Dia: 21 de agosto de 2019

Condeúba: Secretaria de Cultura, Desporto e Lazer fez dramatização do “Bumba Meu Boi” para Terceira Idade

Oclides da Silveira – Jornalista MTPS nº 5910/BA.

O personagem folclórico do Bumba Meu Boi, contracenando com ator amador Paulo Henrique Cordeiro

Nesta quarta-feira dia 21 de agosto de 2019, numa tarde ensolarada, a Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Lazer através do Projeto Biblioteca Viva, levou a cultura popular para a Praça Jovino Arsenio da Silva Filho, com a seguinte programação: Inicialmente a professora Gracia Torres fez o acolhimento de todos, deu as boa vindas e os convidou para fazer um circulo e rezar a oração do Pais Nosso.

Em seguida a professora Gracia fez um pequeno comentário sobe a semana do Folclore Brasileiro, cuja comemoração ocorre no dia 22 de agosto. Para comemorar o nosso folclore brasileiro a partir de agora teremos uma dramatização teatral sobre o tema “Bumba meu boi”, esse é um personagem do Folclore do Nordeste brasileiro.

Logo após a dramatização, foi servido um lanche partilhado, composto de cuscuz, bolo de cenoura recheado, biscoitos chimango e chiringa, biscoito na gordura, pão de queijo e outros, regados a suco e refri. Na sequencia os músicos Elsio e “Custodinho 1.500”, cada um pegou sua sanfona. “Bida” no violão e Moacir no triângulo, formou a bandinha da Terceira Idade e começaram a tocar e cantar musicas de roda relembrando e comemorando nosso riquíssimo Folclore Brasileiro, o fubá foi até o crepúsculo da tarde com muita alegria e animação pelos participante cantaram e dançaram para não perder o costume.

NOTA: Foi aprovado a Lei Municipal nº 991 de 6 de agosto de 2018 de autoria do vereador Reginaldo Nascimento, reconhecendo o “REISADO” como Patrimônio Cultural Municipal, o qual deve ser lembrado nas comemorações do Folclore. Estiveram prestigiando o evento os diretores de Cultura Ygor Roberto e das Escolas do Campo Juari Nascimento, o Chefe de Gabinete Paulo Henrique além da vereadora Nena. Continue lendo

Jovem invade escola e ataca alunos e professora com machadinha

André Rodrigues

Um adolescente atacou ao menos quatro pessoas, sendo três alunos e uma professora, após invadir o Instituto Estadual Educacional Assis Chateaubriand, em Charqueadas, na região metropolitana de Porto Alegre, nesta quarta-feira (21).

De acordo com o canal de notícias Globo News, o jovem chegou a ser imobilizado por um professor de educação física da escola, mas acabou fugindo e está sendo procurado.

À rádio Band News FM, o Chefe de Socorro do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, Mauricio Naapv, narrou detalhes sobre o episódio ocorrido por volta das 13h, início das aulas vespertinas. Além da machadinha, o adolescente portava um galão de gasolina.

“Foram quatro vítimas: três alunos e uma professora. Todos foram socorridos por bombeiros voluntários de Charqueadas e pela equipe do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) local. As vítimas foram levadas para o hospital do município e estão fora de perigo, de risco. Ninguém tem ferimentos graves”, falou à emissora.

Segundo o porta-voz, a escola possui monitoramento por câmera e as imagens foram encaminhadas à Polícia Militar para investigação.

Instituto Assis Chateaubriand, em Charqueadas, no Rio Grande do Sul. Em nota, a Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul afirmou que nenhuma das vítimas sofreu ferimentos graves.

O comunicado oficial diz ainda que o vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior, e o secretário da Educação, Faisal Karam, se deslocaram para o município a fim de prestar auxílio às vítimas.

Veja aqui o texto oficial:
O vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior, e o secretário da Educação, Faisal Karam, estão no município de Charqueadas, na Região Carbonífera do RS, para acompanhar in loco as investigações e buscas ao responsável pelo fato criminoso ocorrido no Instituto Estadual Educacional Assis Chateaubriand.

A Secretaria da Saúde do Estado fez contato com Secretária da Saúde de Charqueadas colocando-se à disposição para auxiliar no que for necessário. Em princípio, nenhuma das vítimas sofreu ferimentos graves. Outras informações serão repassadas à imprensa no local assim que possível.

Desertificação atinge 13% do semiárido brasileiro e ameaça regiões da caatinga

Foto: Celso Tavares/G1

Único bioma exclusivamente brasileiro, a caatinga sofre. O famoso chão rachado faz pensar num ambiente onde a terra dá pouco e pede muito das pessoas que vivem ali. Mas é a própria ação humana que tem colocado a caatinga em risco. A ponto de, em algumas áreas, a situação chegar a um estágio quase irreversível: a desertificação.

De acordo com estimativas do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens e Satélites (Lapis), ligado à Universidade Federal de Alagoas (Ufal), 12,85% do semiárido brasileiro enfrenta o processo de desertificação. Ou seja, considerando uma área total de 982.563,3 km² dessa região, 126.336 km² estão se transformando em deserto – conforme monitoramento realizado entre 2013 e 2017 e divulgado no início de julho.

Segundo o G1, esse território, que basicamente é o que conhecemos como o sertão no Nordeste brasileiro, tem quase o tamanho da Grécia. O cenário é ainda mais alarmante se olharmos para as chamadas “áreas suscetíveis a desertificação” (ASDs) do Nordeste brasileiro, nas quais o processo de formação de pequenos desertos pode se instalar se os fatores contribuintes forem mantidos.

Condeúba: A Biblioteca Itinerante esteve na Escola Municipal Tranquilino Leovigildo Torres

Oclides da Silveira – Jornalista MTPS nº 5910/BA.

Os alunos da Escola Municipal Tranquilino Torres, escolhendo o livro de sua preferência no Projeto da Biblioteca Itinerante

Nesta terça-feira dia 20 de agosto de 2019, o Projeto Itinerante da Biblioteca Municipal de Condeúba, com sua equipe de professores, esteve em visita atendendo aos alunos da Escola Municipal Tranquilino Torres nos período matutino e vespertino.

O Projeto foi muito bem recebido pela direção, coordenação e professores, assim como também pelos alunos. O processo funciona com uma pequena apresentação dos funcionários da Biblioteca na sala de aula, em seguida os alunos monitorados pelo professor, vão até o local onde os livros ficam expostos no saguão de entrada da escola.

Ali cada aluno escolhe o livro que quer ler e passa por um simples cadastro, em seguida retorna à sala de aula.  A devolução será 8 dias depois, a equipe da Biblioteca volta a escola para recolher os livros de volta. Continue lendo

Condeúba/Bom Abrigo: Morreu a Sra. Maria do Carmo Neri aos 84 anos de idade

Oclides da Silveira – Jornalista MTPS nº 5910/BA.

Morreu ontem dia 20 de agosto de 2019, a Sra. Maria do Carmo Neri aos 84 anos de idade, ela deixou dois filhos, seu corpo está sendo velado em sua residencia na Fazenda Bom Abrigo. O sepultamento será hoje dia 21/8, no Cemitério Municipal local, ainda sem horário definido.

Atendimento: Funerária São Matheus

Nós do Jornal Folha de Condeúba deixamos nossos sentimentos à família enlutada por essa perda irreparável, deste ente tão querido. Que o bom Deus a tenha ao seu lado para a eternidade. Descanse em paz Sra. Maria do Carmo.