Dia: 7 de março de 2018

Percentual de mulheres brancas graduadas é mais que o dobro de negras e pardas, diz IBGE

Mulheres têm melhor desempenho que homens em indicadores que analisam o atraso escolar e o nível educacional da população adulta

Mulheres brancas que conseguiram completar o ensino superior (23,5%) é o dobro do de negras ou pardas (10,4%).

Um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que a cor é um fator decisivo “na desvantagem educacional”. De acordo com o relatório, o percentual de mulheres brancas que conseguiram completar o ensino superior (23,5%) é o dobro do de negras ou pardas (10,4%).

Segundo o IBGE, os negros (pretos e pardos) eram a maioria da população brasileira em 2014, representando 53,6% da população. Os brasileiros que se declaravam brancos eram 45,5%. A população brasileira é de 203,2 milhões de habitantes, sendo 98,419 milhões de homens (48,4% do total) e 104,772 milhões de mulheres (51,6%).

Entre homens, também há uma diferença baseada na etnia. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2016 informam que 24,2% dos brancos de 24 a 44 anos concluíram a universidade. Entre negros ou pardos, eram 8,7% com a mesma formação.

O relatório permite afirmar também que a parcela de mulheres com ensino superior completo em 2016 era maior que a de homens. Na faixa etária de 25 a 44 anos, 15,6% dos homens estavam formados – entre as mulheres, o índice foi de 21,5%.

Frequência escolar é maior entre as meninas

O estudo apontou ainda que mais meninas do que meninos frequentam a escola no nível adequado para a idade.

Na faixa etária de 15 a 17 anos, em 2016, 63,2% dos adolescentes do sexo masculino estavam estudando na etapa correta do ensino médio, sem atrasos. Entre as jovens do sexo feminino, a porcentagem era de 73,5%.

Mulheres nos cursos relacionados à ciência

Os dados do IBGE não detalham as áreas nas quais as mulheres têm melhor desempenho. Entretanto, reportagem do G1 com base nos dados do Censo Escolar do Inep apontou que as mulheres representam 60% das pessoas que concluíram cursos superiores no Brasil em 2015.

No entanto, quando são considerados apenas os cursos relacionados às ciências (biologia, farmácia, engenharias, matemática, medicina, física, química, ciência da computação, entre outros), a participação feminina cai para 41% – índice que não registra aumento desde 2000.

Fonte: G1.

Diretor do Colégio Rio Preto é morto a tiros em latrocínio na cidade de Barra da Estiva

Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O diretor do Centro Educacional Rio Preto (Cerp), na zona rural da cidade de Barra da Estiva, a 134 km de Brumado, foi morto a tiros, dentro de casa, na noite da última terça-feira (06). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o professor Zé Mário, foi alvejado com quatro tiros, após um bandido invadir a sua residência para roubar uma motocicleta.

Ele chegou a ser socorrido por moradores da comunidade Rio Preto e encaminhado para o Hospital Suzzy Zanfretta, mas não resistiu e morreu. Chocada com a tragédia, a população da cidade lotou a entrada do hospital pedindo justiça. O Departamento de Policia Técnica (DPT) de Brumado foi acionado e realizou a perícia no local do crime.

O corpo do educador foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado. A polícia civil de Barra da Estiva já investiga o crime e realiza rondas na tentativa de capturar o suspeito de ter cometido o latrocínio.

Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações oferece aos municípios o Programa “Internet para todos”

O acesso à Internet é um grande mecanismo de inclusão social, um direito fundamental, e
esta é uma afirmação da Organização das Nações Unidas.
O Governo Federal, através do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
está trabalhando para atender a esse direito, por meio do Programa “Internet para Todos”.
Com o SGDC (Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações), este programa permite
levar a Internet em banda larga a todos os pontos do nosso país. Conexão em alta velocidade,
permitindo acesso ao conhecimento, compartilhamento de informação, entretenimento à
população e dinamizando a relação dos municípios com o restante do país. Aperfeiçoando
também e tornando possível a conexão de zonas remotas dos 5.570 municípios do Brasil.
Para isso, o município poderá aderir ao Programa “Internet para Todos”. E deve preencher
e enviar o ofício em anexo ao Departamento de Inclusão Digital do MCTIC, nos seguintes
endereços: [email protected],ou por Correios – Departamento de Inclusão
Digital, Esplanada dos Ministérios, Bloco R Anexo, Sala 300 Leste, 70.044-900 Brasília – DF.
A partir daí o município receberá login e senha para acessar e preencher formulário eletrônico. Continue lendo

Cordeiros: Prefeitura está fazendo reforma total na Quadra Poliesportiva Jailton Marinho de Andrade

Após 19 anos da sua construção a Quadra Poliesportiva Jailton Marinho de Andrade passará por sua primeira grande reforma, o espaço esportivo que hoje encontra-se sem condições para receber jogos e eventos, devido a deterioração das suas estruturas ao longo dos anos, será reformada com recursos próprios da Prefeitura Municipal de Cordeiros e com recursos devolvidos pela Câmara de Vereadores à Prefeitura no final de 2017.

Com esta ação, o Prefeito Delci Luz e seu Vice Teco, mais uma vez demonstram compromisso com o povo de Cordeiros ao atender uma das maiores reivindicações dos esportistas do município.

“Localizada no centro da cidade a Quadra Jailton Marinho de Andrade é um dos principais patrimônios da sede do nosso município, e nossa Administração sente-se alegre e ao mesmo tempo honrada em poder melhorar suas estruturas para melhor atender ao povo Cordeirense, esperamos muito em breve voltar a receber os grandes eventos esportivos e culturais no Centro da nossa cidade trazendo assim, mais alegria ao povo e movimentando o comércio local”, disse o Prefeito Delci Luz.

ASCOM
Pablo Henrique