Dia: 7 de junho de 2023

Deputado do União Brasil diz que deu dinheiro para acampamentos no QG

O deputado estadual Amauri Ribeiro (União Brasil-GO) fez um pronunciamento durante sessão ordinária da Alego (Assembleia Legislativa de Goiás).

Do UOL, em São Paulo 07/06/2023 10h33 45 comentários O deputado estadual Amauri Ribeiro (União Brasil-GO) fez um pronunciamento durante sessão ordinária da Alego (Assembleia Legislativa de Goiás). O que aconteceu? Ribeiro afirmou que auxiliou os acampamentos bolsonaristas no Distrito Federal. “Eu ajudei, levei comida, levei água e dei dinheiro. Eu acompanhei lá e também fiquei na porta porque sou patriota”, disse.

A fala foi uma resposta ao deputado Mauro Rubem (PT-GO), que questionou o financiamento dos atos golpistas. “Respondendo a sua pergunta, o dinheiro não veio de fora, veio de gente que acredita nessa nação, que defende esse país e que não concorda com esse governo corrupto e bandido.”.

Ribeiro também defendeu Benito Franco, militar da ativa da PM-GO. O ex-comandante da Rotam (Rondas Ostensivas Táticas Metropolitana) foi preso no dia 19 de abril durante um desdobramento da Operação Lesa Pátria da Polícia Federal.

“A prisão do Coronel Franco é um tapa na cara de cada cidadão de bem neste estado. Foi preso sem motivo algum, sem ter feito nada. Eu também deveria estar preso. Eu ajudei a bancar quem estava lá. Pode me prender, eu sou um bandido, eu sou um terrorista, eu sou um canalha, na visão de vocês.”

Deltan Dallagnol já é passado na política brasileira; Câmara declara perda do mandato

A Câmara dos Deputados declarou nesta terça-feira (6) a perda de mandato do deputado Deltan Dallagnol, decidida pelo Tribunal Superior Eleitoral. A cassação teve origem em ação movida pelo Partido da Mobilização Nacional (PMN) e pela Federação Brasil da Esperança (PT-PCdoB e PV). A ação argumenta que Dallagnol pediu exoneração do cargo de procurador da República enquanto estavam pendentes sindicâncias para apurar reclamações sobre sua conduta na Operação Lava Jato. Essas apurações poderiam levar a um ou mais processos administrativos disciplinares (PADs), que o tornariam inelegível, se fosse condenado.

nomeação do suplente que vai ocupar a vaga de Dallagnol ainda depende de decisão judicial, pois há uma disputa entre Itamar Paim (PL) e Luiz Carlos Hauly (Podemos).

Em nota oficial, a Câmara dos Deputados explica as hipóteses de perda de mandato e esclarece seu papel em cada uma. Veja a nota na íntegra:

“A Constituição Federal prevê, em seu art. 55, dois ritos para as hipóteses de perda de mandato parlamentar.

No primeiro rito, aplicável aos casos de quebra de decoro, de condenação criminal transitada em julgado e de infrações às proibições constitucionais (art. 55, incisos I, II e VI), compete à Câmara dos Deputados apreciar o mérito e decidir, por maioria absoluta do Plenário, sobre a perda do mandato do Deputado ou da Deputada (art. 55, § 2º).

Já na hipótese de decretação de perda de mandato pela Justiça Eleitoral (art. 55, inciso V), não há decisão de mérito ou julgamento pelo Plenário da Casa. A competência da Câmara dos Deputados, exercida pela Mesa Diretora nos termos do § 3º do art. 55 da Constituição Federal, é de declarar a perda do mandato. Este é o caso do deputado Deltan Dallagnol.

Nessas hipóteses, a Câmara dos Deputados segue o Ato da Mesa nº 37, de 2009, que especifica o rito que garante conhecer o decreto da Justiça Eleitoral, avaliar a existência e a exequibilidade de decisão judicial, ouvir o corregedor da Casa e instruir a Mesa Diretora a declarar a perda nos termos constitucionais.

Fundamentos

As hipóteses de perda de mandato parlamentar estão previstas no artigo 55 da Constituição Federal. No mesmo artigo, são definidos dois ritos distintos para que referida perda ocorra.

No caso de parlamentares que incorrerem nas infrações listadas nos incisos I, II e VI (infração das proibições estabelecidas no art. 54, quebra de decoro parlamentar ou condenação criminal transitada em julgado), a perda do mandato será decidida pelo Plenário da Câmara dos Deputados, por maioria absoluta, conforme § 2º do art. 55.

Trata-se de uma decisão política, em que o Plenário, de maneira soberana, decide pela perda ou não do mandato, conforme sua análise do mérito da questão.

Já nas demais hipóteses de perda de mandato, arroladas nos incisos III a V do mesmo artigo (incluído, portanto o caso de perda de mandato decretada pela Justiça Eleitoral – inciso V), compete à Mesa da Câmara dos deputados, nos termos do § 3º do art. 55, tão somente declarar tal perda, após análise apenas formal da decisão da Justiça Eleitoral.

Nesse caso, não há que se falar em decisão da Câmara dos Deputados, mas apenas em declaração da perda do mandato pela Mesa.

No âmbito da Câmara dos Deputados, os procedimentos a serem observados nos processos de perda de mandato previstos nos incisos IV e V da Constituição Federal estão disciplinados no Ato da Mesa n. 37/2009.

Conforme art. 5º do referido Ato da Mesa, a análise, no âmbito da Câmara dos Deputados, restringir-se-á aos aspectos formais da decisão judicial.

Nesse sentido, reitera-se que não cabe à Câmara, ou a qualquer de seus órgãos, discutir o mérito da decisão da Justiça Eleitoral. Assim, não se trata de hipótese de em que a Câmara esteja cassando mandato parlamentar, mas exclusivamente declarando a perda do mandato, conforme já decidido pela Justiça Eleitoral.

Seguindo os procedimentos previstos no Ato da Mesa 37/2009, a comunicação da Justiça Eleitoral é enviada para a Corregedoria da Casa (art. 1º), que remeterá cópia ao deputado a que se refere e abrirá prazo para sua manifestação (art. 3º).

Apresentada a defesa, o corregedor elabora parecer, que é encaminhado à Mesa Diretora para que declare a perda do mandato.”

Fonte: Agência Câmara de Notícias

REVIVENDO CONDEÚBA – 1º Encontro de condeubenses – 20 e 21 de junho de 2023

Redação

Condeúba, uma cidade repleta de histórias, tradições e laços familiares profundos, está prestes a viver um momento único de celebração e reencontro. O 1º Encontro de Condeubenses está marcado para os dias 20 e 21 de junho, prometendo reviver memórias e fortalecer os vínculos entre os filhos dessa terra querida.

A programação do encontro reserva momentos especiais que certamente ficarão gravados na memória de todos os presentes. No dia 20 de junho, a abertura acontecerá às 08:30h, no centro pastoral, onde conterrâneos poderão se reunir e iniciar as atividades com entusiasmo e emoção.

Em seguida, às 10:00h, está programado um ato cívico no Paço Municipal, um momento de reverência à cidade e de homenagem aos seus símbolos. Será também o momento de realizar o plantio das Saboneteiras na praça, um gesto simbólico de resgate das tradições locais.

Após o ato cívico, haverá uma caminhada até a Associação Beneficente dos Condeubenses (ABBB), onde os condeubenses inscritos com antecedência e seus acompanhantes poderão desfrutar de um delicioso almoço em meio a conversas animadas e reencontros calorosos.

Às 20:00h, a roda de conversa na Escola Tranquilino Torres proporcionará um ambiente acolhedor para que os condeubenses possam compartilhar histórias, lembranças e experiências, fortalecendo os laços comunitários e alimentando o sentimento de pertencimento à terra natal.

No dia seguinte, 21 de junho, o encontro iniciará com uma alvorada festiva às 07:00h, seguida de um café partilhado na Praça Santo Antônio. Nesse momento, os aromas e sabores típicos de Condeúba estarão presentes, proporcionando um despertar repleto de afeto e confraternização.

Às 10:00h, os condeubenses partirão em uma caminhada até a AABB, onde será servido o almoço reservado aos inscritos com antecedência. Será uma oportunidade de saborear pratos tradicionais e de compartilhar experiências enquanto desfrutam da companhia de velhos amigos e familiares.

E para encerrar esse encontro tão especial, às 18:00h, uma noite cultural na Praça do Forródromo tomará conta da cidade, em harmonia com o arraiá da Educação Municipal de Condeúba. Música, danças típicas, apresentações artísticas e alegria contagiarão a todos, consolidando a memória afetiva desse reencontro tão esperado.

O 1º Encontro de Condeubenses é mais do que uma simples reunião de pessoas, é a oportunidade de reavivar laços, resgatar tradições e fortalecer a identidade de uma comunidade unida por um mesmo sentimento de amor pela terra natal. É a chance de escrever

Paróquia de Santo Antônio/Condeúba: Foi realizado ontem (6/6), a 6ª noite do Trezenário do nosso Padroeiro

 

 Hino dos Homens do Terço 

Na noite de ontem terça-feira dia 6 de junho de 2023, foi realizado a 6ª noite do Trezenário em preparação à festa em louvor ao nosso Padroiro Santo Antônio, sobre o Tema: Com Santo Antônio, somos chamados a ser povo de Deus. O ato religioso teve início às 19h30min., com a celebração da Santa Missa que foi presidida pelo padre Antônio da cidade de Belo Campo, que foi auxiliado pelo nosso Ceminarista Matheus.

Ajudaram fazer a celebração, o movimento Homens do Terço da Paróquia de Santo Antônio, com a entronização da Santa Missa e o irmão Paulo Henrique foi o comentarista, Dema fez a primeira leitura, o Salmo foi cantado por Luciana, a animação foi feita por Guto e Elvira e finalmente Marli pela Pastoral da Comunicação, deu os avisos finais.

Como gesto cocreto da noite de ontem, foi um quilo de açucar trazido pelos fiéis, assim como todas as noites vem ocorrendo, o objetivo é arrecadar alimentos não perecíveis, para fazer cestas básicas e distribuir para os mais pobres, através do Movimento Paroquiano dos Vicentinos.

Fotos: Oclides/JFC Continue lendo