Sr. Ananias Rodrigues Moreira conhecido por “Nano”, morreu aos 85 anos de idade, ele está com a filha Elvira
Morreu nesta tarde de segunda-feira dia 19 de dezembro de 2022, às 14h45min., o Sr. Ananias Rodrigues Moreira conhecido por “Nano” aos 85 anos de idade. Segundo informações de familiares, Nano caiu na rua sobre um braço, dias depois começou a sentir muitas dores, foi ao Hospital Municipal de Condeúba, de lá foi feito a regulação e encaminhado para Conquista, depois começou a sentir falta de ar precisou ser entubado, porém, hoje (19) ele não resistiu e foi a óbito. Nano deixou viúva a Sra. Diomar da Cruz Prates e 18 filhos: Elzina, Leidia Maria, Laura, Armênia, Manoel (In memória), Milton, Alaide, Eldimiro, Eldimar, Elvira, Elis Regina, Claudia, Claudio, Audinéia, Antônio, Maricélia, Maurícia e Andréia., além de 39 netos, 53 bisnetos e 1 tataraneto. O corpo será velado no memorial São Matheus, a partir das 15 horas. O sepulto será amanhã cedo dia (21/12) às 9:00 horas, no Cemitério Municipal Barão José Egídio de Moura e Albuquerque na sde em Condeúba.
Atendimento: FUNERÁRIA SÃO MATHEUS
Nós do Jornal Folha de Condeúba, neste momento de muita dor e luto, prestamos nossos mais sinceros sentimentos de solidariedade e amor à família do Sr. Nano, na esperança de que Deus nosso Pai, dê todo o conforto e consolo necessário aos parentes e amigos. Que permaneçam as boas lembranças, carinho e afeto para com a memória dele, descanse em paz, nas graças de Deus amigo Nano.
Os vereadores da Câmara Municipal de Barra do Choça elegeram nesta segunda-feira(19), a nova Mesa Diretora do Poder Legislativo Municipal para o biênio 2023 a 2024.
A eleição ocorreu de forma tranquila e civilizada. Venceu a Chapa “Igualdade Para Todos”, que tem como presidente: Ailton Moreira (PP); vice-presidente: Valdomiro Andrade (PSDB); 1º Secretário: João Batista(PSD) e 2º Secretário: Manoel Gomes (DEM). A Cerimônia de Posse será no dia 01 de janeiro de 2023, às 15h, no Plenário Fidelis Pereira.
Presidente Ronaldo Lima participa de votação
Após a contagem dos votos, o presidente eleito da nova Mesa Diretora da Casa, Ailton Moreira (PT) destacou que a nova formação da mesa pretende continuar lutando pela imagem da Câmara de Vereadores. E que o seu mandato, não será apenas daqueles que votaram nele, mas de todos os 13 vereadores, disse.
Ao término da votação ficou assim o resultado, 8 vereadores votam a favor, e 5 contra, com este resultado, fica eleita a nova Mesa Diretora. Acompanhe a cobertura fotográfica desta manhã.
A titularidade de dez secretarias de Estado e da Chefia de Gabinete do Governador está definida. Na tarde desta segunda-feira (19), o governador diplomado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, anunciou os nomes que vão assumir as secretarias da Educação (SEC), Saúde (Sesab), Fazenda (Sefaz), Relações Institucionais (Serin), Justiça e Direitos Humanos (SJDH), Turismo (Setur), Infraestrutura (Seinfra), Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e Agricultura (Seagri), além da Casa Civil e da Chefia de Gabinete.
Permanecem nos seus respectivos cargos os secretários da Fazenda, Manoel Vitório, das Relações Institucionais, Luiz Caetano, e do Turismo, Maurício Bacelar. Os oito nomes novos são: Adolpho Loyola, na Chefia de Gabinete; Afonso Florence, na Casa Civil; Roberta Santana, na Saúde; Felipe Freitas, na Justiça e Direitos Humanos; Sérgio Brito, na Infraestrutura; Tum, na Agricultura; Fabya Reis, na Assistência e Desenvolvimento Social; e Adélia Pinheiro, na Educação.
Ao lado de Geraldo Júnior, vice-governador diplomado, Jerônimo agradeceu a parceria dos partidos da base aliada e afirmou que “hoje estamos fazendo uma entrega importante à sociedade baiana com o anúncio destes nomes. Nós tratamos isso com muito cuidado e não tem decisão individual que não tenha sido compartilhada. Agradeço também à Comissão de Transição por todo trabalho. O desenho feito até aqui nos ajudou nessa definição”, completou. O anúncio dos 15 cargos ainda pendentes será feito brevemente pelo governador diplomado.
Após a reforma administrativa, já aprovada pela Assembleia Legislativa, o Governo do Estado passou a contar com 25 secretarias. Jerônimo aproveitou também a oportunidade para agradecer ao legislativo estadual pela aceitação do texto na ALBA. “Agradeço aos deputados estaduais e partidos pela aprovação da reforma administrativa, que foi adequada junto com o governador Rui Costa. Agradeço, inclusive, à oposição na Assembleia Legislativa, que ajudou bastante também nessa aprovação”.
Coordenação da Vigilância Epidemiológica, informa que aumentou de 2343 para 2346 os que foram infectados pelo covid-19 no município sede de Condeúba. Sendo 31 óbitos, 2309 já foram curados e 6 os casos ativos. Notificados 5.545, aguardam coleta 3, aguarda resultado ZERO e descartados laboratorialmente 3.197.
Foi celebrada a Santa Missa de despedida do padre José Silva da Comunidade do Olho d’Água, ele que está de saida da Paróquia de Santo Antônio em Condeúba, o padre não vai assumir outra Paróquia, pois, ele optou pelo direito adquirido que tem, de ficar um ano afastado das atividades eclesiásticas, após 10 anos de trabalhos consecutivos, o chamado ano sabático.
O padre José Silva deixa grandes legados pela sua rápida passagem na Paróquia de Santo Antônio de Condeúba. Isso nos deixou muito felizes e claro, todos sentem sua saída, porém, reconhecemos a sua participação ativa junto aos movimentos sociais e dando suporte a todas as pastorais, seu trabalho impecável nas comunidades de base, sempre dando orientações de forma espiritual e administrativa às comunidades. Padre José Silva foi um parceiro e defensor inconteste de todos os movimentos que se engloba a nossa querida Igreja Católica.
Ao final da celebração a Comunidade homenageou o padre José Silva através do garotinho Cauã de 5 aninhos, que além de levar uma lembrança, dirigiu ao padre as seguintes palavras:
“Padre, o Senhor é uma pessoa muito especial, o Senhor vai nos fazer muita falta, aceite essa lembrança da nossa Comunidade, Deus o abençoe padre”.
Veja o vídeo
Por último, a Comunidade presente tirou fotos com o padre e ofereceu a ele um café partilhado. O padre José Silva visivelmente emocionado, agradeceu a Comunidade pelas inesquecíveis homenagens a ele dirigidas e disse que todos ficassem com Deus. A assembleia o aplaudiu calorosamente de pé.
HOMENAGEM AO PADRE JOSÉ SILVA
O nosso grato amigo José Silva, foi o 15º padre a assumir de forma oficial a nossa Paróquia de Santo Antonio em Condeúba, ele tomou posse no dia 10 de maio de 2017, ao longo desses 5 anos e 7 meses, ele foi peça fundamental no desenvolvimento da nossa Paróquia, tanto no plano físico como no espiritual. Elencamos alguns dados abixo.
Sede: Veremos aqui os principais acontecimentos que ocorreram: Foi feito a reforma e ampliação do Salão Paroquial. Reforma da Capela do Santíssimo. Na Capela de São Francisco foi feito a manutenção bem como aquisição do Sacrário. Conservação do salão Carla Bagatitni no Divino Eapírito Santo. Conservação da Igreja São João Batista. Adquiriu mais um terreno para a construção da futura Igreja São Vicente de Paulo. Ele recebeu uma doação de um terreno para construção da futura Igreja Santa Rita, doado por “Dalmi e Mamá” localizado no loteamento a margem da Rodovia. Foi feito a perfuração de um posto semi-artesiano. Na ADCC foi criado a implantação do viveiro de mudas e hortas, onde já aconteceu curso de enchertia e a respectiva distribuição de mudas e hortalicia para o povo em geral.
No plano espiritual: Teve as seguintes conquistas: Formações de Ministros da Eucaristia, Liturgia, Cateqese, Pastorais Sociais, entre tantos outros acontceu a fundação do Movimento dos Vicentinos que se oficializou no dia 11/12/2022, com a posse da sua primeira diretoria, porém esse movimento já está em atividade há algum tempo, tendo distribuido mais de 30 toneladas de alimentos não perecíveis, aos mais necessitados através de cestas básicas. Nós não podemos deixar de registrar, que foi no vicariato do padre José Silva, que iniciou-se a peregrinação da imagem de Santo Antônio, passando por todas as Comunidades em visitação. Esse foi também um ponto alto no seu pastoreio, pois, as comunidades se uniram e passaram a rezar em conjunto ou seja, incentivou as comunidades visitar umas às outras, em períodos de festas dos seus respectivos padroeiros.
Na zona rural: O progrsso também continuou, não foi diferente, quase todas se não a maioria das comunidades fizeram reformas, aquisições de terrenos e ampliações, como salas, salões, muros, banheiros, instrumentos musicais sons e outros. Destacamos aqui algumas dessas comunidades como: Barreiro Grande, Distrito do Alegre, Lagoa do Curral, Riacho Seco de Gerosino, Mandassaia, Areal, Morrinho da Feirinha, Distrito da Feirinha, Araças, Lagoa de Dentro, Ripa, Olho d’Água, Nossa Senhora do Rosário no Baixão, Lagoa de Fora, Lagoa das Pedras, Riacho Seco do Brejinho, Jatobá entre outras.
Por tudo isso e muito mais, que o Senhor nos ajudou a realizar neste curto espaço de tempo padre José Silva, o povo condeubense com certeza, não esquecerão do grande pastor, construtor, amigo e conselheiro que o senhor sempre foi para todos nós, que o bom Deus o ilumine sempre em todas as suas atuações junto ao seu ministério. Em especial neste próximo ano sabático que o Senhor tem pela frente, que o seja iluminado pela luz divina para ser bem sucedido em suas decisões. AMÉM!!!
Jair Bolsonaro não teve seu nome citado durante as duas reuniões de Guedes com Haddad;
De acordo com Haddad, as conversas entre os dois ocorreram de maneira cordial;
Bolsonaro revelou na última quinta-feira (15) que teme ser preso pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) não teve seu nome citado durante as duas reuniões realizadas entre o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o titular escolhido pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assumir o Ministério da Fazenda em 2023, Fernando Haddad (PT). As informações são do jornalista Guilherme Amado, do portal Metrópoles.
De acordo com Haddad, as conversas aconteceram de forma cordial. A última reunião ocorreu na última terça feira (13).
Na última quinta-feira (15), Bolsonaro, que desde a o fim das eleições está enclausurado no Palácio da Alvorada, revelou que teme ser preso pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, após o fim do mandato.
Quem divulgou a informação foi o líder do governo no Senado, Carlos Portinho (PL). Ele disse que o chefe do Executivo, a bancada e a cúpula do partido têm se sentido perseguidos por Moraes.
Como funcionará a posse no dia 1° de janeiro de 2023
O Senado divulgou na última quinta-feira (15) o roteiro da posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), que acontece no dia 1º de janeiro de 2023, no Congresso Nacional em Brasília.
No roteiro disponibilizado, contém informações que vão desde a chegada dos Chefes de Estado e de Governo, líderes internacionais, autoridades convidadas e dos empossados, marcada para às 13h45 até às 14h30.
Este ano a Solenidade já bateu o recorde de presenças de líderes internacionais com 17 confirmadas. Alguns dos países que já citaram presença na posse de Lula são: Alemanha, Angola, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai, Portugal e Uruguai.
A sessão solene de posse presidencial está marcada para começar às 15h e será finalizada às 16h20, com a saída do presidente Lula e do vice Alckmin para o Palácio do Planalto.
Confira o roteiro:
13h45 às 14h30 – Chegada dos Chefes de Estado e de Governo, Anexo 1 do Senado Federal (SF)
13h30 às 14h30 – Chegada das autoridades e convidados, Salão Branco
14h20 às 14h30 – Chegada do Presidente e do Vice-Presidente da República eleitos, na Catedral Metropolitana de Brasília
14h30 – Saída do cortejo da Catedral Metropolitana rumo ao Congresso Nacional
14h40 – Chegada do Presidente e do Vice-Presidente da República eleitos no Congresso Nacional com receptivo dos Presidentes do Congresso Nacional e da Câmara dos Deputados
15h – Sessão Solene de Posse Presidencial
15h50 – Deslocamento do Presidente e do Vice-Presidente da República para a Sala de Audiências da Presidência do SF
16h – Saída do Presidente e do Vice-Presidente da República da Sala de Audiências da Presidência do SF em direção à área externa do Palácio
16h05 – Início da cerimônia externa de honras militares
16h20 – Saída do Presidente e do Vice-Presidente da República para o Palácio do Planalto.
Após o evento, um festival vai celebrar a posse do novo governo com dois palcos lado a lado perto da praça dos Três Poderes, em Brasília. As apresentações começam às 18h30 do dia 1º de janeiro.
Primeira etapa da mudança da família de Jair Bolsonaro (PL) aconteceu na última quinta-feira (15);
Na sexta-feira (16), outro caminhão de mudança foi visto no Palácio do Planalto;
Dezenas de caixas numeradas foram levadas até um depósito da capital federal.
A Presidência gastou ao menos R$ 28 mil com a primeira etapa da mudança da família de Jair Bolsonaro (PL), que aconteceu na última quinta-feira (15). As informações são da coluna do Guilherme Amado, no portal Metrópoles.
Dezenas de caixas numeradas, transportadas pela empresa Muda Brasília, foram levadas até um depósito de Brasília.
A firma foi subcontratada pela companhia 5 Estrelas Infinity Serviços e Soluções, que anualmente recebe R$ 941 mil para transportar cargas da Presidência e de seus servidores.
Depois, na sexta-feira (16), outro caminhão de mudança foi visto no Palácio do Planalto. Um dos itens transportados na caçamba do veículo foi uma escultura de moto em madeira. A peça ficava exposta no local.
Batizada de “Harley Mito”, a moto foi dada ao presidente por um apoiador de Mato Grosso do Sul. O objeto subiu a rampa do edifício em março.
Bolsonaro tem recaída na tristeza e deve se afastar por 3 meses
O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a apresentar profunda tristeza nos últimos dias, com a proximidade de sua saída dos palácios da Alvorada e do Planalto, disseram aliados mais próximos a ele. A informação é da coluna do Guilherme Seto, no jornal Folha de São Paulo.
Eles também disseram que o chefe do Executivo vem falando em se manter longe da política durante os três primeiros meses de 2023.
Bolsonaro vinha ensaiando sua saída da reclusão por meio de breves aparições e discursos direcionados aos seguidores.
Aliados do presidente disseram que essa postura foi interrompida porque a movimentação de saída dos edifícios em Brasília teria feito com que “caísse a ficha” quanto a seu afastamento da Presidência
Os correligionários também relataram que ele, além de deprimido e inconformado com a derrota, tem reclamado de cansaço acumulado pela campanha eleitoral.
Eles afirmaram que Bolsonaro se animou no começo da semana após participar de um almoço com o governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
Durante o encontro, ele teria dito ao presidente que pretende se colocar, a partir de 2023, como um gestor técnico sem envolvimento em brigas ideológicas.
Mural com Messi e Maradona em Buenos Aires (Foto: LUIS ROBAYO/AFP via Getty Images)
Com a alma transbordando entre aplausos e gritos, os argentinos viveram um turbilhão de emoções na final da Copa do Mundo conquistada diante da França neste domingo (18), a vitória mais desejada deste país apaixonado pelo futebol e carente de felicidade.
Reunidos em famílias e em grupos de amigos, em casa, em bares ou em parques onde foram instalados telões, e seguindo seus rígidos rituais supersticiosos, os argentinos entoaram um só grito diante do gol de pênalti cobrado por sua estrela, Lionel Messi, aos 23 minutos do primeiro tempo.
Não demorou muito para que o segundo chegasse para dar ainda mais fôlego aos ‘hermanos’. Ángel Di María, que há alguns dias estava com desconfortos físicos, ampliou aos 36 e instaurou um clima apoteótico no estádio Lusail, ao som de “Fideo, Fideo, Fideo”, seu apelido na Argentina.
“Estão jogando com pressão, um trabalho maravilhoso desse treinador (Lionel Scaloni)”, comentou emocionado Gabriel Escalante, serralheiro de 39 anos que assistiu ao jogo no telão instalado no Parque Centenario, no centro de Buenos Aires.
Mas a reação francesa tomou forma com dois gols marcados por Kylian Mbappé no espaço de apenas um minuto (aos 80 de pênalti e, novamente, aos 81), deixou a torcida argentina paralisada, com as mãos na cabeça e de joelhos no chão.
“Imagina o que esses garotos estão sentindo. Toda a Argentina com o coração apertado”, desabafou Emilse Roa, uma avó de 77 anos que exibia um batom com as cores azul claro e branco.
O empate assombrou os ‘hermanos’ até o final, com um gol de Messi no primeiro tempo da prorrogação, que foi igualado novamente pelo camisa ’10’ francês aos 118.
“Eles merecem vencer. É uma pena ir para uma definição como essa. A Argentina dominou mais, eles deram tudo. Futebol é assim”, disse Sergio Loreto, de 32 anos.
Alguns minutos mais tarde, era possível ver rostos aliviados com lágrimas após a vitória da Argentina nos pênaltis.
Agustín Acevedo, um pedreiro de 25 anos da periferia que queria ver a final em Buenos Aires, resumiu que “esta é a última Copa do Messi, queremos que ele se consagre e tenha essa estrela, que é a única que lhe falta”.
“Há sempre altos e baixos na economia, é sempre difícil sobreviver, mas com o futebol você se esquece de tudo”, acrescentou.
– ‘Muchachos’ empolgados –
A ‘Albiceleste’ ganhou sua primeira Copa do Mundo em 1978, em casa, e a segunda, no México, em 1986. Depois seguiu em um período de jejum em que bateu na trave em 1990 e 2014, quando chegou à final e foi derrotada pela Alemanha nas duas ocasiões.
Mas os argentinos sentiam que uma nova glória estava se aproximando e, neste contexto, foram embalados pela música ‘Muchachos’, da banda La Mosca, que diz “voltamos a nos empolgar”, que virou o hino da competição.
“Não gosto de futebol, mas não podia deixar de vir aqui, sentar e assistir ao jogo. Não podia. O time, o povo e o país merecem a vitória. Não há uma pessoa no mundo que não se identifique com o futebol argentino, com Messi e (Diego) Maradona, jogadores que fizeram história. Nós que nascemos depois de 1986 desejamos isso com nossas almas”, disse Joel Ciarallo à AFP.
– Paixão argentina –
O Obelisco, cartão-postal de Buenos Aires, localizado na Avenida 9 de Julio e ponto de comemoração do futebol, foi tomado por torcedores antes mesmo do jogo começar.
O trânsito no centro da capital foi fechado, com o serviço de metrô limitado. As ruas pareciam completamente desertas durante a transmissão do jogo.
No bairro de Villa Devoto, um grupo de torcedores assistia à partida na casa que pertenceu à Maradona, aberta aos vizinhos pelo seu novo proprietário, Ariel García, um advogado de 47 anos.
“Maradona lembra a todos os argentinos da nossa infância com a família. Maradona foi quem mais nos deu alegrias”, disse García, evocando o ídolo que os argentinos chamam de ‘D10s’.
Buenos Aires, outras cidades argentinas e até os bairros mais remotos exibiam as cores do azul claro e branco nas camisas com o número ’10’ de Messi, nos enfeites das fachadas de casas e lojas, nos rostos maquiados, nas unhas pintadas e em algumas calçadas no centro da capital.
Até mesmo turistas de passagem pela cidade se contagiavam com essa paixão sincera.
“Todos queremos que Messi ganhe a Copa. Eu o acho o melhor jogador de todos os tempos e merece ganhá-la”, disse Greg Layhe, um inglês que poderia ter sido o maior rival dos argentinos em outro momento.
Comentários