Dia: 22 de julho de 2017

Idosa com tumor no cérebro espera há 5 meses por cirurgia em Vitória da Conquista

G1/Bahia

Idosa

Uma idosa que tem um tumor no cérebro está internada há cinco meses, a espera de uma cirurgia, no Hospital Geral de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. O problema é que a cirurgia não é realizada em Conquista, e a mulher não consegue ser transferida para outra unidade de saúde, por falta de vagas.

A justiça determinou no dia 10 de julho que o governo do estado providenciasse a cirugia de dona Sevilia em um hospital público ou particular em até 48 horas, mas até agora a decisão não foi cumprida. A multa estabelecida pela Justiça é de R$ 1 mil por dia de atraso. Na última segunda-feira (17), a Secretaria de Saúde do Estado informou por meio de nota que esta aguardando uma posição de um hospital em Itabuna, no sul baiano.

Dona sevilia é da cidade de Caraíbas, que fica a 82 quilômetros de Vitória da Conquista. Hercílio Alves Sales, marido de dona Seviliapassa dia e noite no hospital com a mulher e diz que já não sabe o que fazer.

“Dia e noite aqui. No dia que eu posso pagar uma pessoa, eu pago para ficar, pra eu poder descansar uma noite ou duas, mas chega uma hora que o corpo não aguenta. Para mim está muito difícil a situação”, afirma o idoso, que acrescenta que não tem nenhuma novidade sobre o caso.

“Não chegam para falar nada. Só falam que vai sair quando surgir uma vaga, mas eu sei lá quando vai surgir essa vaga. Estou esperando que Deus entre no coração desse povo, para me ajudar”, desabafa.

Caetité: Morre o ex-prefeito José Ladeia

 

caetite-morre-o-ex-prefeito-jose-ladeia-achei-sudoesteFoto: Arquivo Familiar

O ex-prefeito de Caetité, José Augusto Teixeira Ladeia, faleceu nesta sexta-feira (21). De tradicional família da política caetiteense, governou a cidade no período de 1967 a 1970, ocasião em que deu início à pavimentação com paralelepípedos nas suas vias principais até então calçadas com pedras irregulares, além de outras iniciativas que o fizeram figurar numa matéria da revista O Cruzeiro.

Apesar de não mais exercer cargo eletivo desde então, sempre teve grande influência nos destinos da cidade; casado com a prima Evani, mais conhecida por Ninita, com ela teve sete filhos, dentre os quais o também já falecido ex-Prefeito Ricardo de Tadeu Ladeia. O atual prefeito Aldo Gondim (PSB) decretou luto oficial e, em nome de todos os caetiteenses, manifesta o enorme pesar a todos os familiares e amigos.

Vitória da Conquista em alerta com infestação do mosquito da dengue nas alturas

DengUm dado preocupante. Essa é a situação do índice de infestação predial no município de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, que atualmente tem uma média geral de 7,2%, bem acima do tolerado pela Organização Mundial de Saúde, que é de até 1%.

E a situação é muito pior em alguns bairros específicos, é o caso do Recanto das Águas com 22%. Nova Cidade com 18%. E o Santa Teresinha com 15,2%. Essa situação preocupante foi mostrada nos telejornais da TV Sudoeste.

De acordo com o Blog do Rodrigo Ferraz, a Secretaria Municipal de Saúde está nas ruas dos bairros com as equipes de agentes de endemias combatendo o mosquito e orientando a população, que por sua vez, também precisa fazer sua pare.

Músico é estrangulado e morto dentro de casa em Vitória da Conquista

vitoria-da-conquista-cicero-ribeiro-rocha-achei-sudoesteFoto: Reprodução/Facebook

O músico Cícero Ribeiro Rocha foi encontrado morto na noite de quinta-feira (20), dentro da casa onde morava, em Vitória da Conquista. Além de músico, ele comercializava instrumentos na região.

Segundo a Polícia Militar, testemunhas disseram que a vítima vendia um teclado musical quando dois indivíduos chegaram em um carro, entraram na residência e usaram um fio e uma chave de fenda para matá-lo. Inicialmente, a Polícia Civil trata o caso como latrocínio, mas a hipótese de homicídio não está descartada.

Isso porque no local do crime foi deixado outro teclado de maior valor e uma carteira com cerca de R$ 500. O corpo foi levado para o Departamento de Polícia Técnica. A polícia ainda não sabe o que motivou o crime.