Dia: 8 de janeiro de 2021

Conquista: De forma remota, Herzem Gusmão toma posse; Confira o vídeo

Após a polêmica envolvendo a posse do prefeito Herzem Gusmão (MDB), a cerimônia de posse foi realizada. A posse virtual precisou ser deliberada pela Câmara, que aprovou a posse por 18 votos favoráveis e 1 contrário.

O prefeito realizou o juramento diretamente da UTI do Hospital Sírio-Libanês, onde está internado.

Deitado na cama e utilizando um suporte de oxigênio, Herzem repetiu o juramento. Ele estava com voz cansada e parecendo estar bastante debilitado.

Confira o vídeo:

Condeúba/Baixão: Morreu o Sr. Custódio da Silva Prates aos 50 anos de idade

 

 

Sr. Custódio da Silva Prates morreu aos 50 anos de idade

Morreu nesta manhã de sexta-feira dia 8 de janeiro de 2021 às 10:00 horas o Sr. Custódio da Silva Prates aos 50 anos de idade, ele era cunhado da vereadora Nena e deixou a esposa Suely Neres e dois filhos Thiago e Thamires. Seu corpo está sendo transladado de Caculé para Condeúba onde será velado no Memorial São Matheus. O sepultamento será amanhã dia (9/1) sem horário definido no Cemitério Municipal do Baixão de Paulo. 

Atendimento: FUNERÁRIA SÃO MATHEUS

Nós do jornal Folha de Condeúba deixamos nossos profundos sentimentos aos queridos familiares do Sr. Custódio, por eles estarem passando essa terrível dor, pela perca precoce e irreparável desse ente tão querido! Que o bom Deus o tenha ao seu lado para eternidade. Descanse em paz amigo Custódio.

Concursados de Aracatu dizem que estão sendo impedidos de trabalhar

Segundo os concursado no município de Aracatu em contato com a imprensa, “a Prefeita recém-empossada, Braulina Lima, determinou verbalmente que os servidores concursados convocados em novembro e dezembro de 2020 deixassem de ir trabalhar; aqueles que ainda vão aos postos de trabalho não recebem qualquer tarefa e ficam o dia todo parados”.

Nos meses de novembro e dezembro de 2020 a Prefeitura de Aracatu convocou e deu posse aos servidores aprovados no concurso público do ano de 2019. Ainda segundo os concursados, “assim que assumiu a prefeitura, em 01/01/2021, a atual prefeita tem falado a estes concursados para não irem aos locais de trabalho.

Os comunicados de dispensa são sempre verbais, o que contraria a legislação, pois na administração pública sempre tem que haver motivação e por escrito. Os servidores estão sendo impedidos de entrar em seu local de trabalho e fica o dia todo sentado sem nada para fazer.

Outro medo que aflige os concursados é se haverá pagamento dos salários, já que a Prefeita não quer que eles trabalhem” disseram. Os concursados finalizaram dizendo. “Imprensa, Ministério Público, Vereadores de Aracatu e população em geral, ajudem os servidores concursados de Aracatu”.

Rui Costa quer vacinação na Bahia em até 30 dias

Foto – Wilker Porto

O governador Rui Costa disse, nesta quinta-feira (7), que a estimativa é iniciar a vacinação contra a Covid-19 na Bahia dentro de um prazo máximo de 30 dias. “Já estamos preparados. Conseguimos fazer a aquisição das seringas e dos refrigeradores. Só estamos esperando a liberação da vacina para iniciar a imunização”, afirmou Rui, destacando que a prioridade serão os profissionais das áreas de saúde e da segurança, além dos mais vulneráveis, como os idosos.

O governador fez o anúncio no município baiano de Presidente Tancredo Neves, onde entregou obras. Em dezembro, o Governo do Estado comprou 19,8 milhões de seringas e agulhas. Ainda como parte do processo de preparação para vacinação, já foi concluída a licitação para compra de até 100 ultrarrefrigeradores capazes de armazenar vacinas a temperaturas inferiores a -70°C.

Medo do desemprego é crescente entre os brasileiros, aponta CNI

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O medo de perder o emprego é crescente entre os brasileiros. A preocupação é ainda mais intensa entre mulheres, jovens com idade entre 16 e 24 anos, profissionais com baixa escolaridade e moradores de periferias. É o que aponta a pesquisa Índice do Medo do Desemprego, divulgada hoje (6) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Segundo o estudo, o índice ficou em 57,1 pontos, na medição feita em dezembro de 2020 – número que se encontra acima da média histórica de 50,2 pontos.

“No trimestre, o indicador subiu 2,1 pontos na comparação com setembro do ano passado e está um ponto acima do registrado em dezembro de 2019”, disse a CNI. Quando o recorte abrange o público feminino, o indicador (que mede o medo de perder o emprego) fica ainda maior, chegando a 64,2 pontos. Entre os homens, o índice está em 49,4 pontos.

Nos dois casos a CNI identificou aumento do medo do desemprego, na comparação com setembro. Levando em conta o grau de instrução dos entrevistados, o perfil que apresentou nível maior de medo é o de pessoas com grau de instrução inferior ao ensino médio completo, ficando em 59,1 pontos entre os que estudaram até a 4ª série da educação fundamental, e em 59,2 pontos entre os com instrução entre a 5ª e a 8ª série. “O temor também cresceu entre os entrevistados com educação superior”, afirma a CNI.

Nesse caso, o índice passou de 50,1 pontos em setembro para 54,7 pontos em dezembro. “Ainda assim, esse grupo da população [é o que] apresenta o menor índice de medo do desemprego entre os estratos por grau de instrução”, explica a entidade.

Moradores das periferias também estão entre os que apresentaram maior crescimento no Índice do Medo do Desemprego, passando dos 55,9 pontos de setembro para 65,5 pontos em dezembro. Tendo como recorte os residentes nas capitais, o índice ficou em 57,5 pontos. Já os moradores das cidades do interior registraram um índice de 55,2 pontos.

Programa Água Doce beneficia mais 60 comunidades do semiárido baiano

Foto: Divulgação

Mais 60 comunidades do semiárido baiano serão contempladas com o Programa Água Doce (PAD), que garante água boa e de qualidade para as famílias que sofrem com a escassez desse recurso para o consumo. O programa opera a partir do aproveitamento de águas subterrâneas, salobras e salinas, de poços comunitários existentes, e da aplicação da tecnologia de dessalinização.

Esta é a segunda fase do PAD, que já conta no estado com 285 sistemas de dessalinização implantados, e mais 10 em fase de conclusão. A Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) só conseguiu garantir a execução dessa segunda fase por possuir em seus registros as comunidades cadastradas, com todos os pré-requisitos exigidos pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio de um acordo de cooperação técnica.

Assim, a Bahia já tem as 60 indicações das comunidades, em 34 municípios, todas com análise de solo e de água, e testes de vazão aptos para elaboração dos projetos executivos. Serão investidos cerca de R$ 16,5 milhões para implantação dos novos sistemas de dessalinização, em dois anos.