Dia: 12 de outubro de 2021

Condeúba: A Secretaria de Saúde informa o boletim da covid-19 hoje (12), NÃO HOUVE aumento de caso

Condeúba 160 anos de emancipação Política

Segundo o gráfico divulgado pela Coordenação da Vigilância Epidemiológica, informa que NÃO HOUVE aumentou, permaneceu os 1347 infectados pelo covid-19 no município sede de Condeúba. Sendo 26 óbitos, 1316 já foram curados e 5 que estão em tratamento. Suspeitos 3.625, aguardam coleta cinco, aguardam resultado três e descartados laboratorialmente 2.270.

Confira o boletim desta terça-feira (12):

Paróquia de Santo Antônio/Condeúba: Comunidade do Riacho Seco de Gerosino concluiu festa de nossa Senhora

POR Eilane Silveira A Comunidade do Riacho Seco de Gerosino fez o tríduo da festa em honra e louvor a nossa Senhora Aparecida co-Padroeira da comunidade, nos dias 8, 9 e 10 de outubro. Concluindo o tríduo com a celebração da Santa Missa no dia 10 às 15:00 horas pelo nosso Pároco Padre José Silva.

Hoje dia 12 fizemos a celebração da palavra pela manhã às 8:00 horas,  em seguida, saímos em carreata e cavalgada por toda a comunidade. As Festeiras Maria da Costa e Dinalva Costa Coutinho Silveira, agradeceram a todos pela grande participação e apoio dado pela comunidade. Na sequencia foi entregue a bandeira para a futura festeira, Liliane Carlos. 

Fotos: Festeiros Continue lendo

Leandro Flores – “Ser Criança É Não Ter A Ânsia De Querer Ser…”

Poeta, Escritor, Roteirista, Jornalista e Bacharel em Direito, Condeubense Leandro Flores

Ser criança é não ter a ânsia de querer ser…
É viver sem se comprometer
com a realidade daqueles que nada são
Não vivem
Não sonham
Não têm imaginação

Ser criança é não se
Contentar com a monotonia
Do mundo…
Com a falta de graça,
de cores, de rumo…
É aproveitar a vida
Cada segundo

(…)

Ser criança é sorrir
Com as coisas
simples da vida
É ter o coração livre
E amar sem medida

FLORES, Leandro, 2017

 

Um feliz dia a todas as crianças (grandes e pequenas).

Leandro Flores

Comemora-se o dia da Imprensa condeubense em 12 de outubro

Hoje 12 de outubro comemora-se vários acontecimentos importantes, dentre eles os mais conhecidos e comemorados que são o dia da criança, feriado Nacional de Nossa Senhora Aparecida a Padroeira do Brasil. Nós comemoramos também neste 12 de outubro, o dia da “Imprensa Condeubense”, o qual foi oficializado através da Lei nº 897 de 30 de abril de 2015 de nossa iniciativa e de autoria das vereadoras “Cida de Lerim e Nena”, a qual foi sancionada pelo então Prefeito Guto, a eles nossa gratidão.

A presente Lei vem coroar de êxito a brilhante iniciativa ocorrida no dia 12 de outubro do longínquo ano de 1916, data em que circulou pela primeira vez em nosso município, um periódico por nome de jornal “O Condeúba”, o qual teve tiragens e circulações quinzenais e durou por volta de seis meses. Seu fundador foi o Capitão José Vieira da Tipografia Vieira e o redator chefe era João Ângelo do Sacramento. A Tipografia Vieira, foi a maior empresa do gênero instalada em Condeúba até os dias de hoje, era um parque gráfico muito bem montado e equipado com o que havia de mais moderno na época.

“O Alvorecer” segundo jornal a circular quinzenalmente no Município de Condeúba, foi fundado pelo Tenente Helvécio Ribeiro por volta do segundo semestre do ano de 1917, não temos data de encerramento do mesmo, porém, sabe-se que houve uma publicação datada de 10 de julho de 1923. Seu redator chefe era Mario Mena Cordeiro, o qual foi impresso também na Tipografia Vieira.

O Jornal Folha de Condeúba Ltda., foi o terceiro órgão da imprensa escrita que surgiu no município, fundado em 12 de fevereiro de 2009 sendo que a primeira impressão circulou em março de 2009. As edições foram feitas pela Gráfica Log em Vitória da Conquista, sua circulação impressa durou até agosto de 2011, a última edição.

Houve algumas tiragens mensais de até três mil exemplares, a Folha de Condeúba foi o jornal que teve maior circulação mensal nos municípios da região, chegou a ser distribuído em cerca de 50. O jornal ainda continua de forma virtual pelo site: www.folhadecondeuba.com.br, seus fundadores foram Oclides Ribeiro da Silveira e Juari Francisco do Nascimento, sendo que a redação sempre ficou a cargo de Oclides da Silveira

A Rádio Liberdade FM é uma emissora comunitária, cuja fundação foi dia 28 de julho de 1998 através do então Prefeito Marcolino Gonçalves Neto, sua mantenedora é Associação dos produtores e Moradores do Município de Condeúba, a qual tem uma programação ativa diária das 05:00 às 22:00 horas. Contando com os seguintes comunicadores: Cláudio Novais, Chico Lima que seu atual Presidente, Reginaldo Santos diretor Técnico, “Cassinho” e Dr. Raimundo, Karine Pereira, Mônica Nascimento, Paulinho Dj., William Dutra, Pastoral da Criança com Sueli e também com as Igreja Evangélicas Adventista, Assembleia de Deus, Batista Renovada de Condeúba, Missão Urgente e a Mundial Poder de Deus.

Outro órgão de comunicação que temos na cidade entre os de maior abrangência é o site: www.ddez.com.br que foi fundado em 21/11/2006 por Décio Francis da Silva que é seu proprietário.

Vem surgindo bons sites na cidade como a Rádioweb Garcia fundada em 2008 que é de propriedade de Gilmar Garcia, assim como o site: Portal Condeúba que é de propriedade de Gilberto Garcia.

Temos ainda os escritores autores de músicas como Artulio Reis, Eduardo Lima Viana, Cauê Procópio, Salvador o “Doquinha”, escritores como Tranqüilino Torres, Agnério Evangelista de Sousa, Antonio Santana, Aline dos Santos, Regiane David, Leandro Flores, José de Sousa, Jovino Coutinho, Otaviano Vieira Lima, Edson Silveira, Paulo Henrique Cordeiro, Joandina Maria de Carvalho, Editatoo, Políbio César, Helen Novaes, os jornalistas Oclides da Silveira e o competentíssimo “Ló”, entre tantos outros.

Assim, completamos essa pequena homenagem ao dia da Imprensa Condeubense, relembrando àqueles que fizeram e os que ainda fazem a história de Condeúba, através de jornais, livros sites e rádio.

Nós do Jornal Folha de Condeúba parabenizamos todos os condeubenses envolvidos nesta magnífica arte de comunicar. Reiteramos mais uma vez a todos, para que nos unamos em face da criação da Academia de Letras Condeubense, assim sendo, ficaremos melhor organizados e vistos com mais destaques pelo trabalho que cada um desenvolve no seu segmento. Desta forma, estaremos dando certamente um passo firme na nossa organização, com isso, ficaremos mais unidos e fortes para nos proteger das mazelas de alguns seguimentos rancorosos, que tendem estar sempre atacando os meios de comunicações.

Prof. Escritor Agnerio Evangelista de Sousa

A Comunicação Humana Professor Agnério Souza Deve-se ao alemão Johannes Gutenberg a invenção da imprensa em 1430. Era uma máquina de imprensa que contava com uma prancha onde eram dispostos os tipos ou caracteres móveis. Esse maravilhoso invento revolucionou a cultura e a sociedade no mundo moderno.

Ao longo do tempo, surgiram diversos meios de comunicação social como os livros, os jornais, as cartas, a televisão, o rádio, o telefone, a internet, o e-mail e redes sociais as quais servem para difundir a informação entre os homens. A comunicação é uma questão essencialmente social, no dizer do jornalista Colin Cherry.

Para ele, o homem desenvolveu uma porção de diferentes sistemas de comunicação que lhe tornam possível a vida social. Entre todos esses sistemas de comunicação, o mais importante é a fala e a linguagem humana. O desenvolvimento da linguagem se reflete de volta no pensamento, pois, com a linguagem, os pensamentos se organizam e novos pensamentos podem surgir.

Sistemas de ética e de leis foram edificados. O homem se tornou uma criatura social, consciente de si própria, responsável. Na medida em que as palavras que usamos desvendem a verdadeira natureza das coisas, tal como a verdade se evidencia a cada um de nós, as várias palavras referentes à comunicação pessoal são deveras reveladoras. Comunicar é partilhar.

Dizemos que temos uma só ideia ou que nos compreendemos um ao outro, salienta Cherry. O grau de comunicação, a partilha, a conformidade constitui uma medida de comunidade de idéias.

Temos em Condeúba dois meios de comunicação de massa: A Folha de Condeúba e o Ddez. Estão de parabéns os jornalistas Oclides da Silveira e o Sr. Décio Pereira por manterem esses dois meios de comunicação social em nossa terra, pois muito tem informado, comunicado, noticiado ao grande público leitor condeubense, a muitos têm servido de boa vontade e com presteza de serviços prestados. A população agradece.

Também agradecemos à Rádio Liberdade FM, de alcance médio no município, porém de grande utilidade. Nosso muito obrigado e nossos parabéns a todos pelo Dia da Imprensa condeubense. Que a liberdade de imprensa seja cada vez mais livre, respeitada e digna, pois a informação é necessária, já faz parte do cotidiano de nossa vida. Precisamos dela para conhecimento do mundo, da vida, da sociedade. Tudo enfim.

E como conclui Cherry: “HOMEM ALGUM É UMA ILHA COMPLETA EM SI MESMA”.

………………………………………………………………………………………………………..

Escritor e Poeta Edson Silveira

Salve, salve a Imprensa Condeubense

Falar da imprensa condeubense é…
Articular a democracia
E promover a liberdade,
É dar estadia,
Voz ao povo
E a sociedade.

Vale ressaltar a evolução
De primor e desenvolvimento
Na liberdade de expressão
Que desde seu surgimento,
Resume uma comunicação
Imprescindível e significativa
Na vida do cidadão.

E em nossa cidade não foi diferente,
Aos poucos chegaram
A imprensa a nossa gente,
Tornando meios de comunicações essenciais
Com a prestação de serviços sociais.

Vale destacar o Jornal Folha de Condeúba
A Rádio Liberdade FM
E a todos noticiários, blogs e sites em geral
Levar notícia a população,
É primordial.

Ser imprensa condeubense é…
Percorrer várias retas e descobrir novos horizontes…
E em cada caminho ver uma nova estrada,
Quão sublime missão numa trajetória
De desafios e vitórias.

Parabéns a Imprensa Condense pela maestria na arte da comunicação!!!

Saudações poéticas,
Escritor e Poeta Edson Silveira.

………………………………………………………………………………………………………..

POR Políbio César

Professor Políbio César de Carvalho

Uma forte democracia incentiva a imprensa livre – aquela que mantém o público informado, permite uma diversidade de vozes e responsabiliza os líderes.
Há tanta notícia ao nosso redor: na internet, na TV, no rádio e em jornais impressos ou eletrônicos e por isso é fácil esquecer do importante papel que os jornalistas desempenham.
A imprensa tem a significativa função de informar: para ajudar os cidadãos a compreender as diversas situações complicadas e processos que envolvem a nossa sociedade; conscientizar as pessoas de como as decisões tomadas nos níveis mais altos as afetarão.
A imprensa também permite que as pessoas expressem e ouçam opiniões diferentes das pessoas que estão no poder. Relatar as opiniões de líderes da oposição e publicar editoriais críticos das atividades governamentais possibilitam uma diversidade de vozes. Líderes comprometidos com a democracia provavelmente não gostam que suas políticas sejam desafiadas publicamente, mas defenderão o direito da imprensa de fazê-lo.
Condeúba hoje, possui o Jornal Folha de Condeúba, que vem fazendo um trabalho jornalístico e, portanto, abrange vários setores de nossa sociedade, seja ela constituída ou informal.
O Jornal Folha de Condeúba tem prestado serviços à nossa sociedade, através de coberturas de eventos políticos, culturais, esportivos, sociais e de utilidade pública.
Sou um assíduo leitor do Jornal Folha de Condeúba.
Parabéns, JORNAL FOLHA DE CONDEÚBA! Assim como outros órgãos de comunicação que temos em nossa cidade. Viva a imprensa de Condeúba!!! 

………………………………………………………………………………………………………..

O Chefe de Gabinete do Prefeito Paulo Henrique Cordeiros

Caros leitores, neste dia 12 de outubro, festejamos o dia da imprensa no município de Condeúda e, assim sendo, é bem justo homenagear o jornal Folha de Condeúda e o seu principal escritor, o jornalista Oclides da Silveira.

A Folha, cumpre a missão de promover a boa notícia, fazendo um jornalismo comprometido com a verdade e a seriedade de transmitir os fatos com exatidão e descrição fiel. Condeúba agradece ao blog e ao grande Oclides da Silveira, que desempenha um papel ímpar na sociedade, de forma especial com o seu carisma e sua presença marcante nos momentos importantes de nossa comunidade. Parabéns, imprensa condeubense! Parabéns ao jornal Folha de Condeúda!

………………………………………………………………………………………………………..

Poeta, Escritor e Prof. Antônio da Cruz Santana

No dia 12 de outubro de 2021, é também comemorado o Dia da Imprensa Condeubense. Desejo a todos os jornalistas e a toda mídia local, em especial ao jornal eletrônico Folha de Condeúba, os meus parabéns por levar a notícia aos quatro cantos deste Município e de toda a região, com compromisso e seriedade nas informações.

Gostaria também de parabenizar o amigo e editor do jornal Folha de Condeúba, Oclides da Silveira, pelo excelente trabalho prestado a sociedade condeubense. Que Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil, ilumine cada vez mais os seus caminhos e o compromisso na condução de um jornalismo sério, competente e independente.

Um grande abraço a todos!

Paróquia de Santo Antônio/Condeúba: Olho d’Água realizada festa da co-padroeira nossa Senhora Aparecida

A garotinha Emilly entrou na Igreja conduzindo a imagem de nossa Senhora Aparecida

Nesta noite de segunda-feira dia 11 de outubro de 2021, foi realizada a terceira e última noite do Tríduo em honra e glória a nossa Senhora Aparecida co-padroeira da comunidade do Olho d’Água. A excelente celebração de ontem foi feita pelo grupo do quinto domingo, pastorais da criança e do dízimo e catecumenato. 

Gisele Cordeiro no meio da celebração, pediu para as crianças entrarem, as quais encenaram em forma de teatro sobre o primeiro milagre feito por Jesus, em Caná da Galileia transformando água em vinho e ali podemos ver o papel fundamental de Maria na orientação do processo junto ao Mestre Sala e os servidores do vinho.

Na segunda noite foi feito a entrada com a equipe de liturgia conduzindo os rosários, o celebrante prof. Helio com a vela simbolizando a luz, as Ministras da Eucaristia com rosas brancas, o jovem João Pedro com a Bíblia e a Sra. Maria conduziu a imagem de nossa Senhora até ao altar. A comentarista Geisa Silveira fez um poema em louvor a nossa Senhora, o qual foi recitado pela comentarista na medida em que a Sra. Maria ia adentrando com a Igreja de nossa Senhora rumo ao Altar.

Na primeira noite a celebrante foi a Catequista Milena Silveira. A nossa animadora Angelina fez um poema e na medida que ela ia recitando-o, foram entrando os fiéis com redes, simbolizando o encontro da imagem da Padroeira do Brasil. Que foi no Porto Itaguaçu, bem próximo ao Santuário Nacional, que em 1717 os pescadores encontraram a imagem de Nossa Senhora Aparecia nas águas do Rio Paraíba do Sul.

Anallu no colo da sua avó Sandra e Théo no colo de sua mãe Juliane Silveira, ambos sendo apresentados para assembleia

No final da celebração, foi apresentação no altar para assembleia os dois bebês Anallu e Theo. Nas três noites aconteceu quermesse com cardápio alternado, com muita adesão dos fieis. Nesta terça-feira dia 12/10 às 16:00 horas, a Pastoral da Criança fará uma festinha para as crianças que serão homenageadas pela nossa Comunidade.

Fotos: Oclides/JFC

Continue lendo

Bazar Beneficente em prol da Comunidade Terapêutica Ágape

A Comunidade Terapêutica Ágape foi constituída para recuperar pessoas em condições de vulnerabilidade, viciadas em drogas lícitas e ilícitas.
É um trabalho sem fins lucrativos, que tem o suporte da Igreja Batista Renovada de Condeúba, porém aberta para toda Comunidade, independente da classe social ou religiosa, nem tampouco ligada a nenhuma ideologia político-partidária.

O objetivo é restaurar vidas em toda sua plenitude física e espiritual.

Contamos com o seu valoroso e fundamental apoio, pois os custos são altos e não temos nenhuma outra fonte de renda que não seja as doações daqueles que são sensíveis às necessidades do seu próximo.

Atenciosamente,

Pastora Vera Lúcia Torres
Presidente

Contatos: 77-99146-2118

Veja aqui convite para bazar beneficente

DIA DAS CRIANÇAS!

Poeta e Escritor Antônio da Cruz Santana

A CRIANÇA FELIZ

É a criança que possui um lar
Que têm país para amar e brincar
Tem uma escala pra estudar
E bons brinquedos para brincar

A criança feliz
É a criança bem acolhida,
Alegre e cheia de vida.
É a criança que vive sem mágoa e sem ferida.

É a criança que sai com seus pais para passear
Que o seu aniversário pode comemorar
Que convida os coleguinhas para dançarem
Que goza de uma felicidade que parece não querer passar

A criança feliz
É a criança que têm os pais felizes no seu casamento
Que se abraçam e se beijam a todo momento
E que jamais se apresentam para a criança com constrangimento.

Dia das Crianças: Entenda por que não é recomendado dar um pet de presente para os pequenos

Na corrida pela escolha do presente, não é raro que um gato ou cão se torne uma opção irresistível. Mas é importante lembrar que ter um pet traz responsabilidades emocionais e financeiras, por isso, a tutela deve ser planejada

O mês de outubro chegou e, com ele, o Dia das Crianças. Por conta disso, muitos adultos já ficam na expectativa para escolher o presente ideal e podem acabar utilizando a data para presentear os pequenos com um pet. Mas será que um gato ou cão seria a melhor escolha de presente para essa data?

De acordo com os dados coletados pela Comissão de Animais de Companhia (COMAC), a principal porta de entrada dos animais de estimação nas famílias brasileiras é por meio da adoção ou como um presente. É o que aponta a porcentagem de tutores que foram presenteados, sendo 44% com cães e 31% com gatos.

A intenção de quem presenteia é sempre a melhor, afinal ser tutor de um animal de estimação pode ser uma das experiências mais surpreendentes na vida de uma criança. Pesquisas feitas pela WALTHAM (Petcare Science Institute) mostram que a convivência com gatos e cães beneficia crianças e adultos de forma geral, reduzindo estresse, medo, fadiga e tristeza e também ajudando no desenvolvimento emocional e social. Sem contar que é gratificante para os animais também, porque muitos se encontram em situação de abandono ou maus tratos. No entanto, presentear a criança com um pet é mais do que um momento de alegria, trata-se de um compromisso de longa data, por toda uma vida. Continue lendo