Dia: 15 de maio de 2018

Condeúba: A imagem de Santo Antônio está percorrendo todas as Comunidades da zona rural

Por Oclides da Silveira

O nosso Pároco Padre José Silva Figueiredo, assim que chegou em Condeúba tomou conhecimento que as festas de Nossa Senhora Aparecida e Bom Jesus são as maiores, ele respondeu o seguinte a maior festa tem que ser do Padroeiro Santo Antônio de Pádua, a partir daquele momento toda a equipe de festeiros passaram a trabalhar neste sentido. Então o Padre José Silva determinou que saísse a réplica de Santo Antônio percorrendo e visitando todas as Comunidades que são em torno de 50 na zona rural.

E assim está acontecendo, a imagem de Santo Antônio chegou hoje dia 15 de maio de 2018 às 18:00 horas na casa da Sra. Isabel Silveira de 96 anos, Comunidade do Olho D’água, a imagem foi recebida por muitos devotos de Santo Antônio com muita alegria e queima de fogos de artifícios, ali ele permaneceu por uma hora sobre cantigas de versos ao Santo, como por exemplo:

"Ô meu Santo Antônio tenha pena tenha dó, você é casamenteiro mas está me deixando só".

Logo em seguida o povo desceu com a imagem num andor e seguiram viagem em procissão até a Capela de Senhor dos Passos, onde tinha uma verdadeira multidão a sua espera.  Chegando na Igreja foi celebrado o Culto com muitos pelo lado de fora, pois não coube todos dentro da Igreja. Amanhã dia 16/5 a Imagem de Santo Antônio segue sua peregrinação para a Igreja de Santa Luzia na Comunidade de Riacho de Areia.

A última visita de Santo Antônio será na Comunidade do Alegre, de onde eles levarão a imagem até a Paróquia na sede. Está marcado um grande encontro em Condeúba no dia 1º de junho com presença de todas as Comunidades, onde será celebrada a Santa Missa pelo nosso Bispo Dom José Roberto. Continue lendo

Analfabeto até os 65 anos se forma em História aos 79

Seu Valdir superou a pobreza e a doença da mulher e conquistou diploma universitário

Por FRANCISCO ALVES FILHO

PROFISSÃO CERTA – REPRODUÇÃO FACEBOOK

Rio – Essa é daquelas histórias que servem de incentivo para quem acha que seus objetivos são muito difíceis de alcançar. De família pobre e desde cedo trabalhando duro em várias funções para sobreviver (atuou em lapidação, em gráfica, foi motorista e carregador), Valdir de Lima não teve tempo de estudar. Por causa disso, manteve-se sem saber ler e escrever até os 65 anos de idade.

Isso não impediu que se apaixonasse pela carreira de História (Veja um vídeo sobre o curso). “Foram minha mulher e meus filhos que me ajudaram a ler. Comprava jornais, revistas e livros e ficava encantado com a história das pessoas, dos lugares”, conta ele. Aos poucos, foi aprendendo mais com as aulas do Telecurso 2000. “Sou autodidata”, orgulha-se.

Resolveu ir mais longe. Fez o Ensino Médio e depois matriculou-se no curso de História da Universidade Estácio de Sá. Por 8 anos, dividiu o tempo entre a sala de aula da universidade e o quarto de hospital onde sua mulher estava internada. Ela teve que tirar um rim e acabou falecendo, depois de uma convivência de 56 anos. Mesmo sem sua maior incentivadora ao seu lado, Seu Valdir continuou os estudos.

Como resultado, Seu Valdir se formou historiador no fim de março, aos 79 anos, sob aplausos dos colegas mais jovens. “Levantar aquele canudo foi libertador”, desabafou Valdir.

Avião colide com ave, retorna à Juazeiro do Norte e faz pouso de emergência

O voo 6376 da Avianca que saiu de Juazeiro do Norte com destino à Fortaleza fez um pouso de emergência retornando para o Aeroporto do Cariri. O incidente aconteceu na manhã desta terça-feira (15).

De acordo com relato de passageiros, uma ave atingiu uma das turbinas da aeronave. Aproximadamente 120 pessoas estavam no avião.

“Logo quando tirou os pneus do solo, o avião começou a vibrar todinho. Acredito que passamos por cima de Missão Velha, mas como não alcançava a altura e nem a velocidade normal o piloto avisou o que tinha acontecido e que tínhamos que voltar”, disse o representante comercial Eduardo Fernando. Continue lendo

Piripá: Tabela comparativa de repasses do FPM entre os anos 2017 e 2018

Pelo vereador Miranda

VEREADOR  ALTAMIRANDO DA SILVA VIEIRA – “MIRANDA”

População piripaense, Segue os valores recebidos pela Prefeitura no mandato atual quase R$ 34.000.000,00 milhões de reais. Venho por meio deste fazer saber que apesar da Lei áurea ser abolida em 1888, não parece que esta Lei chegou ao nosso município, pois em 2017 mudou o dono da casa grande. Faço saber que existe uma espécie de trabalho escravo sendo imposta pela gestão atual com trabalhadores recebendo o mínimo que é exigido pela Lei, na administração pública, (um salario mínimo), vale ressaltar que na condição de vereador estou representando o povo para garantir que seus direitos sejam respeitados, mesmo contrariando seus aliados e coniventes.