Dia: 3 de abril de 2018

II CONCURSO NACIONAL DE POESIA – PRÊMIO DE LITERATURA CAFÉ COM POEMAS -2018

Após o sucesso da primeira edição, com lançamento do livro em várias cidades como: Salvador, durante a Flipelô – Festa Literária Internacional do Pelourinho, em Belo Horizonte na FLI-BH – Festival Literário Internacional de Belo Horizonte, Condeúba – Em noite de Poesia e no I Encontro Regional de poetas na cidade de Cordeiros /BA, a editora Agilite Publicações e Interatividade, a OFHM e o Movimento Café com Poemas lançam o edital: II Concurso Nacional de Poesia – Prêmio de Literatura Café com Poemas -2018.

O objetivo é selecionar, em âmbito Nacional poemas com temática livre para a publicação do segundo livro da Série Novos Sabores, intitulado: “Antologia Poética Café com Poemas – Volume 2.”.

A primeira edição em 2016, contou com 39 poetas de diferentes localidades (muitos deles, inclusive alunos de escolas públicas, publicando pela primeira vez, outros já com uma bagagem significativa de experiência – poetas renomados) e o resultado foi um livro recheado de belas poesias e inspirações sensacionais.

O período de inscrições para o concurso será de 22 de março até 15 de maio de 2018.

O primeiro lugar receberá a COMENDA (certificado + medalha) “PRÊMIO DE LITERATURA CAFÉ COM POEMAS” da OFHM – que é um prêmio criado em 2015 e concedido a diversos nomes da literatura nacional e internacional, além de 02 exemplares.

Aos 03 primeiros colocados, a AGILITE PUBLICAÇÕES E INTERATIVIDADE concederá 02 exemplares, além de um diploma de Menção Honrosa “modelo digital”.

O poema deverá ser inédito e ter no máximo 20 linhas, digitado com espaço 1,5; fonte Arial e corpo 12; devidamente corrigido e revisado.

Todo participante terá direito de receber, independente de sua colocação no concurso, 01 (um) exemplar da obra, com a taxa dos correios inclusa.

Confira o Edital:

https://drive.google.com/file/d/1gJftDG7LLoOsYId2qyrpUs6ccALrIF7b/view?usp=sharing

Declaração (Anexo II):
https://drive.google.com/file/d/1LqeEWwaFM-z2PqQpXuwFjICoxt9Cm6G6/view?usp=sharing

Link completo (Edital, Declaração e Foto para divulgação):
https://drive.google.com/drive/u/4/folders/1CF5wFyHBEHBsCV7ZAhVXRYiJClW-Xwx5

Atenciosamente,

(Escritor, Jornalista e Designer Gráfico)
+55 71 99153-5442 (Tim)
https://www.facebook.com/leandrofloresba

Nas eleições deste ano, Transexuais e Travestis poderão usar nome social para votar

Nesta segunda-feira (02), o Tribunal Superior eleitoral informou que transexuais e travestis vão poder incluir nome social nos documentos eleitorais, como o título. De acordo com a Folha, os eleitores e pré-candidatos também vão ter permissão para alterar o sexo no registro eleitoral.

Para a realização da alteração do documento, os interessados devem ir até o cartório eleitoral da zona em que votam. De acordo com o presidente do TSE, o ministro Luiz Fux, somente o nome social vai constar no título. “Não faria sentido constarem os dois nomes”, contou Fux. Ainda segundo o jornal, o nome civil, ou de registro, ficará apenas na documentação interna. O prazo para a alteração do documento é de hoje (03) a 9 de maio.

De acordo com o vice-procurador eleitoral Humberto Jacques, a mudança vai ser feita com base na autodeclaração, sem necessidade de comprovar cirurgia de redesignação ou autorização judicial. “Ninguém examina a genitália de ninguém, por que você vai exigir isso para um certo grupo?”, afirmou o vice-procurador .

Nome Social

Nome social é aquele que designa o nome pelo qual o transexual é socialmente reconhecido. Já a identidade de gênero estabelece com que gênero – masculino ou feminino – a pessoa se identifica. Segundo o portal Brasil de Fato, as alterações e inclusões poderão ser feitas em qualquer cartório eleitoral até o fechamento do cadastro, que ocorre no dia 09 de maio. Os interessados precisam apresentar um documento de identificação com foto no ato da solicitação.

O registro do nome social e a atualização da identidade de gênero são procedimentos independentes. O eleitor pode optar por realizar um, dois ou ambos. Somente o nome social constará no título, sendo a identidade de gênero apenas atualizada no cadastro eleitoral. Após a alteração, será emitido um novo documento com o mesmo número, que deve ser entregue ao cidadão no ato da solicitação.

Primeira ligação de celular completa 45 anos; conheça a história

Esta terça-feira, 3 de abril, é uma data especial. Trata-se do aniversário de 45 anos da demonstração do primeiro celular da história, feita pela Motorola no distante ano de 1973.

Na ocasião, em 1973, Martin Cooper, engenheiro da Motorola, fez a primeira chamada de um telefone portátil. Do outro lado da linha estava Joel Engel, chefe da Bell Labs, originalmente o braço de pesquisa e de desenvolvimento da AT&T.

“Joel, aqui é Marty. Eu estou te ligando de um telefone celular, um telefone celular portátil de mão real”, disse Cooper. As empresas eram rivais na época e o engenheiro aproveitou para exibir o seu invento.

“Portátil”, obviamente, é um adjetivo questionável, já que o modelo DynaTac tinha 33 cm de altura, 4,5 cm de largura e 8,9 de espessura; era o sinônimo do tijolão. Além disso, pesava 749 gramas e possuía autonomia de oito horas em modo de espera e uma hora de conversação; também não tinha visor e precisava de 10 horas de recarga para ser usado.

O aparelho já tinha passado por alguns testes em Washington e foi apresentado por Cooper em uma conferência de imprensa no Manhattan Hilton. Na época, a Motorola estava tentando convencer a FCC (Comissão Federal de Comunicações, em inglês), a disponibilizar mais bandas de frequência para conseguir comercializar a tecnologia.

Apesar de a ligação ter sido feita nos anos 70, o celular já estava sendo desenvolvido desde a década de 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, baseado em comunicação por rádio. E ainda assim, levou quase uma década para se tornar popular.

Governador autoriza elaboração de projeto para pavimentação da estrada de acesso à Mirante

Atendendo a uma demanda apresentada pelos deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo, após reivindicação do prefeito Lúcio Meira e dos moradores de Mirante, o governador Rui Costa autorizou a elaboração do projeto para pavimentação do trecho de 40 km que liga a sede de Mirante ao município de Bom Jesus da Serra.

O anúncio foi feito por Rui em sua última passagem pelo município, no dia 28 de março. Segundo o governador, se a empresa responsável pela execução do projeto entregar a avaliação até o mês de dezembro, a autorização para a licitação da obra será liberada por ele ainda neste ano.

Lutador de MMA, Adriano Mamute é assassinado com tiro e facadas na frente da mulher e do filho

Foto: Reprodução / Facebook

O lutador de MMA (artes marciais mistas) Adriano Sylberth Santana Pereira, conhecido como Mamute, de 29 anos, foi assassinado dentro de casa na madrugada desta terça-feira (3) no distrito de Outeiro, em Belém. A vítima morreu na frente da mulher e do filho. A Divisão de Homicídios investiga o crime. Segundo a Polícia Civil, o lutador estava em sua casa quando, por volta de 23h30, bateram na porta dos fundos.

Ao abrir, Adriano Mamute se deparou com três homens, todos com camisas no rosto e armados. Mamute correu para o quarto, onde estavam a companheira e o filho de 9 anos, mas foi perseguido pelos criminosos, que, ao chegarem no quarto, foram em direção a ele. A vítima teria pedido calma, mas foi atingido com um tiro no rosto. Ele caiu no chão ainda com vida.

Os assaltantes pediram os aparelhos celulares de Adriano e da mulher. Quando estavam saindo da casa perceberam que a o lutador ainda estava vivo e voltaram para aplicar golpes de faca no peito da vítima que morreu no local. Além de lutador com 30 lutas no cartel, Adriano tinha um emprego de eletricista naval, segundo a polícia. A Polícia Civil apurou também que Mamute não estava sendo alvo de ameaças que pudessem estar relacionadas ao crime.

Motoristas que tiveram CNH suspensa têm até 31 de maio para recurso na Bahia

Foto: Divulgação

Os mais de 27 mil motoristas que tiveram a Carteira Nacional de Habilitação suspensa no dia 24 de março, em todo o estado, têm até o dia 31 de maio se tiverem interesse de apresentar recurso junto ao Detran e tentar regularizar a situação. O edital que divulgou a suspensão foi publicado no dia 24 de março. Os documentos foram suspensos por ultrapassarem os 20 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A suspensão pode ocorrer, a depender do número de infrações, durante o período de um a três meses. Se for flagrado dirigindo com CNH suspensa, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê a detenção do condutor, de seis meses a um ano, e multa, além de ficar sem dirigir pelo mesmo período que havia sido suspenso anteriormente. A ocorrência provoca a abertura do processo de cassação da carteira.

Os motoristas que tiveram as carteiras suspensas podem procurar qualquer posto avançado de atendimento do Detran e do Serviços de Atendimento ao Consumidor (SAC). De acordo com o G1, em caso de entrega da CNH, o motorista só precisa levar o próprio documento. Já se for interpor recurso, pode apresentar o documento escrito, até em próprio punho, além de cópia da documentação do veículo.

Ônibus interestadual fica destruído após pegar fogo na BA-262 entre Aracatu e Brumado

Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um ônibus interestadual da empresa Novo Horizonte ficou totalmente destruído após pegar fogo na noite deste domingo (01), enquanto trafegava pela BA-262, sentido Aracatu/Brumado. Ao site Achei Sudoeste, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) justificou que obteve poucas informações acerca do ocorrido.

De acordo com o relato, havia passageiros no veículo de lotação, porém ninguém se feriu, pois o condutor, ao perceber o início do incêndio, comunicou rapidamente para evacuaram o ônibus. A primeira suspeita é de que uma pane elétrica teria sido a causa do incidente. Com os danos, o veículo teve perda total e os ocupantes tiveram de esperar na estrada outro transporte para continuar a viagem.

Rio de Contas colhe primeira safra de azeitonas do nordeste

Foto: Reprodução/TV Bahia

A cidade de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, colhe a primeira safra de azeitonas do nordeste do Brasil. Após cerca de 10 anos, quando as primeiras mudas foram levadas para a região, os 500 pés de oliveiras devem render cerca de 5 toneladas do fruto. A colheita é uma surpresa para o dono da fazenda, o produtor rural Didier Chinchila. A ideia começou com ele, empresário francês que sempre foi apaixonado pelo Brasil.

De acordo com o G1, após deixar a empresa em que trabalhava como executivo, começou a passear pelo Brasil. Em uma dessas andanças, chegou até a Chapada Diamantina. “Senti um clima diferente, que me lembrava muito as regiões do sul da França. Uma sensação física que eu não estava no Brasil tropical, úmido, da costa, do dendê. Eu estava em um outro mundo, que é a Chapada Diamantina”, relembra.

Desse típico clima mediterrâneo, veio a ideia de cultivar oliveiras. As primeiras mudas chegaram em 2008, através de uma parceria com a Embrapa Semiárido de Pernambuco. Chinchila montou uma cooperativa com familiares e amigos franceses, que decidiram investir no projeto.

A fazenda fica a quase 1.200 metros de altitude, em uma região onde estão os maiores picos da Bahia: o Itobira, o Pico das Almas, e o Barbado. Além de cultivar as azeitonas, os donos da fazenda cultivam manga, maracujá e tangerina.