Dia: 11 de janeiro de 2022

Condeúba/Faz. Quilombo: Morreu o Sr. Jesuíno Fernandes de Freitas aos 88 anos de idade

 

Sr. Jesuíno Fernandes de Freitas, morreu aos 88 anos de idade

Morreu nesta tarde de terça-feira dia 11 de janeiro de 2022 às 17h30min., o Sr. Jesuíno Fernandes de Freitas aos 88 anos de idade. Segundo informações de familiares, já vinha acamado há uns 6 meses devido a um tombo que levou, porém hoje não mais resistiu e foi a óbito. O Sr. Jesuíno era uma pessoa muito respeitada e conhecida por muitos, era amigueiro e vivia sempre alegre e contente. Ele deixou viúva a Sra. Jesuína Spinola de Freitas e doze filhos Orlinda, Maria Orminda (in memórian), João (in memórian), Antônio, Hélio, Santo, Aparecido José, Lucimar, Otavio, Elizabete, Adenilto, Deilda além de 25 netos 14 bisnetos e 1 tataraneto. O corpo está sendo velado em sua residencia na Fazenda Quilombo, ele será sepultado hoje a tarde (12) por volta das 16:00 horas, no Cemitério Municipal da Baixa do Higino. 

Atendimento: FUNERÁRIA SÃO MATHEUS

Nós do jornal Folha de Condeúba deixamos nossos profundos sentimentos aos queridos familiares do Sr. Jesuíno, por eles estarem passando essa terrível dor, pela perca irreparável desse ente tão querido! Que o bom Deus o tenha ao seu lado para eternidade. Descanse em paz amigo Jesuíno.

Prefeitura prepara Lomantão para jogos do Vitória da Conquista no Baianão

O Estádio Municipal Lomanto Júnior (Lomantão) está recebendo intervenções estruturais para os jogos do ECPP Vitória da Conquista no Campeonato Baiano de Futebol. O laudo técnico atestando a capacidade do estádio de sediar as partidas ainda está vigente e, com as medidas que vêm sendo tomadas pela Prefeitura, deve ser renovado ainda neste mês.

Para isso, estão sendo atendidas algumas solicitações do Corpo de Bombeiros, a exemplo da substituição de placas de sinalização e das lâmpadas de emergência, além da sinalização da saída de emergência. Uma limpeza geral está sendo realizada na área externa, com poda de árvores, capina, roçagem e varrição. Alguns reparos também sendo realizados nos sanitários.

O gramado já está em condições ideais para os jogos. Desde o mês de outubro, quando a Prefeitura realizou o Copa dos Servidores, o campo vem recebendo a manutenção adequada. Neste momento, vêm sendo executadas a rega e poda periódicas.

Servidores das secretarias municipais de Serviços Públicos (Sesep) e Meio Ambiente (Semma), além de participantes do projeto Começar de Novo, estão empenhados nos serviços e a previsão é que sejam finalizados até o dia 20 de janeiro, já que no dia 22 o Lomantão tem sua estreia no Campeonato, com a partida entre o Vitória da Conquista e o Bahia de Feira.

O coordenador municipal de Esportes, Luciano Pina, faz algumas recomendações para o público. “A gente convida o torcedor para vir, mesmo que agora, com o novo decreto, só três mil torcedores possam ter acesso aos jogos”, explica.

Condeúba: A Secretaria de Saúde informa o boletim da covid-19 hoje (11), aumentou DOIS casos

Segundo o gráfico divulgado pela Coordenação da Vigilância Epidemiológica, informa que aumentou de 1404 para 1406 os que foram infectados pelo covid-19 no município sede de Condeúba. Sendo 26 óbitos, 1366 já foram curados e 14 os que estão em tratamento. Suspeitos 4.166 aguardam coleta 80, aguardam resultado 76 e descartados laboratorialmente 2.604.

Casos de Covid-19 triplicam em Brumado reflexo das festas de final de ano, diz secretário de saúde

O secretário municipal de saúde de Brumado, Cláudio Soares Feres – Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O número de casos de Covid-19 triplicou na cidade de Brumado, nos últimos dias. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres, avaliou que o aumento se deve às aglomerações registradas no final do ano em virtude das festas de Natal e Ano Novo.

“Tivemos uma movimentação maior de pessoas no final de ano, o que é natural, mas isso ajuda a disseminação e circulação do vírus”, explicou. O secretário disse que, assim como em todo país, cresceu também a busca por atendimentos no hospital e nas unidades de saúde do município.

“Infelizmente, estamos com esse quadro elevado do número de atendimentos nas emergências de todo país e Brumado não é diferente”, lamentou. De acordo com o último boletim epidemiológico, Brumado possui 51 casos ativos da doença.

Urgente: Com aumento de casos e do índice de contaminação por Covid-19 Prefeitura estuda retorno de restrições

Em reunião na tarde desta segunda-feira (10), o Comitê de Gestão para o enfrentamento da Covid-19 avaliou o quadro da doença no município e considera a possibilidade de fazer retornar algumas das restrições relacionados ao funcionamento de bares e restaurantes e à presença de público em eventos de qualquer natureza.

Pelos dados atuais o município vem registrando um aumento na taxa de contaminação, que, na semana epidemiológica encerrada no dia 8, chegou a 2.1, a maior desde a última semana de outubro, quando esteve em 3.39. Também está sendo considerada a média diária de casos confirmados, que bateu em 94.29, mais alta desde a semana de 13 a 19 de junho do ano passado, que foi de 109.43.

A avaliação será informada à prefeita Sheila Lemos na manhã desta terça-feira (11).

“Os números preocupam e a nossa intenção é atuar de forma eficaz para não permitir que a Covid-19 retorne aos índices do ano passado. O que mais importa é podermos salvar vidas e não permitir que a Covid-19 avance”, explicou o coordenador do comitê, Kairan Rocha.

Índices
Embora os números de internação nos leitos de UTI destinados à Covid-19 estejam bem abaixo dos registrados no ano passado, mesmo considerando a diminuição dos leitos em 58,5% (no momento mais agudo da pandemia eram 70 leitos de UTI disponíveis pelo SUS), o Comitê de Gestão considera o momento delicado. A média semanal de pacientes de Vitória da Conquista em UTI é de 8.71, maior registrada depois da semana epidemiológica de 22 a 28 de agosto de 2021, quando 14 moradores do município estavam internados.

A secretária municipal de Saúde, Ramona Cerqueira, ressalta que nem todos os pacientes estão com Covid-19, alguns estão com síndrome gripal, podendo ser Influenza, mas, como os testes realizados dependem do resultado do Laboratório Central da Bahia, em Salvador, e levam de 7 a 10 dias para chegarem, não há como deixar de internar. Ela lembra que a Prefeitura estruturou o Centro Covid para se transformar em um gripário, sendo possível realizar os testes e reduzir a pressão sobre o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) e a UPA, que, como acontece também com as unidades de saúde do município, estão com sobrecarga devido ao surto de gripe.

“O momento exige um cuidado especial, porque temos variantes da Covid-19 circulando, em especial a Ômicron, que tem uma contaminação rápida, e ainda um surto de Síndrome Gripal, que pode incluir a H3N2, que pode confundir as pessoas, além de torná-las mais vulneráveis ao SARS-CoV-2 [síndrome respiratória aguda grave que causa a Covid-19]. Por isso nossa preocupação e ações de prevenção e combate”, esclarece Ramona.

Crônica: Tem dois anos que o mundo acabou por Levon Nascimento

Dá uma tristeza danada quando me recordo de que em janeiro de 2020 minha filha me chamou a atenção para uma pequena nota na imprensa que informava de um surto na China, causado por um novo vírus.

Lembro-me de minha reação despreocupada e xenofóbica – sim, eu confesso – ao proferir, em tom de pilhéria, a seguinte frase:

– Ah, mas esses ‘trem’ só acontecem lá do outro lado do mundo!

O fato é que a potência emergente oriental controlou rapidamente a epidemia, que virou pandemia e se espalhou como rastilho de pólvora pelo pedante Ocidente.

Economias faliram, escolas, igrejas e cidades se fecharam. O virtual substituiu o presencial e as máscaras subiram às faces assombradas.

Mais de 600 mil brasileiros morreram em decorrência da patologia derivada do novo coronavírus, em pouco menos de dois anos.

Nos Estados Unidos, até então donos do mundo, o estrago se somou à irradiação do negacionismo trumpista, que também fez escola por aqui, decorrente de nossa tragédia nacional, de eleger um governo irracional e miliciano em 2018.

Pessoas conhecidas se foram e muitos amigos sofreram pessoalmente de internações e/ou intubações dolorosas. Eu mesmo experimentei dias difíceis patrocinados pela COVID-19, mas sem necessidade de leito hospitalar.

Vacina virou palavra de ordem e conceito em disputa. Quem jamais questionara de que era feito o azulinho da Pfizer, de repente virou especialista em nano-chipes da besta, peremptoriamente contidos nos imunizantes, a fim de por a perder as pias almas cristãs.

A nova peste é sem dúvidas um dos três grandes pesadelos da contemporaneidade, em nada devendo à crise climática e à escandalosa desigualdade econômica que perpetua pouquíssimos ricos e reproduz bilhões de miseráveis mundo a fora. Aliás, as três são amazonas do apocalipse civilizatório da sociedade do capital, parceiras na insensatez e na morte.

Que 2022 não seja um 2020.3!