Dia: 1 de abril de 2023

Condeúba: Comunidade Remanescente Quilombo Tamboril fez a celebração da vida, Pastoral da Criança

Por Regina

Neste sábado dia 1º de abril de 2023, ocorreu na Comunidade Remanescente Quilombo Tamboril a celebração da vida Pastoral da Criança juntamente com o agente comunitário Arlindo Brito.

Na oportunidade, falamos sobre os cuidados que todos devem ter com o musquito da dengue, falamos também do desapego das redes sociais, contamos com a presença das líderes de equipes de apoio e brinquedista Carmelita, Maria, Edna, Carla, Regina, Andréia e Manoel.

Fotos: Regina

Estudantes da rede estadual de Caculé são premiados na 21ª edição da Febrace

Estudantes da rede estadual de Caculé são premiados na 21ª edição da Febrace
Os alunos de Caculé Bruna Ferreira, Bruno Ferreira e Ana Cláudia Santos

Estudantes da cidade de Caculé, foram premiadas na 21ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).

A cerimônia de premiação, que contou com 225 projetos finalistas, foi realizada na última sexta-feira (24), no Centro de Inovação da Universidade de São Paulo (Inova USP), em São Paulo.

Os projetos premiados foram desenvolvidos no âmbito do Programa Ciência na Escola, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), que estimula a iniciação científica em sala de aula.

A equipe do Colégio Estadual Norberto Fernandes, em Caculé, composta pelos estudantes Bruna Ferreira, Bruno Ferreira e Ana Cláudia Santos, ganharam o Prêmio Museu Paulista de Inclusão Social.

Eles concorreram com o projeto “O empoderamento feminino dos artesanatos feitos com a palha do licuri na comunidade quilombola Vargem do Sal”.

Condeúba: A Secretaria de Saúde faz novas convocações para tomar a vacina BIVALENTE

Olá! Segue abaixo novas convocações para nosso município, atenção que BIVALENTE já está elegível pessoas a partir de 60 anos dentre outros grupos…
Confira sempre atentamente as informações detalhadas contidas nos cards sobre IDADE, DATA e LOCAIS, pois são dias, locais, faixas etárias, bem como imunobiológicos distintos para cada público. Então atenção em todas as informações contidas nos CARDS!!!

 

 

Olá! Segue abaixo novas convocações para nosso município, atenção que BIVALENTE já está elegível pessoas a partir de 60 anos dentre outros grupos…
Confira sempre atentamente as informações detalhadas contidas nos cards sobre IDADE, DATA e LOCAIS, pois são dias, locais, faixas etárias, bem como imunobiológicos distintos para cada público. Então atenção em todas as informações contidas nos CARDS!!!

Paróquia de Santo Antônio/Condeúba: A Comunidade de Olho d’Água celebrou a Via-Sacra

 

Ajovem Fabíula que representou Verônica e o grupo dos Homens do Terço que conduziu a imagem de Senhor dos passos em todo o percurso da Via-Sacra.

Nesta sexta-feira dia 31 de março de 2023 a Comunidade do Olho d’Água (Senhor dos Passos) celebrou a Via-Sacra, iniciando às 19:00 horas na residência do Sr. Clemente o popular “Clementinho”, onde foi celebrado a Primeira Estação.

A imagem de Senhor dos Passos carregando a Santa Cruz, foi conduzida no percurso das 15 Estações, pelos Homens do Terço da Comunidade. O papel de Santa Verônica que apareceu na Sexta Estação da Via-Sacra, foi interpretado pela jovem Fabíula Costa. 

Como de praxe, houve uma excente participação da Comunidade do Olho d’Água neste ato celebrado ontem da Via-Sacra. que percorreu o espaço das 15 Estações, saindo da residência do Sr. Clementinho até a Capela Senhor dos Passos, rezando, cantando e fazendo as leituras relembrando o sacrifício passado por Cristo na Cruz, em seguida citando nas reflexões o sofrimento do povo nos dias atuais.

Foi citado e refletido em todas as paradas, a 59ª edição da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB.,  a Campanha da Fraternidade de 2023, cujo tema é “fraternidade e fome” e o lema é “dai-lhe vós mesmos de comer” (Mt 14,16).

História:- A Via-Sacra, também chamada Via Crucis, é o trajeto seguido por Jesus carregando a cruz, que vai do Pretório até o Calvário. O exercício da Via-Sacra, como também é chamada, consiste em que os fiéis percorram, mentalmente, a caminhada de Jesus a carregar a Cruz desde o Pretório de Pilatos até o monte Calvário, meditando simultaneamente à Paixão de Cristo. Tal exercício, muito usual no tempo da Quaresma, teve origem na época das Cruzadas (do século XI ao século XIII): os fiéis que, então, percorriam, na Terra Santa, os lugares sagrados da Paixão de Cristo, quiseram reproduzir, no Ocidente, a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém.

O número de estações ou etapas dessa caminhada foi sendo definido paulatinamente, chegando à forma atual, de quatorze estações, no século XVI. O Papa João Paulo II introduziu, em Roma, a mudança de certas cenas desse percurso não relatadas nos Evangelhos por outros quadros narrados pelos Evangelistas. A nova configuração ainda não se tornou geral. O exercício da Via Sacra tem sido muito recomendado pelos Sumos Pontífices, pois ocasiona frutuosa meditação da Paixão do Senhor Jesus.

Quem foi Verônica?

Segundo a tradição, Santa Verônica foi uma mulher piedosa, que morava em Jerusalém e que, após a Paixão do Senhor, foi a Roma, levando esse véu especial com ela. Seu gesto de compaixão no Calvário é lembrado na Sexta Estação da Cruz.

Uma das várias tradições populares diz que, estando na Itália, Santa Verônica ficou diante do imperador romano Tibério e, quando ela o fez tocar essa imagem sagrada, ele foi curado de uma doença. Acredita-se que ela tenha vivido na capital do império durante o mesmo período que os apóstolos São Pedro e São Paulo. Após sua morte, ela deixou a relíquia da “Imagem Verdadeira” para o Papa Clemente I.

Durante o primeiro Ano Santo da história, celebrado em 1300, o Véu de Verônica foi uma das Mirabilia Urbis (maravilhas da cidade de Roma) exibidas aos peregrinos na Basílica de São Pedro.

Ninguém sabe ao certo o que aconteceu com o véu depois do Ano Santo de 1600. Alguns afirmam que a imagem original ainda esteja na Basílica de São Pedro. Outros acreditam que a imagem original seja a da Igreja da Sagrada Face em Manoppello, na Itália.

Bento XVI foi o primeiro pontífice em 400 anos a visitar a imagem em Manoppello, em setembro de 2006.

Fotos: Oclides/JFC Continue lendo