Dia: 20 de abril de 2021

Condeúba/Areal: Tragédia morreu o jovem Leone Palmeira Costa aos 23 anos de idade

 

O jovem Leone Palmeira Costa morreu aos 23 anos de idade

Morreu nesta tarde de terça-feira dia 20 de abril de 2021 às 15:00 horas o jovem Leone Palmeira Costa aos 23 anos de idade, ele era filho do Sr. Cícero Palmeira Costa e da Sra. Gercina Maria de Jesus, todos moradores da Comunidade do Areal. Segundo informações dos familiares Leone morreu afogado em uma represa do Tamboril e seu corpo ainda não foi encontrado até o momento, as buscas serão retomadas amanhã cedo (21). Por isso, ainda não tem dia e horário do sepultamento.

Atendimento: FUNERÁRIA SÃO MATHEUS

Nós do jornal Folha de Condeúba deixamos nossos profundos sentimentos aos queridos familiares do jovem Leone, por eles estarem passando essa terrível dor, pela perca irreparável e prematura desse ente tão querido! Que o bom Deus o tenha ao seu lado para eternidade. Descanse em paz garoto Leone.

Paróquia de Santo Antônio/Condeúba: Foi dado início a formação da Pastoral da Comunicação – PASCOM

 

Momento final da reunião em que foi discutido a criação da Pastoral da Comunicação – PASCOM

Foi realizada uma reunião nesta terça-feira dia 20 de abril de 2021, no Salão Paroquial, com objetivo de criar a Pastoral da Comunicação – PASCOM da Paróquia de Santo Antônio em Condeúba. Na oportunidade foi discutido os primeiros passos a ser dado pela mais nova Pastoral da Paróquia. Ficou agendado uma nova reunião para formação dos membros que virão a participar da Pastoral.

A PASCOM terá uma participação ativa e direta junto as demais Pastorais, além de trabalhar na divulgação de todos os movimentos e acontecimentos da Paróquia e das comunidades. A reunião contou com a presença do nosso Pároco Padre José Silva, que esteve dando todo apoio e a cobertura necessária, para a criação da mais nova Pastoral.

Condeúba: A Secretaria Municipal de Saúde informa o Boletim Epidemiológico de hoje (20), aumentou mais QUATRO casos

Segundo o gráfico divulgado pela Coordenação da Vigilância Epidemiológica, informa que aumentou de 672 para 676 os pacientes infectados pelo covid-19 no município sede de Condeúba. Sendo 11 óbitos, 643 já foram curados e 22 estão em tratamento. Suspeitos 2.317, aguardam coleta 8, aguardam resultado 25 e descartados laboratorialmente 1.608.

Confira o boletim desta terça-feira (20):

Inscrições para bolsas remanescentes do Prouni serão nos dias 3 e 4 de maio

Nos dias 3 e 4 de maio, o Ministério da Educação abrirá as inscrições para a ocupação de bolsas remanescentes do processo seletivo do primeiro semestre de 2021 do Programa Universidade para Todos (Prouni). A inscrição será realizada exclusivamente pela internet, no site oficial do Prouni.

As bolsas remanescentes ofertadas são aquelas não preenchidas no processo seletivo regular para o primeiro semestre de 2021. Os estudantes que fizeram qualquer uma das edições do Enem nos últimos 10 anos, poderão se inscrever para disputar uma das bolsas ofertadas. Entre os critérios exigidos, estão o bom desempenho no Enem, com a pontuação mínima obtida de 450 pontos, e a condição socioeconômica do estudante.

O resultado está previsto para ser divulgado no dia 7 de maio e o prazo para que os aprovados entreguem a documentação necessária, é de 10 a 13 de maio.

Ações de bem-estar para profissionais de Saúde

O curso de Estética e Cosmética da FAINOR oferece, a partir de hoje (20), atendimento gratuito a profissionais que atuam na linha de frente do combate e do tratamento do Covid-19, em Conquista. Os serviços visam proporcionar um momento de recuperação física e mental, além de satisfação pessoal para estes profissionais.

Sob o tema “Bem-Estar dos Heróis da Linha de Frente”, a atividade vai atender desde profissionais da área especializada e técnica até aqueles das equipes de apoio. Serão realizados serviços de massoterapia, estética facial e corporal, estética capilar, além de terapias alternativas, como reflexologia e cromoterapia, entre outras.

Inicialmente os atendimentos serão feitos às segundas e terças-feiras no Núcleo de Estudos em Estética e Cosmética, na Rua Jesiel Norberto, bairro Candeias, no fundo da FAINOR. Os profissionais devem agendar o atendimento pelo telefone 77 3161 1062. Basta se identificar e informar o local de trabalho – no dia do atendimento, é necessário levar documento de identificação pessoal e um comprovante de atuação profissional.

Anvisa autoriza novo ensaio clínico de vacina contra covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou hoje (19) que aprovou, na última sexta-feira (16), um novo ensaio clínico de vacina contra a covid-19.

A vacina candidata terá duas doses com intervalo de 22 dias entre elas. O desenvolvimento clínico está sendo patrocinado pela empresa Sichuan Clover Biopharmaceuticals, sediada na China.

O ensaio clínico aprovado é controlado por placebo, para avaliar a eficácia, imunogenicidade e segurança da vacina, em participantes a partir de 18 anos de idade.

Nesta fase, devem ser incluídos até 22 mil voluntários distribuídos entre países da América Latina, além da África do Sul, Bélgica, China, Espanha, Polônia e Reino Unido.

No Brasil, serão 12,1 mil voluntários, distribuídos nos estados do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro.

Uesb convoca alunos selecionados no Programa Partiu Estágio; entrega de documentação começou ontem (19) e vai até 17 de maio

Assessoria de Gestão de Pessoas (AGP) convoca os estudantes selecionados pelo Programa Partiu Estágio, do Governo do Estado da Bahia, para entrega da documentação, no período de 19 de abril a 17 de maio. Os nomes podem ser conferidos na lista disponível aqui.

Os estudantes selecionados devem encaminhar toda documentação exigida, em formato PDF, exclusivamente para o e-mail do campus onde foi aprovado para estagiar. Em Vitória da Conquista, o endereço eletrônico é [email protected]; em Jequié, o envio deve ser feito para [email protected]; em Itapetinga, o e-mail é [email protected].

A ficha de cadastro, o termo de responsabilidade e as declarações da Instituição de Ensino e do não exercício de atividade remunerada em órgão público estão disponíveis aqui. No ato da assinatura do termo de compromisso, a documentação original deverá ser apresentada. Em caso de dúvidas, entre em contato com os e-mails acima.

‘Prescrever kit covid não é autonomia, é erro’, diz cardiologista e professor da USP

Foto: Divulgação/Estadão

Bruno Caramelli, cardiologista e professor da USP, entrou com representação no Ministério Público Federal (MPF) contra o Conselho Federal de Medicina (CFM) por ainda permitir a prescrição de medicamentos para tratamento precoce da covid-19. Ao Estadão, ele explica por que decidiu bater de frente com a entidade.

Como a crença no tratamento precoce está prejudicando a resposta à pandemia no Brasil?
Primeiramente, porque você está tirando as pessoas do foco daquilo que funciona. Isso é o mais cruel. Quando aquilo que funciona exige sacrifício, exige ficar em casa, exige álcool em gel, máscara e, ao mesmo tempo, você tem ao alcance das mãos um medicamento vendido sem receita que supostamente vai te proteger, a pessoa prefere não fazer o isolamento.

É muito tentador. Segundo, existem efeitos colaterais dessas medicações. Eu não sou contra a autonomia, mas isso não é autonomia, é erro médico. Autonomia é eu, por exemplo, escolher um determinado tratamento quando eu tenho três ou quatro opções comprovadas cientificamente. No caso do tratamento precoce, não há eficácia e o CFM lava as mãos. Ele deveria, além de não apoiar, condenar. É isso que a gente pede.

Eu posso até dar o benefício da dúvida de que, no começo do ano passado (quando o parecer do CFM foi feito), até daria pra pensar nisso, mas hoje não. Você tem um monte de estudos porcaria, com poucos pacientes, estudos mal desenhados, que foram publicados sobre cloroquina e ivermectina. Dependendo da sua maldade – não é nem ignorância, é maldade -, você pega e faz um método escolhendo só os estudos que dizem o que você quer dizer.

Por que o senhor decidiu entrar com a representação?
Eu estava muito incomodado e continuo muito incomodado. Passei a ver um monte de manifestações nos jornais e nas mídias sociais (contra a postura do CFM), mas percebi que só essas manifestações não iam adiantar. A gente precisa ir atrás de uma punição ou de uma ameaça de punição, de que as pessoas tenham medo, porque só com medo elas vão parar. Não dá para ficar parado. Nós estamos numa tragédia. Esta suposta bala de prata está tirando a concentração das pessoas em fazer o isolamento e seguir outras medidas.

O senhor ficou com medo de represálias da categoria ou de ser alvo de sindicância?
Eu tenho mais medo da covid. Perdi um dos meus melhores amigos, colegas. Essa história vai muito longe ainda e acho que só essas coisas por escrito não são suficientes, precisa de algo mais pungente, agressivo. Uma das razões que faz os médicos ainda prescreverem o kit covid é a certeza de que não vai acontecer nada. É o discurso de que ninguém vai me proibir, me punir.

Revoltada e triste, família de Gleici Helen clama por justiça em Brumado

Acusado de tentar matar a ex-companheira, Gleici Helen de Oliveira Silva, Hemerson Matheus Lima Souza, 22 anos, voltou a ser preso preventivamente no final da tarde da última segunda-feira (19). Em entrevista a irmã da vítima, Gileane de Oliveira, disse que a família está revoltada e triste.

“Uma pessoa que faz o que ele fez, com uma criança no colo… ele só parou porque ela desmaiou. Na cabeça dele, ele tinha matado ela. Minha irmã está há 3 dias sedada porque ele não aceitava o fim do relacionamento”, disse.Gileane ainda fez um apelo para que o acusado não se aproxime da família, nem tampouco dos filhos de sua irmã, um de 5 anos (fruto de outro relacionamento) e outro de 9 meses (filho do casal). “Ele não tem condições nenhuma. Se a justiça permitir ele visitar essa criança, ele vai sumir no mundo ou matá-la. Ele é um psicopata”, destacou. Para Gileane, Hemerson Matheus é “um bicho que precisa ficar enjaulado”. “Ele é mau”, reiterou.