Dia: 5 de julho de 2021

Cordeiros: Morreu o ex-vereador Sr. Manoel Antônio Ribeiro de Carvalho popular “Tone Trajano” aos 102 anos de idade

 

Sr. Manoel sentado ladeado pela filha e o bisneto, ao fundo de pé o ex-vereador Zé com a esposa Leia e o seu irmão, são três gerações presentes do Sr. Manoel a filha, netos e bisneto 

Morreu nesta segunda-feira dia 5 de julho de 2021 ao meio dia, o Sr. MANOEL ANTÔNIO RIBEIRO DE CARVALHO o popular “TONE TRAJANO” aos 102 anos de idade. Tone foi vereador na primeira Câmara instalada com a emancipação de Cordeiros, ele era o último daquela legislatura. O seu neto Zé de Leia foi também vereador do município de Cordeiros. Tone era viúva da Sra. Rita de Souza Monteiro de Carvalho, deixou 4 filhos, 13 netos, 16 bisnetos, 1 tataraneta. O seu corpo está sendo velado na sua residencia na Fazenda Fazendinha, o sepultamento será amanhã cedo (6), às 9:00 horas no Cemitério Municipal de Alvorada Em Cordeiros.

Atendimento: FUNERÁRIA SÃO MATHEUS

Nós do jornal Folha de Condeúba deixamos nossos profundos sentimentos aos queridos familiares do Sr. Manoel por eles estarem passando essa terrível dor, pela perca irreparável desse ente tão querido! Que o bom Deus o tenha ao seu lado para eternidade. Descanse em paz Sr. Manoel.

A Câmara Municipal de Cordeiros publicou um Manifesto de Pesar, veja abaixo:

MANIFESTO DE PESAR

Foi com tamanha tristeza que recebemos a notícia do falecimento do Ex-vereador do nosso município o senhor Manoel Antônio Ribeiro de Carvalho (Tone Trajano) ocorrido na manhã desta segunda feira. Seu sepultamento será nesta terça feira 6 de julho às 9 horas.
Os nossos sinceros sentimentos a todos os familiares do senhor Tone Trajano, e que o Deus da vida o conceda o descanso eterno.
Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. (João 11:25-26).

Condeúba: A Secretaria Municipal de Saúde informa o Boletim Epidemiológico de hoje (5), aumentou UM caso

Segundo o gráfico divulgado pela Coordenação da Vigilância Epidemiológica, informa que de 1232 subiu para 1233 os casos de infectados pelo covid-19 no município sede de Condeúba. Sendo 22 óbitos, 1180 já foram curados e 31 estão em tratamento. Suspeitos 3.214, aguardam coleta 4, aguardam resultado 15 e descartados laboratorialmente 1.962.

Confira o boletim desta segunda-feira (5):Acompanhe abaixo os resultados das últimas 6 semanas

Dias da semana Data Quantidade de casos
Domingo 27/6 Zero
Segunda-feira 28/6 5
Terça-feira 29/6 5
Quarta-feira 30/6 1
Quinta-feira 1/7 2
Sexta-feira 2/7 7
Sábado 3/7 5
Total 25

No quadro abaixo, podemos observar como foi caindo o numero de contaminados

Semanas Numero de infectados
 1ª semana  103
2ª semana 88
3ª semana 63
4ª semana 45
5ª semana 28
6ª semana 25

O Jornal Folha de Condeúba, vem acompanhando as contaminações do coronavírus, desde a sexta semana atrás, que registrou o maior índice de contaminação desde o início da pandemia com 103 pessoas infectadas. Na segunda semana baixou um pouco 88 pessoas infectadas, na terceira semana caiu para 63 pessoas infectadas. Na quarta semana, caiu para 45 pessoas infectadas. Na quinta semana continuou caindo para 28 os infectados. E nesta sexta semana continuou caindo para 25 os infectados. Com tudo, ainda está muito alto este numero de contaminações.

Ficou muito claro para todos que as medidas duras tomada pela administração, está tendo resultado satisfatório. O que não pode é se acomodar e deixar rolar as normas de segurança, temos todos que nos cuidar de nós e dos outros. Esperamos que seja mantida por mais algum tempo, essas medidas de contenção para baixar ao máximo essas contaminações da coronavírus, ao mesmo tempo, em que o processo de vacinação vai se ampliando e imunizando mais pessoas.

Ministério da Saúde e CNM voltam a debater aumento de verba para custeio do SAMU

Fonte: Brasil 61

Na última sexta-feira (2), o Ministério da Saúde e a Confederação Nacional de Municípios (CNM) voltaram a se reunir com representantes de consórcios municipais para debater repasses ao Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Em recente audiência na Câmara dos Deputados sobre o tema, foi destacado a defasagem de valores e o crescimento da demanda.

Por isso, o objetivo dos encontros é discutir a possibilidade de promover reajustes nos repasses mensais aos Samus municipais. A defasagem estimada nos valores é de 78%. O pleito é para um incentivo financeiro de custeio específico para o Samu, no âmbito do enfrentamento à pandemia da Covid-19 em 2021, além da promoção de reajustes orçamentários para 2022.

Com o objetivo de subsidiar a pauta e justificar o pleito, consórcios públicos estão produzindo um estudo que comprove esta defasagem de aporte de recursos para custear o serviço nos municípios brasileiros.

Brumado: Rui Costa vai entregar ônibus escolares e máquinas de manutenção de estradas vicinais

Além de inaugurar a Policlínica Regional de Saúde, nesta segunda-feira (05), o governador da Bahia, Rui Costa (PT), vai entregar também ônibus escolares, máquinas motoniveladoras, rolo compactador para manutenção de estradas vicinais e anunciar outras ações que beneficiam os municípios da região.

O governo do Estado investiu R$ 1,7 milhão na compra dos equipamentos para recuperar vias vicinais dos municípios. As máquinas motoniveladoras para manutenção de estradas vão beneficiar os municípios de Boquira, Botuporã, Paramirim, Brumado, Caturama, Dom Basílio, Érico Cardoso, Ibipitanga, Jussiape, Livramento de Nossa Senhora, Macaúbas, Novo Horizonte, Oliveira dos Brejinhos, Rio de Contas e Rio do Pires, Caculé, Caetité, Candiba, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Iuiú, Lagoa Real, Malhada, Matina, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Riacho de Santana, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo, Rio do Antônio, Urandi, Anagé, Aracatu, Belo Campo, Caetanos, Cândido Sales, Caraíbas, Condeúba, Guajeru, Jacaraci, Licínio de Almeida, Maetinga, Malhada de Pedras, Mirante, Mortugaba, Piripá, Presidente Jânio Quadros e Tremedal.

Ministério da Saúde lança ferramenta digital que facilita informações do paciente

Fonte: Brasil 61

 Ministério da Saúde lançou, na última semana, a plataforma Conecte-SUS Profissional – uma ferramenta que vai possibilitar o compartilhamento de informações de pacientes e permitir o acesso aos dados em qualquer lugar do país. O programa está pronto para ser acessado em cerca de 15 mil Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todo o Brasil, o que significa um passo importante para a informatização dos serviços prestados aos mais de 210 milhões de brasileiros, com mais rapidez e menor burocracia.

O lançamento ocorreu na Unidade Básica de Saúde que serviu de piloto para o projeto, em Marechal Deodoro (AL). Na ocasião, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, destacou a informatização das unidades de saúde como etapa fundamental para melhorar o acesso de cada vez mais brasileiros a um atendimento com mais agilidade e de maior qualidade. O ministro ainda destacou que o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) é o caminho para vencer a Covid-19.

Com o reforço dessa tecnologia, os médicos por todo o Brasil poderão ter acesso ao histórico clínico com dados registrados nas redes pública e privada, nos vários níveis de atenção à saúde. Atualmente o sistema permite acesso a informações de apoio ao combate à Covid-19, à Carteira de Vacinação Digital, ao Certificado Nacional de Vacinação e resultados de exames para a Covid-19.

Apontamento de Língua Portuguesa nº 002, hoje falando sobre os acentos gráficos

Apontamento de Língua Portuguesa nº 002 – Vamos ver nessa segunda sessão, a dança dos acentos gráficos.

O condeubense professor da Língua Portuguesa Agnério Evangelista de Sousa

a) Os monossílabos tônicos terminados em a, e, o; os oxítonos terminados em a, e, o , em, ens e os proparoxítonos continuam acentuados como eram antes do novo Acordo Ortográfico:
Já, pé, três, só, vós (monossílabos tônicos); sabiá, vatapá, jacaré, você, dominó, avô, também, alguém, parabéns (oxítonos); gramática, exército, túmulo, quilômetros, público (proparoxítonos).

Lembrete: existem monossílabos átonos: de, da, se, o, lhe, me e existem monossílabos tônicos: mim, dor, lá, dó. O oxítono tem a última sílaba da palavra acentuada, porém nem todos: doutor, perguntar, professor, partir, vender são oxítonos e não são acentuados. O proparoxítono vem acentuado na antepenúltima sílaba: ci-en-tí-fi-co, lâm-pa-da, cá-ga-do, etc. A confusão está entre os paroxítonos cuja sílaba tônica é a penúltima: ru-bri-ca, pu-di-co, i-tem, me-ni-no.

b) Os paroxítonos com ditongos abertos “éi, oi” perderam o acento. Agora pelo novo Acordo é assim: assembleia, ideia, Coreia, geleia, plateia, eu apoio, jiboia, heroico, joia, debiloide, asteroide, etc.

c) Os paroxítonos com “i” e “u” tônicos, depois do ditongo, perderam o acento: baiuca, feiura, Bocaiuva, Sauipe. É bom lembrar que, palavras que terminam em “i” ou “u”, se estiverem precedidas de vogal, são oxítonas, portanto, são acentuadas: Piauí, Itajaí, Jundiaí, baú, Anhangabaú; porém se vier precedido de consoante, não leva acento: Guajeru, urubu, Parati, Jacaraci, Guanambi.

d) Palavras terminadas em “eem” e “oo” também perderam o acento. Veja:
eu abençoo, eu perdoo, eles creem, que eles deem, elas leem, os meninos veem (verbo ver) . Tenhamos cuidado com os verbos ter e vir e seus derivados. Ex: Ele tem dois carros, plural: Eles têm dois carros; Ela mantém a palavra, plural: Elas mantêm a palavra. O rapaz vem de Sorocaba, plural: os rapazes vêm de Sorocaba. Esta ação convém aos estudantes, plural: Estas ações convêm aos estudantes.

e) Ainda é grande o número de vocábulos paroxítonos acentuados:
lápis, júri, álbum, órgão, bênção, série, ágeis, ministério, remédio, fêmea, automóvel, útil, açúcar, abdômen, cadáver, gênio, amável, saúde.

f) O chamado acento diferencial deixou de existir, com exceção de pode/pôde. Ex:
1) Ele para o carro no sinal vermelho ( verbo parar)
2) O que tem para comer hoje? (preposição)
3) Joaquim foi ao polo Norte (ponto extremo da Terra)
4) Carlos gosta de jogar polo (nome de um jogo)
5) Esse gato tem pelos brancos (penugem)
6) O Coordenador falou pelos professores (preposição)
7) Comi uma pera deliciosa (fruta)
8) “Tão curta a vida pera tão grande amor (Camões) ( pera forma antiga de para)
9) O governo pode fazer isto (Presente do Indicativo do verbo poder)
10) O governo não pôde fazer isso (Passado do verbo poder)

g) Pelo novo Acordo, (Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste) o trema não se usa mais: cinquenta, eloquente, frequente, quinquênio, sequência, linguiça, sequestro.