Dia: 20 de agosto de 2017

Condeúba: Grande festa em comemoração ao centenário de Joaquim Lima

Por Oclides da Silveira

lima 46
Joaquim Antônio de Lima completou um século de vida

Joaquim Antonio de Lima mais conhecido como Joaquim Lima, completou um século de vida no dia 15 de agosto. Ele nasceu exatamente no mesmo dia que a Igreja Católica comemora a Interseção de Nossa Senhora ao céu.

Joaquim Lima foi casado com a já falecida Maria Lima de Souza cujo matrimônio se deu em 5 de abril de 1942. Os quais tiveram 9 filhos: Jovelino, José , Geralda, Graça Jesuíno, Marlene, Hélio, Quelemente e João 39 netos 53 bisnetos 13 tataranetos, sendo que o tataraneto mais velho vai completar 12 anos em novembro próximo. Continue lendo

Brasil: Tributo a Cora Coralina que estaria completando hoje 128 anos de vida

Cora Coralina

Biografia de Cora Coralina

Cora Coralina (1889-1985) foi uma poetisa e contiista brasileira, responsável por belos poemas. Foi elogiada por Carlos Drummond de Andrade.

Cora Coralina (1889-1985) nasceu na cidade de Goiás, no dia 20 de agosto de 1889. Seu nome de batismo era Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas. Tornou-se doceira, ofício que exerceu até os últimos dias de sua vida. Famosos eram os seus doces de abóbora e figo.

Cora Coralina já escrevia poemas em 1903 e chegou a publicá-los no jornal de poemas femininos “A Rosa”, em 1908. Em 1910, foi publicado o seu conto “Tragédia na Roça” no “Anuário Histórico e Geográfico do Estado de Goiás”, usando o pseudônimo de Cora Coralina. Em 1911, Fugiu com o advogado divorciado Cantídio Tolentino Bretas, com quem teve seis filhos. Foi convidada a participar da Semana de Arte Moderna, mas é impedida pelo seu marido.

Já em São Paulo, em 1934, trabalhou como vendedora de livros na editora José Olímpio, onde lançou seu primeiro livro, em 1965, quando tinha 76 anos, “O Poema dos Becos de Goiás e Estórias Mais”. Em 1976, é lançado o livro “Meu Livro de Cordel” pela editora Goiana. Mas o interesse do grande público é despertado graças aos elogios do poeta Carlos Drummond de Andrade, em 1980.

Cora Coralina recebeu o título de Doutor Honoris Causa da UFG e foi eleita com o “Prêmio Juca Pato” da União Brasileira dos Escritores, como intelectual do ano de 1983.

Cora Coralina faleceu em Goiânia, no dia 10 de abril de 1985, já se passou 32 anos do seu falecimento.

Continue lendo

Macaúbas: Ex-vereador Zé de Enedina enfarta e morre ao dar entrada no Hospital Municipal

jose-messias-de-sousa-ze-de-enedina-achei-sudoesteO ex-vereador José Messias de Sousa , o Zé de Enedina sofreu uma parada cardíaca e morreu ao dar entrada no Hospital Municipal de Macaúbas, no sudoeste baiano. Considerado um dos homens mais conhecidos da região, a notícia abalou a cidade.

Zé de Enedina foi vereador no município por várias vezes. Ele sofreu a parada cardíaca quando saiu de casa, no Povoado dos Cristais, para transportar alunos com seu ônibus. Ao chegar na sede do município, ele teve o infarto. Zé de Enedina chegou a ser socorrido, mas veio a óbito no hospital.

Livramento de Nossa Senhora: Beterraba gigante é encontrada em quintal de casa

beterraba-gigante-livramento-de-nossa-senhora-achei-sudoeste
Beterraba pesando cerca de 5 kg. Foto: Jornal da 88 FM

Dois irmãos colheram uma beterraba gigante no quintal de casa, no Povoado de Veredinha, na zona rural de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano. Segundo informações do Jornal da 88 FM, a família cultiva uma horta com uma grande variedade de hortaliças e raízes em casa.

Para o cultivo, é utilizado apenas adubo orgânico. Segundo Adailton, há dois meses, ele começou a observar o crescimento exagerado da raiz. Segundo especialistas, uma beterraba normal pesa 170 g e a encontrada na zona rural de Livramento pesa cerca de 5 kg.

Condeúba: Vereador Arlindo Guarda prestando conta dos 7,5 meses de mandato

Por Oclides da Silveira

Arlindo GuardaArlindo Guarda fazendo uso da palavra na Sessão da Câmara

O Vereador Arlindo da Silva Cruz popularmente conhecido como Arlindo “Guarda”, por ele pertencer a corporação da Guarda Municipal de Condeúba. Arlindo completou neste sábado dia 19 de agosto mais um ano de vida. Que o bom Deus o cubra com o manto sagrado da sabedoria, humildade, dignidade e prosperidade, para que ele siga sempre o caminho do bem no meio da política, uma vez que neste mundo tão conturbado o que prevalece é a desonestidade e o interesse pessoal dos maus políticos. Deixando a deriva sua principal causa a ser defendida que é a busca incansável do bem comum. Deixamos essa reflexão ao nobre vereador Arlindo Guarda nesta data especial pela passagem do seu aniversário, parabéns vereador!!! São os votos deste redator. Continue lendo