Médicos da China estão utilizando um novo método para detectar a Covid-19. Pessoas que chegam do exterior ou que estão em viagem pelo país estão sendo submetidas a testes retais. De acordo com matéria do G1, o médico do hospital You’an, de Pequim, informou que o coronavírus permanece por mais tempo no ânus do que na garganta ou no nariz.
Ou seja, o exame retal aumenta a taxa de detecção. A informação foi divulgada pela emissora pública CCTV. “Considerando que coletar swab anais não é tão conveniente quanto os de garganta, no momento apenas grupos-chave, como aqueles em quarentena, recebem ambos”, afirmou Tongzeng.
De acordo com a Bloomberg, mais de mil crianças em idade escolar e professores foram sumetidos aos três tipos de teste (garganta, nariz e ânus) na semana passada. Por meio das redes sociais, chineses têm reclamado da inconveniência do método. “Não é muito doloroso, mas é super humilhante”, afirmou um usuário da rede social Weibo.
Enquanto boa parte do mundo enfrenta uma segunda onda da Covid-19, a China tem aplicado testes em massa e monitorado os locais onde surgem novos casos para aplicar lockdowns. Dessa forma, vem conseguindo conter a pandemia. As viagens para o país estão com cada vez mais restrições. As pessoas que chegam lá devem apresentar dois testes negativos (PCR e sorológico) antes do embarque, e precisam ficar 14 dias de quarentena em um hotel quando chegam.
Fonte: 97news
Comentários