Dia: 21 de maio de 2021

Condeúba: Morreu o Sr. Osório Francisco Dias aos 78 anos de idade

 

Sr. Osório Francisco Dias morreu aos 78 anos de idade

Morreu nesta tarde de sexta-feira dia 21 de maio de 2021 às 15h45min., em Salvador/BA., o Sr. Osório Francisco Dias aos 78 anos de idade. Segundo informações de familiares, a causa da morte foi Infarto decorrente de uma trombose. Osório deixou viúva a Sra. Maria Viana da Silva além de 5 filhos e 2 adotivos, 9 netos e 1 bisneto. Seu corpo será velado no Memorial São Matheus assim que chegar de Salvador. O sepultamento será amanhã (22), no Cemitério Municipal Barão José Egídio de Moura e Albuquerque na sede. Ainda sem horário definido.

Atendimento: FUNERÁRIA SÃO MATHEUS

Nós do jornal Folha de Condeúba deixamos nossos profundos sentimentos aos queridos familiares do Sr. Osório, por eles estarem passando essa terrível dor, pela perca irreparável desse ente tão querido! Que o bom Deus o tenha ao seu lado para eternidade. Descanse em paz Sr. Osório.

Condeúba/Social: Completando idade nova hoje (21/5) “Lerim de Cida”

 

Lerim com Cida, filhas e netos

Está completando idade nova nesta sexta-feira dia 21 de maio, o nosso grande amigo Aurelino Ribeiro Sobrinho o popular “Lerim”. Ele que é casado com a ex-vereadora “Cida de Lerim”. Os quais tiveram 4 filhas e já tem 3 netos. Na foto em família, Lerim degustando um pedaço de bolo oferecido pela família.

Nós do Jornal Folha de Condeúba, parabenizamos o amigo “Lerim” pela passagem do seu aniversário Natalício, pedimos ao Bom Deus que dê muita saúde e paz para que ele continue tendo muita força e perseverança na fé e levar avante seus grandes projetos.

Fome: 1 a cada 4 brasileiros não teve comida suficiente

Uma pesquisa realizada em maio revelou que um a cada quatro brasileiros considerou que a quantidade de comida colocada na mesa é inferior para alimentar a família nos últimos meses. Ou seja, a tendência é que os integrantes da família passem fome. A pesquisa foi realizada pelo Datafolha nos dias 11 e 12 de maio, em 146 municípios do país.

Segundo es estudo 88% dos entrevistados afirmaram que a fome cresceu no país. Sendo que mulheres, negros e pessoas com menos escolarização foram maioria nesta resposta.

Outro dado que chama atenção é que 40% das pessoas que tem o ensino fundamental completo tiveram falta de comida. Ainda é possível avaliar que a fome atingiu mais moradores da região Nordeste.

Outros dados sobre a fome no Brasil:

A falta de comida foi mais relatada por famílias que tem um único integrante que compõe a renda;    Nas residências onde só um adulto trabalha 29% afirmaram que a comida foi insuficiente;
Nas residências onde nenhum adulto trabalha 35% afirmaram que a comida foi insuficiente;
Das famílias que rebem o auxílio emergencial 41% afirmaram que a comida foi insuficiente;
Um total de 35% das casas com crianças até 6 anos relatou falta de comida;
A margem de erro da pesquisa do Datafolha é de 2% e o nível de confiança de 95%.

“Auxílio da fome”, diz Dieese
O novo valor do auxílio 2021 é insuficiente e, de acordo com os cálculos do Dieese, o poder de compra de uma família com dois adultos e duas pessoas está reduzido. De máximo de R$ 1,2 mil por mês na primeira rodada, o valor caiu para R$ 375.

Com o valor, será possível comprar apenas com o dinheiro menos de meio bife por dia, menos de meio copo de leite, uma concha e meia de feijão e três colheres de arroz. Mais um tomate, meia batata e um pão e meio. E uma banana.

“Como facilmente se conclui dos dados, o novo auxílio não terá a menor condição de garantir segurança alimentar”, diz o Dieese. “Por isso, pode-se considerar que este auxílio é de fome”, completa.

O Dieese ainda alerta para uma questão histórica que gerou a necessidade de um grupo específico. “O grande número de pessoas que precisou desta proteção está diretamente ligado às escolhas econômicas e políticas dos últimos anos: baixo crescimento, forte desregularão dos direitos trabalhistas, redução dos serviços públicos e desestruturação do mercado de trabalho e de políticas de transferência de renda em nome de medidas neoliberais”, alerta.

Condeúba: A Secretaria Municipal de Saúde informa o Boletim Epidemiológico de hoje (21), aumentou SEIS casos

Segundo o gráfico divulgado pela Coordenação da Vigilância Epidemiológica, informa que aumentou de 873 para 879 os pacientes infectados pelo covid-19 no município sede de Condeúba. Sendo 14 óbitos, 803 já foram curados e 62 estão em tratamento. Suspeitos 2.786, aguardam coleta 38, aguardam resultado 131 e descartados laboratorialmente 1.738.

Confira o boletim desta sexta-feira (21):

AQUI A VIDA NOS TIRA O CHÃO

Por Ed tattoo

Aqui a vida nos tira o chão, levando-nos ao deslumbre das adversidades impostas pelo dia, queria eu ser dono de mim mesmo, indo ao encontro daquilo que me torna vivo, pois sei, que nem sempre a culpa recai sobre as verdades que o tempo canta, o olhar em choque devolve o transe que por entre ele somos vistos, vestimos a máscara do dia, e sobre suas vestes interpretamos o dono da fantasia.

Observamos o mundo, sendo invisível ou impossível conter e reter tais fatos, rifamos a sorte, e deixamos a beira da procura do caos o barco a deriva, afim de alguém encontrar antes que naufrague.

Acostumamos olhar apenas a superfície das coisas, é impossível encontrar nesse caminho a direção que nos torna vivo, criamos a distância invisível mesmo estando a um palmo do nariz, acalento para a alma que busca paz, esse senhor do tempo é duro, ele nos dá o poder de mudar e ao mesmo tempo não mudar nada.

Hoje peço perdão, as gavetas estão abertas e as chaves jogadas ao chão, as mãos trêmulas não as consegue pegar para guardá-las, meus ouvidos tornaram-se vício em ouvir o universo, eu ouço quando não ouço, vejo quando sou cego, gasto minhas vestes e as cores tornaram-se plumas, na penumbra da noite, enquanto a fantasia me assusta.
Pois no espelho eu vejo meu reflexo!

Biblioteca Municipal passa por organização geral para melhorar espaço e atendimento

A Biblioteca Municipal José de Sá Nunes, ligada à Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sectel), que está com atendimento presencial suspenso devido à pandemia, mantém de projetos de formação e estímulo à leitura on-line. Enquanto isso, passa por uma requalificação e reorganização geral, com vistas à reabertura, logo que as condições sanitárias permitirem.

De acordo com a gerente da biblioteca, Jeane Marie Rocha, todo acervo foi contado e requalificado com mais de 2.000 títulos novos. “Em um mês de trabalho, redimensionamos o espaço, setorizando e criando lugares específicos como a ‘Sala de Livros de Referência’, ‘Estantes dos Autores da Terra’, ‘Estante de Braile’ e ‘Memorial com Livros Raros com mais de cem anos’”, explica Jeanne.

Ela acrescenta que o intuito é proporcionar aos leitores melhores condições de estudo, com bibliografia organizada, atendimento de qualidade e personalizado. “Estamos também finalizando o novo regulamento que estará com adequação ao novo normal com protocolos de segurança”, enfatizou.

A Biblioteca José de Sá Nunes oferece salas de pesquisa (uma delas climatizada e com pontos de internet), sala infantil e mais um saguão que pode ser utilizado como auditório para pequenos eventos e exposições. Também foi criado um Núcleo de Formação que oferecerá cursos relacionados à memória, à identidade, cultura e arte para professores, artistas, funcionários e a comunidade.

Jeane informa que para o ano de 2021 o objetivo é promover inclusão e democratização à leitura, oferecendo mais acesso e qualidade de atendimento.

Homem se recusa a ser vacinado por enfermeira negra em Ilhéus

Uma enfermeira voluntária denunciou um homem que se recusou a ser vacinado por ela por conta da cor de pele dela, que é negra. O caso foi na segunda-feira (17), em Ilhéus, no sul da Bahia. Thaís Carvalho, que é estudante de enfermagem, está se voluntariando para vacinar pessoas contra a covid-19 no Cras Norte, na cidade baiana.

Na segunda, um homem chegou e se recusou a ser vacinado por ela. ‘O senhor, que estava acompanhado da filha dele, e ela pediu para que a gente fosse vaciná-lo no carro. Eu falei assim: “’O senhor quer que eu te vacine logo? O senhor é o próximo’. Ele falou que não. Aí eu perguntei: ‘O senhor já fez a ficha?’ Ele: ‘Meu filho está fazendo a ficha, mas você não’. Aí eu abaixei na direção dele e perguntei o motivo. Aí ele virou para mim e disse: ‘Porque você é negra’”, disse ela à TV Santa Cruz, afiliada da TV Bahia.

Na hora, Thais disse que não conseguiu reagir. “Eu sempre pensei que se isso acontecesse comigo, eu ia reagir de tal maneira, mas não consegui. Eu me senti totalmente impotente”. A enfermeira não conseguiu identificar quem era o homem – mais de 500 pessoas foram vacinadas no local naquele dia. Mesmo assim, tem intenção de prestar queixa.

“Eu fiz a vacinação e voltei. Ele já tinha saído da sala de vacina, tomado a vacina dele”, explica. O secretário de saúde da cidade, Geraldo Magela, repudiou o comportamento do homem e agradeceu Thais por seu trabalho voluntário. “Nós devemos apoiar totalmente essa funcionária e agradecê-la por estar como voluntária no processo de vacinação”.

Confirmados seis casos da variante indiana no Brasil

Foto: Juliana Vitória/Guia do Estudante

O governo do Maranhão confirmou os primeiros casos de Covid-19 provocados pela variante do coronavírus que emergiu na Índia. Ela foi identificada em tripulantes do navio Mv Shandong Da Zhi, com bandeira de Hong Kong, ancorado no estado, que viajou da África do Sul até São Luís. “Dos 15 resultados [de passageiros que testaram positivo para a Covid-19], foi possível fazer o estudo genômico de seis. Os demais tinham quantidade de vírus muito baixa.

Em todas as seis amostras tivemos resultado positivo para a B.1.617.2, uma das linhagens da variante da Índia”, anunciou Carlos Lula, secretário de Saúde do Maranhão e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

De acordo com o governo estadual, o navio levava 24 passageiros, e os outros 9 tiveram diagnóstico negativo para a doença. O secretário destacou ainda que a população está isolada e o navio não tem permissão para atracar em solo maranhense. Ele está ancorado em alto mar desde 7 de maio.

Segundo Carlos Lula, pelo menos três pacientes, no entanto, saíram da embarcação para serem atendidos. Cerca de 100 pessoas que tiveram contato com eles estão sendo rastreadas e serão isoladas e testadas.

O governo também informou que, até o momento, não há identificação de transmissão local da variante indiana. O Ministério da Saúde foi comunicado para adoção das medidas necessárias e uma equipe da Secretaria de Vigilância em Saúde foi encaminhada para São Luís.

Região: Carregamento de sucata de cobre avaliado em R$ 1 milhão é apreendido em Poções

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma carreta com mais de 30 toneladas de sucata de cobre, por fraude em documento fiscal, na noite desta quarta-feira (19) em Poções (BA). A ação aconteceu durante fiscalização ostensiva que tem como foco o enfrentamento à criminalidade.

Por volta das 20h55, policiais abordaram a carreta M.BENZ/Actros, com placas de Contagem (MG). Os policiais ao verificarem a documentação da carga transportada, constataram divergências nos dados declarados, configurando crime fiscal e tributário.

Foi realizado consulta a Secretaria da Fazenda (SEFAZ/BA) que ao realizar a checagem nos sistemas informatizados verificaram que a empresa emissora da nota fiscal não existe no endereço cadastrado como contribuinte.

Suspeita-se que a empresa funcione apenas como fachada para a prática de crimes fiscais. Foram apreendidos no total, 31.620 quilos do material que tinha como destino a cidade do Rio de Janeiro.

O motorista de 42 anos foi apresentado a fiscalização da SEFAZ/BA em Vitória da Conquista para os devidos procedimentos legais.