Dia: 10 de junho de 2023

Extra: Israel cria córnea sintética que faz cegos recuperarem a visão

Extra: Israel cria córnea sintética que faz cegos recuperarem a visão
Foto: Divulgação/Córnea artificial Kpro.
Vítima de cegueira há uma década, um homem de 78 anos teve a visão completamente restaurada por uma invenção científica inovadora. Por meio de um transplante de córnea sintética desenvolvida pela empresa israelense CorNeat Vision, o paciente conseguiu reconhecer seus familiares e ler um texto logo um dia após a cirurgia.
Denominada Kpro, a córnea artificial se integra à parede ocular, estimula a proliferação celular e dispensa a necessidade de doação de tecido humano. Sua implementação é ainda mais simples do que o transplante de córnea humana, e o próprio processo de cicatrização integra o implante ao globo ocular.

 

O primeiro paciente a testar a técnica foi operado no dia 3 de janeiro, no Rabin Medical Center, pelo professor Irit Bahar. Ele já havia passado por quatro transplantes de córnea humana, mas nenhuma delas foi eficaz na recuperação de sua visão.

 

O médico e cofundador da CorNeat, Gilad Litvin, relatou a emoção de presenciar a cura do paciente se concretizar: “Havia muitas lágrimas no quarto”, disse.

Até o momento, dez novos voluntários estão previstos na nova fase de testes da KPro, além de outros pacientes no Canadá, na França, nos EUA e na Holanda.

Créditos: Pleno News.

Morre Wladimir Pomar, que coordenou 1ª campanha presidencial de Lula

Ele tinha 86 anos e ingressou no PT em 1984

O jornalista e escritor Wladimir Pomar morreu aos 86 anos

O jornalista e escritor Wladimir Pomar morreu na madrugada desta sexta-feira (9), aos 86 anos. Membro da direção do PT, Pomar foi coordenador da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva para a presidência da República em 1989. A morte foi confirmada por seu filho, Valter Pomar, dirigente do Partido dos Trabalhadores e professor de Relações Internacionais.

Por meio de nota, Valter Pomar escreveu que o pai completaria 87 anos no próximo dia 14 de julho. “Havia planos de festejar a ocasião, chamando amigos, camaradas e a grande família: quatro bisnetos e três bisnetas, sete netos e quatro netas, três filhos e sua esposa Rachel. As complicações resultantes de uma displasia impediram isso e o fizeram ter um fim de vida terrivelmente sofrido, totalmente diferente do que ele às vezes disse querer ter – e particularmente injusto para com um camarada tão gentil, para citar um termo de Espinosa, não o filósofo, mas aquele militante bem alto, tantas vezes visto ao lado de Lula, especialmente a partir da campanha presidencial de 1989, que Wladimir ajudou a coordenar”, escreveu o filho.

Nascido em Belém, no Pará, em 1936, Wladimir Ventura Torres Pomar era filho de Pedro Pomar, dirigente histórico do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), perseguido pela ditadura de Vargas e assassinado na Chacina da Lapa, em 1976. Aos 13 anos, Wladimir se tornou militante do Partido Comunista, tendo atuado no movimento estudantil e no movimento sindical metalúrgico. Foi preso durante a ditadura militar e viveu um período na clandestinidade.

Ingressou no Partido dos Trabalhadores (PT) em 1984 e passou a integrar a executiva nacional do partido, tendo atuado como coordenador geral da campanha de Lula à presidência em 1989. No ano seguinte, encerrou seu mandato no Diretório Nacional do PT e, desde então, passou a colaborar de forma militante com o PT, sem exercer cargos formais.

Escreveu diversos livros como A Dialética da HistóriaQuase Lá – Lula, o Susto das Elites; e uma autobiografia chamada O Nome da Vida. Também escreveu diversos livros com estudos sobre a China, tais como O Enigma Chinês: capitalismo ou socialismo e A Revolução Chinesa.

Lula lamenta morte

A morte de Pomar foi lamentada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em nota, o presidente escreveu que “Wladimir Pomar foi um militante e um intelectual valoroso do Partido Comunista do Brasil e do Partido dos Trabalhadores. Lutou pelas causas sociais durante toda a sua vida, enfrentando a ditadura e a repressão em diferentes momentos da história do Brasil”.

“Foi da Executiva Nacional do PT, coordenou o Instituto Cajamar e minha primeira campanha presidencial, em 1989. Escreveu vários livros, em particular sobre o desenvolvimento da China, tema que estudou com afinco nos últimos anos de vida. Aos seus companheiros, amigos, filhos, netos e bisnetos de Wladimir Pomar deixo meu abraço solidário pela perda desse amigo e companheiro”, escreveu Lula.

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, também escreveu sobre a morte de Wladimir Pomar.

“É com pesar que registro o falecimento de Wladimir Pomar, militante histórico, dedicado às causas do povo brasileiro. Deixa como legado às novas gerações a importância do estudo e da compreensão do mundo”, disse o ministro.

Nota do PT

O Partido dos Trabalhadores também lamentou a morte de Pomar. “Wladimir Pomar dedicou toda uma vida à causa do socialismo, pela qual lutou corajosamente desde a juventude, no Partido Comunista do Brasil, até os últimos dias. Enfrentou a ditadura, a prisão, a tortura e a perda brutal de muitos de seus companheiros, inclusive o pai, Pedro Pomar, assassinado na Chacina da Lapa, em 1976. Foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, membro da Executiva Nacional do PT, coordenador do Instituto Cajamar e da primeira campanha presidencial de Lula, em 1989, legando inestimável contribuição prática e teórica na formação política de nossos militantes e dirigentes. Em todas as trincheiras em que atuou, Wladimir Pomar foi um camarada admirável, querido e respeitado. Sua morte, nesta madrugada, nos consternou profundamente”, diz nota do partido assinada por Gleisi Hoffmann, presidente do Diretório Nacional do PT, e por Henrique Fontana, secretário-geral do PT.

Edição: Kleber Sampaio

Primeiro caso de gripe aviária é confirmado na Bahia

O Ministério da Agricultura confirmou o primeiro foco de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP, vírus H5N1) em uma ave na Bahia. No total, desde o mês de maio, há 30 casos da doença em aves silvestres no País. Não há casos em granjas.

O caso foi registrado em uma ave silvestre da espécie trinta-réis-real localizada em uma praia da cidade de Caravelas, no extremo sul do estado. A confirmação do diagnóstico foi nesta quarta-feira (7).

Segundo Marcelo Sampaio, coordenador de Vigilância da Adab, outras duas amostras de aves estão em análise na Bahia. Segundo o Ministério de Agricultura, outros dez casos suspeitos foram analisados e descartados no estado.

A Sesab informou que não há casos suspeitos e nem confirmados da doença em humanos. Mas reforça a importância de medidas de prevenção e controle, como evitar o contato com aves silvestres.

Conquista: Vila Junina já está montada na Nove de Novembro e shows na praça começam no Dia dos Namorados

Os festejos do Arraiá da Conquista começam nesta segunda-feira (12 ) – Dia dos Namorados – e o ponto de encontro da festa acontece na Praça Nove de Novembro, no centro da cidade, onde já está montada a Vila Junina, que será ocupada pelos vendedores e demais participantes credenciados na Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer (Sectel).

Diferente das outras edições, em que era instalada no Centro Cultural Glauber Rocha, este ano, a Vila Junina ornamenta a praça Nove de Novembro, também conhecida como praça do acarajé, por conta da quantidade de baianas que trabalha ali.

Além disso, milhares de pessoas de Vitória da Conquista e região frequentam ou passam pela praça, seja para comprar no comércio, ir ao banco, à Prefeitura ou à Câmara, motivo pelo qual ela foi escolhida para receber a Vila, composta por seis casas feitas de pau-a-pique e uma capela que formam um vilarejo. Dentro dessas pequenas casas ficarão os vendedores de produtos artesanais e também a imprensa, em local reservado. A decoração da Vila homenageia a Rainha do Xaxado, a cantora pernambucana Marinês.

Em uma das casas já está funcionando a loja da Associação de Apicultores do Sudoeste da Bahia (Apis), que há 35 anos comercializa produtos derivados do mel. Para Generosa Ribeiro, uma das diretoras da associação, a aposta é que uma grande quantidade de pessoas visite o espaço que estará montado até o fim deste mês. “Todo ano, a associação promove a feira do mel e este ano, ao invés de montar o nosso quiosque, a Prefeitura, através do setor de posturas, nos contemplou com este espaço. Aqui como é um lugar estratégico de passagem de pessoas, nossa expectativa é de superar as vendas”, declarou a diretora.

O evento principal do Arraiá da Conquista acontece no Centro Cultural Glauber Rocha, com os artistas Flávio José, Falamansa, Santanna Cantador e Tierry, que irão se apresentar, respectivamente, nos dias 20, 21, 22 e 23, em uma estrutura preparada para receber uma média diária de 20 mil pessoas.

Além da praça Nove de Novembro e do Glauber Rocha, os 11 distritos do município também vão festejar o São João.

Falta de cadáveres prejudica a formação de médicos no Brasil

Falta de cadáveres prejudica a formação de médicos no Brasil Foto: UFOB

“Você prefere ser operado por um médico que dissecou um cadáver ou por aquele que apenas estudou em peças sintéticas?”. O questionamento feito por Erivan Façanha, professor de Anatomia na Universidade Federal do Ceará (UFC), tem por trás uma realidade compartilhada por muitas instituições com cursos de Medicina do Brasil: a escassez de cadáveres para ensino e pesquisa.

Esse é um problema crônico que prejudica o aprendizado dos alunos em boa parte das melhores universidades do país, como mostra um levantamento feito pela BBC News Brasil.

Foram procuradas as 30 universidades mais bem avaliadas no ranking Universitário da Folha (RUF) 2019 – a edição mais recente. Todas são públicas.

Esse ranking foi escolhido em vez da avaliação dos cursos feita pelo Ministério da Educação (MEC), que avalia as instituições com base no desempenho dos alunos por meio de uma prova) porque algumas universidades, como é o caso da Universidade de São Paulo (USP), por exemplo, optam por não fazer o exame.

Além disso, o RUF avalia as universidades de forma mais ampla, com base em cinco aspectos: pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação. No total, 26 responderam à consulta sobre se cadáveres são usados nas aulas e de qual forma, e também se o número de exemplares disponíveis é suficiente.

Mais da metade delas, 17 ao todo, afirmaram que enfrentam uma falta de corpos para estudo e pesquisa, e apenas duas disseram que a quantidade de cadáveres que têm à disposição é satisfatória.

Outras sete relataram que não têm esse problema porque ainda estão montando um programa de anatomia ou porque a própria instituição não teria condições de mantê-los em boas condições para uso.

O ensino de anatomia na prática, cortando camadas, identificando estruturas e órgãos em um cadáver, é uma experiência considerada insubstituível por professores e médicos experientes. Mas é algo difícil de ser feito nas universidades de Medicina brasileiras.

A maioria das instituições consultadas relata que faltam corpos suficientes para dissecação há anos e que o problema é difícil de solucionar, porque faltam recursos para preservar os cadáveres e, principalmente, doações pela sociedade civil – uma prática que ainda é pouco difundida no Brasil.

“Alguns alunos optam, inclusive, por cursos fora do país buscando essa opção. Estados Unidos e Canadá são alguns dos destinos mais procurados”, diz Kennedy Mtinez de Oliveira, professor de anatomia humana da arUniversidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Quando não há cadáveres suficientes para a dissecção, professores buscam as opções mais próximas para oferecer uma experiência mais fiel nas aulas de anatomia.

“A prática de dissecação, que é primordial para a anatomia topográfica, fica deficitária em nossas aulas. Temos alguns modelos sintéticos e usamos peças cadavéricas”, diz Célia Regina de Godoy Gomes, professora de Anatomia Humana do Departamento de Ciências Morfológicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Paróquia Santa Luzia de Iuiu celebra Crisma de 32 jovens e adultos

Paróquia Santa Luzia de Iuiu celebra Crisma de 32 jovens e adultos

A Paróquia Santa Luzia de Iuiu, celebrou o Crisma de 32 jovens e adultos da matriz e das comunidades. A celebração foi presidida pelo bispo diocesano, Dom José Roberto Silva Carvalho, e concelebrada pelo administrador Paroquial, Pe. Dione Magalhães da Cruz.

Na homilia, Dom Carvalho enfatizou a importância deste sacramento, pois representa o amadurecimento da fé. “Ao receber este sacramento, devemos ter a certeza de que iremos assumir as nossas responsabilidades dentro da comunidade e dizer com firmeza que somos católicos”, destacou.

Ao final da celebração, a coordenação da Pastoral da Catequese agradeceu aos presentes e sintetizou a alegria que a comunidade paroquial tem ao acolher esses jovens e adultos na caminhada de Igreja como o povo de Deus escolhido.

Celebração de Corpus Christi em Rio de Contas pode ser tombada pelo Iphan

Celebração de Corpus Christi em Rio de Contas pode ser tombada pelo Iphan
Foto: Yone Maria Pinto Santos

A prefeitura de Rio de Contas, na região da Chapada Diamantina, solicitou ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) o tombamento da celebração de Corpus Christi na cidade dada a importância do evento, que ocorre desde meados do século 18.

A Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer entregou o pedido formal e um dossiê sobre os festejos ao Iphan.

Para celebrar a data, moradores enfeitam as sacadas das casas com toalhas de renda e crochê, além de se dedicarem à confecção dos típicos tapetes que são desenhados nas ruas e preenchidos cuidadosamente com pó de serra e areia colorida.

Com quase três séculos de existência, a tradicional “Noite das Lanternas” também faz parte da celebração. Ao anoitecer, as luzes da cidade se apagam e dão lugar à iluminação das velas e lâmpadas feitas à mão pelos moradores.

A ação foi destaque no Jornal Hoje da Rede Globo. Este ano o evento marca os festejos de 300 anos do município.