Dia: 24 de outubro de 2021

Paróquia Santo Antônio/Condeúba: Concluída a festa de nossa Senhora Aparecida co-padroeira do Olho d’Água

 

A imagem de nossa Senhora Aparecida, a co-padroeira diante do Altar da Capela de Senhor dos Passos no Olho d’Água

Na tarde deste domingo dia 24 de outubro de 2021, com início às 15:00 horas, o Padre José Silva fez a celebração da Santa Missa na comunidade do Olho d’Água, completando assim, o encerramento das festividade em honra e glória a nossa Senhora Aparecida co-padroeira de nossa Comunidade.

A celebração foi feita com os fiéis tomando todos os cuidados seguindo recomendações do nosso pároco, ou seja, todos usando máscara, fazendo higiene nas mãos e mantendo o máximo possível de distanciamento. Ao final da celebração o padre José Silva voltou a reiterar, para que os fiéis quando vier em algum encontro na Igreja, que tomem os mesmos cuidados de hoje nesse nosso encontro.

De pé a Catequista Milena Silveira com seus alunos Dielly, .. e Heloísa

Foram apresentados para a assembleia três catequizandos: 1 – Dielly Giovana Mariano, filha de Vandielia de Avelar Brito e Anderson Souza Mariano. 2 – Heloísa Pereira de Sousa, filha de Izabel Prates Pereira e Aloísio Alves de Sousa. 3 – Antônio Carlos Pereira Barbosa, filho de Vera Pereira Barbosa e Lafaete Pereira Barbosa. Ao final a catequizando Dielly Giovana agradeceu sua catequista Milena pelo empenho e atenção dada a eles durante o curso e agradeceu aos pais pelo encaminhamento ao curso de catequese.

Na hora dos avisos, a nossa coordenadora Angelina parabenizou a catequista Milena e os catequizandos, agradeceu a todos da comunidade pela grande colaboração na condução de mais uma festa realizada em louvor a nossa Senhora Aparecida.

O Padre José Silva por sua vez, parabenizou Milena Silveira pelo excelente serviço prestado junto a esta comunidade e também parabenizou os catequizandos pela conclusão do curso. O Padre abriu um parentese para dizer que dia 17 de dezembro próximo, retornará aqui para celebrar o casamento de Milena e já antecipou que Milena irá fazer muita falta para todos nós, tendo em vista, que após o casamento, Milena mudará para São Paulo.

Fotos: Oclides/JFC Continue lendo

Condeúba: A Secretaria de Saúde informa o boletim da covid-19 hoje (24), NÃO HOUVE aumento de caso

Segundo o gráfico divulgado pela Coordenação da Vigilância Epidemiológica, informa que NÃO HOUVE aumento permanecendo por tanto os 1349 infectados pelo covid-19 no município sede de Condeúba. Sendo 26 óbitos, 1323 já foram curados e ZEROU os que estavam em tratamento. Suspeitos 3.641 aguardam coleta 2, aguardam resultado ZERO e descartados laboratorialmente 2.290.

Confira o boletim deste domingo (24):

Suspeito de mandar matar pediatra em Barra se apresenta à polícia

O homem suspeito de ser o mandante da morte do pediatra Júlio César de Queiroz Teixeira, 44 anos, se apresentou à polícia, na tarde desta sexta-feira (22), na delegacia de Barreiras, no oeste da Bahia, segundo informações da Polícia Civil.

O médico foi assassinado no dia 23 de setembro, enquanto realizava atendimento no seu consultório. Ele foi baleado na frente de pacientes e da esposa, que é enfermeira e trabalhava com ele no local.

De acordo com a polícia, o suspeito se apresentou nesta sexta na 11ª Coorpin Barreiras por volta das 15h. Ele, que teve a prisão decretada no início de outubro, estava foragido.

Conforme a polícia, foram realizadas as comunicações de praxe, além de exame de lesões corporais no custodiado. Também foi cumprido o mandado de prisão em desfavor do mesmo. As informações são do jornal A Tarde.

TCM multa prefeita de Aracatu em licitação de contratação de serviços de limpeza pública

prefeita de Aracatu, Braulina Lima Silva (Republicanos)

Os conselheiros e auditores da 1ª Câmara do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) acataram parcialmente denúncia apresentada contra a prefeita de Aracatu, Braulina Lima Silva (Republicanos), em razão de exigências excessivas contidas no edital do Pregão Eletrônico nº 15/2021.

O certame tem por objeto a prestação de serviços de limpeza pública no município. Segundo o conselheiro José Alfredo Rocha Dias, relator do processo, multou a gestora em R$ 1,5 mil.

Segundo a denúncia, apresentada pela empresa “Ecsam Serviços Ambientais”, a exigência de documentos para a comprovação da qualificação técnica das empresas licitantes, contida na cláusula 11.1.7 do edital, exigências restritivas à concorrência.

O conselheiro José Alfredo considerou irrazoável obrigar as empresas licitantes a comprovarem “experiência mínima de três anos” na prestação de serviços a serem contratados.

O mesmo entendimento se deu quanto à exigência de visto do registro do profissional, pelo simples fato de participar da licitação, vez que está acima daquelas fixadas pelo legislador.

O Ministério Público de Contas, através da procuradora Camila Vasquez, se manifestou no sentido do “conhecimento e, no mérito, pela procedência parcial da denúncia, com a correspondente aplicação de multa à prefeita de Aracatu”. Cabe recurso da decisão.

Delegacia Virtual adiciona crime de maus-tratos contra animais

Os registros de ocorrências de maus-tratos contra animais passaram a poder ser feitos pela internet. A inclusão do tipo de crime pela Delegacia Virtual foi feito na última segunda-feira (18).

A mudança facilita e agiliza não só a denúncia, como a investigação dos casos, explica o procurador jurídico do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV-Ba), Thiago Mattos.

“É uma inovação em relação ao crime de maus-tratos, vai ficar muito mais fácil para investigar. Antes, as pessoas tinham que se locomover para uma delegacia especializada, que trata desse tipo de crime, então até comparecer à delegacia era dificil.

Agora, na Delegacia Digital, basta registrar, aí vão validar o boletim de ocorrência e, se estiver com as condições exigidas, ele é encaminhado para a delegacia competente.

As informações pedidas são básicas, de acordo com orientações normais mesmo de qualquer denúncia”, diz. O usuário seleciona o estado onde o fato ocorreu e, com o cadastro do governo, seleciona o tipo de crime que deseja comunicar.

Entre as opções, agora há a de “maus-tratos contra animais”, que ocorre quando alguém fere, mutila, realiza experiência dolorosa ou cruel em animais.

Barreiras: Mulher morre em acidente que caminhonete ficou presa em copa de árvore

Foto: Marlon Ferraz

Uma mulher morreu na madrugada deste sábado (23), após um acidente com uma caminhonete na BA-459, no Anel da Soja, no trecho da cidade de Barreiras, no oeste da Bahia. as informações são do G1. Através de imagens é possível notar que o veículo foi parar na copa de uma árvore.

Conforme informações obtidas pela equipe da TV Oeste, sete pessoas seguiam na caminhonete e seis delas ficaram feridas. O motorista teria perdido o controle da direção, caiu em uma área de mata e ficou preso na copa da árvore.

A mulher que morreu estava sem cinto de segurança e foi arremessada do veículo no momento do acidente. Não há detalhes do estado de saúde dos outros ocupantes do veículo.

Eles foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não há detalhes da unidade de saúde que foram levados. O corpo da mulher foi removido do local do acidente.

Cooperativa da agricultura familiar lança chocolate diet 75%

Depois do sucesso dos chocolates em barras de 80g e 20g, com variados percentuais de teor de cacau, bombons de chocolate com frutas desidratadas e geleia de cacau, a Bahia Cacau, primeira fábrica de chocolate da agricultura familiar do país, lança sua nova aposta no mercado: o chocolate 75% de cacau diet.

Sem adição de açúcares, o chocolate é perfeito para consumidores que não podem ou não querem ingerir açúcar em sua alimentação, mas que não abrem mão do sabor e da qualidade, e também para os veganos. Na composição dos ingredientes, tem a massa e a manteiga de cacau, lecitina de girassol e o malditol em pó. O produto não tem lactose, glúten, conservantes, aromatizante e gordura trans.

A Bahia Cacau é gerida pela Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba), e recebe apoio do Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva. São R$ 3 milhões de investimento direcionados para a melhoria da qualidade do cacau nas propriedades, aquisição de equipamentos para o processo de beneficiamento, a ampliação da produção e as estratégias de mercado.

O empreendimento foi criado no ano de 2010 e agrega valor ao sistema produtivo do cacau, além de contribuir na preservação da Mata Atlântica no Sul da Bahia e na elevação da renda dos agricultores familiares.

O diretor-presidente da Coopfesba, Osaná Crisóstomo, está otimista com o lançamento do novo produto e espera atingir novos mercados com o Bahia Cacau: “Estamos aproveitando esta retomada da economia para oferecer aos nossos clientes este lançamento, o chocolate 75% Diet que mantem o padrão de excelência e qualidade Bahia Cacau e atinge as pessoas que não pode usar açúcar em sua alimentação”.

Disponível em barra de 80g, o chocolate diet Bahia Cacau poder ser encontrado nos seguintes locais: Em Salvador e região metropolitana, nas lojas Cesol do Salvador Shopping e na loja In Nature, em Lauro de Freitas. Ou pela na loja virtual Escoaf. No interior do estado, em Ibicaraí, Arraial da D’Ajuda, Porto Seguro e Feira de Santana.

Assessoria de Comunicação SDR/CAR