Dia: 10 de julho de 2021

Condeúba: A Secretaria Municipal de Saúde informa o Boletim Epidemiológico de hoje (10), NÃO HOUVE aumento de casos

Foto aérea da Paróquia de Santo Antônio em Condeúba

Segundo o gráfico divulgado pela Coordenação da Vigilância Epidemiológica, informa que permaneceu os 1241 casos de infectados pelo covid-19 no município sede de Condeúba. Sendo 22 óbitos, 1204 já foram curados e 15 estão em tratamento. Suspeitos 3.244, aguardam coleta 7, aguardam resultado 18 e descartados laboratorialmente 1.978.

Confira o boletim deste sábado (10):

Cordeiros: Fatalidade!!! Morreu o jovem Julio César Ribeiro Pessoa aos 25 anos de idade

 

O jovem Julio César Ribeiro Pessoa com sua esposa Silvia Sampaio Ribeiro

NOTA DE FALECIMENTO

Morreu na tarde de ontem sexta-feira dia 9 de julho de 2021 às 16:00 horas o jovem Julio César Ribeiro Pessoa aos 25 anos de idade. Segundo informações de populares, um caminhão que estava numa oficina para conserto, se desprendeu e atingiu o Julio ceifando sua vida lamentavelmente. Julio era casado e deixou viúva a jovem Silvia Sampaio Ribeiro dois filhos Heitor 3 anos e Arthur 1 ano e 8 meses. Seu corpo está sendo velado na Igreja Batista Missionária Peniel que fica na praça Dep. Luis Lago Cabral (ao lado da câmara de vereadores). Seu sepultamento será hoje às 17:00 horas no cemitério Jardim da saudade em Cordeiros.

Atendimento: FUNERÁRIA SÃO MATHEUS

Nós do jornal Folha de Condeúba deixamos nossos profundos sentimentos aos queridos familiares do jovem Júlio, por eles estarem passando essa terrível dor, pela perca tão prematura e irreparável desse ente tão querido! Que o bom Deus o tenha ao seu lado para eternidade. Descanse em paz querido Júlio.

Projeto conquistense de ciclismo Siga a Trilha promove evento gratuito só para mulheres nesse domingo (11)

O ciclismo, atualmente, está presente em todos os lugares: nas pistas, nas trilhas, nas ruas, parques e ciclovias. As bikes conquistaram diversos públicos, de diferentes idades, e, se antes eram apenas consideradas transporte mais barato ou alternativo, agora se tornaram febre mundial.

Em Vitória da Conquista não é diferente. Com o crescente número de ciclistas, a cidade vem se tornando um celeiro atrativo para eventos com diversas modalidades e estilos, para atletas profissionais ou amadores (hoje já existem mais de 30 estabelecimentos voltados para o ciclismo, mais de 40 trilhas prontas e, estima-se, mais de 10 mil ciclistas de variados níveis). Soma-se a isto outros fatores preponderantes: a possibilidade de conhecer lugares diferentes da cidade, o contato com a natureza, os impositivos da pandemia que levaram muitas pessoas a praticarem atividades físicas ao ar livre e o fato de pedalar ser uma prática cool, que pode ser feita sem acompanhante ou em grupo.Neste cenário, inspirado em aplaudidas ações realizadas no país, surgiu o projeto Siga a Trilha, coletivo formado por produtores e experientes praticantes de modalidades do ciclismo, que está construindo um grande evento previsto para setembro deste ano, com diversas categorias, e que deve proporcionar aos apaixonados pela atividade uma experiência única (e premiada!). Para dar o start ao evento, o projeto vai realizar, neste domingo (11), a partir das 7h30, o passeio ciclístico Mulheres na Trilha. Feito exclusivamente para as garotas, a pedalada vai sair do Boulevard Shopping e seguirá num percurso de mais ou menos 36km, passando por trilhas incríveis nas proximidades da Justiça Federal, Country Club, estradão para São Sebastião e o sítio Trilha Vip, com retorno ao local de partida (link do percurso: https://www.strava.com/routes/2847865758350838286).Qualquer garota pode participar, gratuitamente, desde que tenha já alguma experiência com mountain bike e possua os equipamentos básicos necessários (capacete, óculos, luvas, vestimenta apropriada, máscara, álcool em gel e, claro, bike com sinalizadores). O Siga a Trilha vai dar o suporte durante todo o passeio.

Para mais informações: (77) 9 8134-8178 (whatsapp), @sigaatrilha (Instagram) ou www.sigaatrilha.com.br

Livramento de Nossa Senhora: PM detalha ação que resgatou galos em espaço clandestino de bar

Na última quarta-feira (07), a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) pôs fim a uma rinha de galo localizada nos fundos de um bar na Rua Francisco de Souza Lima, no centro da cidade de Livramento de Nossa Senhora. Em entrevista a Major Cleise Delfino da Costa, comandante da 46ª CIPM, informou que a polícia chegou ao local após denúncias de que estaria havendo aglomerações frequentes no bar.

“As guarnições constataram a veracidade do fato e, enquanto orientava os presentes a se dispersarem, um dos policiais notou que havia um cômodo aos fundos do bar onde se avistava alguns viveiros e galos cacarejando”, relatou. Após busca autorizada pelos dois responsáveis, os policiais encontraram 27 galos aprisionados, um ringue, além de esporas.

Os envolvidos devem ser indiciados pelo crime de maus tratos aos animais. “Os galos estavam em condições de maus tratos, apresentando mutilações e outros ferimentos”, salientou a Major. Os envolvidos, os animais e todo o material foram apresentados à Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora.

sudoeste

Aprovado projeto de autoria do Dep. Pedro Tavares que dá nome de Virgínia Hagge a trecho da BA-263

Sede da Assembléia Legislativa da Bahia – ALBA

Deputada Virginia Hagge

A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou, nesta quarta-feira (7), o projeto de lei do deputado Pedro Tavares (DEM) que nomeia a BA-263, no trecho que interliga os municípios de Itapetinga, Itambé e Vitória da Conquista de ‘Rodovia Deputada Virgínia Hagge’. A proposição tem o objetivo de homenagear a ex-deputada estadual, mãe do atual prefeito de Itapetinga, Rodrigo Hagge.

Segundo Tavares, a denominação é uma forma de lembrar com deferência a ex-deputada que completou um ano de falecida. “Lembramos com muito carinho e respeito a biografia dessa grande cidadã baiana, que prestou grandes serviços ao nosso estado, deixando um legado de dignidade, lealdade, seriedade e trabalho”, afirmou.

O deputado destacou o reconhecimento da Casa Legislativa pela história da ex-parlamentar, que sempre foi admirada por suas convicções políticas e atenção às demandas do estado, além da simpatia, amizade e respeito que nutria pelos colegas. O projeto segue agora para a sanção do governador Rui Costa.

Levantamento prevê que a Bahia deve bater novo recorde de safra de grãos em 2021

Foto: Divulgação/Seagri

Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prevê aumento de 4,1% na safra de cereais, oleaginosas e leguminosas este ano em comparação com 2020. Com isso, o estado deve bater o recorde atual de safra.

Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (8), e correspondem ao mês de junho. Se a estimativa se concretizar, a Bahia terá, em 2021, a sétima maior produção de grãos do país, respondendo por 4,1% do total nacional. Ainda segundo a pesquisa, o estado deve chegar a mais de 10, 4 milhões de toneladas em 2021.

Se confirmado, o total representa o segundo recorde seguido, já que em 2020 a Bahia atingiu a maior safra registrada de toda a série histórica, que foi de 10 milhões de toneladas.

O destaque é para a produção de soja, que deve ter aumento de 12,6% em comparação com o ano passado. Na safra de milho, o crescimento deve ser de 5,5 %. A previsão também é otimista para outros itens, como cana-de-açúcar, castanha de caju, banana e batata.

Vitória da Conquista conta desde maio com uma unidade do Núcleo de Acesso ao Crédito da FIEB que apoia empresários na contratação de crédito

Seis municípios do interior do Estado contam desde maio com um novo serviço da Federação Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). Em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC/FIEB) está funcionando nos municípios de Vitória da Conquista, Feira de Santana, Ilhéus, Jequié, Barreiras e Juazeiro. A iniciativa faz parte das ações do Projeto de Apoio à Competividade das Micro e Pequenas Empresas na Bahia, desenvolvido pelas duas entidades, e marca a interiorização do acesso ao crédito e a ampliação do NAC/FIEB, que até então funcionava apenas em Salvador.

O objetivo do NAC é potencializar o acesso ao crédito pelas micro e pequenas empresas e assessorá-las para que tenham acesso a todas as informações, incluindo documentação, linhas de crédito disponíveis no mercado, dentre outras. Além disso, a FIEB realiza capacitações, distribui cartilhas informativas e atua na interlocução com as instituições financeiras parceiras.

A implantação de unidades do NAC/FIEB no interior chega em um momento crucial para os pequenos empreendimentos, face ao recrudescimento da crise econômica gerada pela pandemia. Ana Paula Almeida, gestora do NAC, destaca o papel do crédito para as micro e pequenas indústrias. “No atual contexto econômico, é crucial para suprir as necessidades do dia a dia, para girar o negócio e ampliar perspectivas de investimento, em especial, na manutenção e expansão das atividades industriais”, lembra.

De acordo com Ana Paula, a necessidade de crédito se acentuou de maneira vertiginosa, ao mesmo tempo em que a dificuldade de acesso ao crédito tornou-se um dos principais entraves à sobrevivência dos micro e pequenos empreendimentos baianos.

O gerente da Unidade de Projetos Especiais Mercado e Internacionalização do Sebrae Bahia, Vitor Lopes, ressalta a importância de o empresário, aliado ao acesso a crédito, ter também acesso a capacitação para que possa aplicar o recurso da melhor maneira. “Sabemos da relevância do crédito para as micro e pequenas empresas, sobretudo nesse período de pandemia. Nesse sentido, a aproximação entre as instituições financeiras e o empresário é fundamental”, pontua.

Governo da Bahia flexibiliza toque de recolher e autoriza eventos para até 100 pessoas

O Governo do Estado decidiu prorrogar a restrição de locomoção noturna até o dia 23 de julho, em todo o território baiano. A partir desta sexta-feira (9), a medida passa a valer das 24h às 5h. Além do toque de recolher, decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), nesta sexta-feira (9), autoriza a realização de eventos e atividades com público inferior a 100 pessoas.

A partir de 15 de julho, os eventos com até 200 pessoas poderão ocorrer somente nos municípios integrantes de região de saúde em que a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid permaneça, por cinco dias consecutivos, igual ou inferior a 60%. Os shows e festas, públicas ou privadas, independentemente do número de participantes, continuam proibidos até 23 de julho.

Também em toda a Bahia, os estabelecimentos comerciais que funcionem como restaurantes, bares e congêneres deverão encerrar o atendimento presencial às 23h, permitidos os serviços de entrega em domicílio (delivery) de alimentação até as 24h. Os eventos desportivos coletivos e amadores estão autorizados, mas sem a presença de público.

Já os espaços culturais como cinemas e teatros funcionarão obedecendo a limitação de 50% da capacidade do local. Os museus, parques de exposições e espaços congêneres também podem funcionar, desde que seja garantido o distanciamento mínimo de 1,5m, sendo vedada a realização de excursões para visitações desses equipamentos. O decreto mantém os atos religiosos litúrgicos com a ocupação limitada a 50% da capacidade do local.

Academias também podem manter o funcionamento, desde que limitem a ocupação a 50% da capacidade. Conforme o decreto, as unidades de ensino públicas e particulares podem manter as atividades de forma semipresencial.

Para que isso ocorra, é necessário que a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 esteja abaixo de 75%, por cinco dias consecutivos, nas regiões de saúde. A realização das atividades letivas semipresenciais fica condicionada à ocupação máxima de 50% da sala de aula.

Sefaz-Ba e Polícia Rodoviária Federal firmam acordo de cooperação técnica

Fonte: Ascom/ SefazPromover sinergias para amplificar o combate a fraudes e crimes relacionados à circulação de mercadorias e à prestação de serviços de transporte nas rodovias baianas é o objetivo do acordo de cooperação técnica firmado nesta sexta (9) entre a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba) e a Superintendência da Polícia Rodoviária Federal no Estado da Bahia (SPRF/Ba).

Assinado pelo secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório, e pelo superintendente da PRF na Bahia, Virgílio de Paula Tourinho, o acordo permitirá o trabalho conjunto e o intercâmbio de informações entre as instituições, potencializando o trabalho de suas respectivas equipes.

Entre as informações passíveis de compartilhamento, estão indícios de irregularidades apontados pela Sefaz-Ba a partir do trabalho de suas equipes, com base na análise dos documentos fiscais eletrônicos e em imagens registradas pelas câmeras do sistema ONE – Operador Nacional dos Estados, gerenciado pelas secretarias estaduais de Fazenda. Já a PRF irá compartilhar os dados extraídos de seus próprios sistemas de informações e também os registros colhidos pelos agentes durante o trabalho de campo nas rodovias baianas.

Um dos principais tópicos da atuação conjunta deverá estar no transporte irregular de etanol, que já vinha sendo objeto de cooperação informal entre a PRF e o fisco estadual. As fraudes relacionadas a combustíveis, lembrou o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório, têm sido alvo na Bahia da Operação Posto Legal, “que será fortalecida a partir da oficialização do intercâmbio com a Polícia Rodoviária Federal”.

De acordo com o superintendente Virgílio Tourinho, a Polícia Rodoviária Federal está ampliando as bases nas regiões Oeste e Sudoeste da Bahia para ampliar a capilaridade de suas operações. A cooperação com a Sefaz-Ba deverá potencializar o trabalho de combate ao crime nas rodovias baianas, avaliou. “Esta integração trará bons frutos para o estado e também para a sociedade”, afirmou.

Posto Legal

Os órgãos que já compõem a força-tarefa da operação Posto Legal são a Superintendência de Proteção ao Consumidor (Procon-Ba), a Secretaria da Segurança Pública (Polícias Militar, Rodoviária, Civil e Técnica), o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), com apoio da Sefaz-Ba e da Procuradoria Geral do Estado (PGE-Ba).