustação, ainda fica aquele sabor presente”, aprovou.  

A Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária foi realizada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).