Brasil: Homenageamos hoje dia 20 de julho essas heroínas negras que tanto representou sua raça
Vejas fotos abaixo:
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Jornal GGN – Além de lidar com temperaturas abaixo dos dez graus, os moradores de rua de São Paulo são obrigados a conviver com o descasos de agentes públicos que fazem a limpeza da cidade.
Segundo a rádio CBN, na manhã desta quarta-feira (19), um caminhão de uma empresa terceirizada jogou jatos d’água nas calçadas da Praça da Sé, acordado os moradores e molhando seus pertences.
“Meu cobertor ficou encharcado. Sempre que isso acontece, a gente perde tudo”, disse um dos moradores de rua entrevistados pela rádio.
Outra reclamação é a falta de vagas nos abrigos da cidade. Eduardo Odloak, prefeito regional da Sé, disse que vai investigar o ocorrido e afirma que as equipes são orientadas a abordar os moradores antes de iniciar a limpeza das ruas.
A gestão do prefeito João Doria (PSDB) também disse que distribuiu mil cobertores durante a noite desta terça-feira, e que serão entregues mais cobertores nesta quarta.
Ao menos um morador de rua morreu em decorrência do frio, de acordo com a Polícia Militar. Segundo o padre Julio Lancellotti, da Pastoral de Rua, uma outra pessoa morreu nesta terça, em frente à Faculdade de Medicina da USP.
Guardas civis
Além dos funcionários terceirizados de limpeza, também são comuns os casos de agressões de Guardas Civis Metropolitanos (GCMs) contra pessoas em situação de rua.
No final de maio, uma portaria publicada no Diário Oficial proibia os guardas de abordar moradores de rua e também vedava a retirada de bens pessoais. Além disso, o assunto foi tema de duas reuniões realizadas pela Comissão Extraordinária Permanente de Segurança Pública, na Câmara Municipal.
Em comemoração ao Dia do Agricultor, celebrado no dia 28 de julho, a Prefeitura Municipal e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vitória da Conquista irão realizar a Feira da Agricultura Familiar. O evento acontecerá de 27 a 29 de julho, em frente à sede do Sindicato, no bairro São Vicente, e contará com exposição de produtos locais e atividades educativas.
Durante a Feira, cerca de 80 agricultores familiares do município terão espaço para apresentar e comercializar seus produtos. Serão oferecidos artigos típicos da região – tudo sem uso de agrotóxicos. Além disso, o evento vai promover atividades educativas e o diálogo entre os agricultores e entidades da área.
No dia 28, a partir das 14 horas, uma mesa-redonda irá reunir representantes da Prefeitura, do Governo do Estado, do Sindicato e de outras entidades do setor. Na ocasião, serão discutidas a situação atual da agricultura familiar, os desafios e soluções para se obter melhorias. Os agricultores também terão espaço para expor as suas necessidades.
Já no dia 29, das 8 às 12 horas, será realizada uma palestra sobre Cooperativismo e Associativismo. As duas atividades acontecerão no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vitória da Conquista e são abertas para toda a comunidade interessada nas discussões.A Feira da Agricultura Familiar também irá contar com uma programação cultural na noite da sexta-feira, 28.
Na madrugada desta quinta-feira (20), um grupo fortemente armado invadiu a cidade de Cordeiros, no sudoeste baiano, e explodiu a agência do Bradesco, localizada no centro do município. Populares se assustaram com o barulho da explosão.
Segundo apurou o site Achei Sudoeste, os caixas eletrônicos ficaram completamente destruídos, mas não se sabe se os bandidos conseguiram levar o dinheiro. Não houve vítimas. A polícia iniciou as investigações para apurar o ocorrido e capturar os criminosos.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste
Na última segunda-feira (10), as obras que vão garantir a tranquilidade hídrica das famílias residentes no Bairro Califórnia e na parte alta da cidade de Piripá foram iniciadas. A reforma e ampliação da Estação de Tratamento de Água da Embasa e a construção do Reservatório Apoiado de Distribuição (RAD) têm o investimento de R$ 342 mil do governo do Estado.
A previsão é de que a obra seja entregue em novembro deste ano. “Esta era uma antiga reivindicação de lideranças políticas e comunitárias do município e encaminhada pelos nossos mandatos. Isso demonstra a determinação do governador Rui Costa, por meio da Embasa, em trabalhar para melhorar a vida da população dos nossos municípios, principalmente no que se refere ao abastecimento de água no semiárido”, explicou o deputado estadual Zé Raimundo.
O deputado Waldenor Pereira ressaltou que ele e Zé Raimundo vão continuar trabalhando para apoiar projetos que visem o fortalecimento do pequeno agricultor e da agricultura familiar. “Só neste ano destinamos 27,5 km de tubos para implantação de redes de abastecimento de água pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca, para comunidades rurais de Piripá, por meio de recursos de emenda parlamentar”, disse. Waldenor adiantou que estão previstas ainda a entrega de 200 caixas d’água, um caminhão frigorífico para a Cooderleite, além de R$ 250 mil para a elaboração do Plano de Saneamento Básico do município.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste
Representantes de associações comunitárias rurais e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Brumado (CMDRS) estão cobrando da prefeitura a designação de um nome para assumir a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
A pasta está vaga desde o mês de maio, quando, seguindo recomendação do Ministério Publico Estadual (MPE), o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos exonerou o próprio filho da secretaria, pois o órgão acatou denúncias de prática de nepotismo.
Em entrevista ao Achei Sudoeste, o ex-secretário de agricultura e agora presidente do CMDRS, Frederico Neves, declarou que a falta de um secretário na pasta vem prejudicando as associações e produtores rurais no que se refere à busca de benefícios nas esferas estadual e federal.
“Está nos faltando essa representatividade, que se torna um elo entre a prefeitura, os projetos dos governos, os produtores e as comunidades rurais em geral. Nosso apelo é para que o chefe do administrativo nomeie o quanto antes alguém para responder pela pasta para que o município não sofra perdas de investimentos importantes para o desenvolvimento e economia em nosso meio rural”, pontuou o conselheiro.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste
Na diligência para socorrer um paciente da Barrinha, zona rural do município de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano, uma ambulância avançada do Samu 192 acabou capotando na estrada vicinal que dá acesso à comunidade.
O motorista da ambulância teria alegado péssimas condições de conservação da via como fator preponderante para ocasionar o acidente. O site Achei Sudoeste colheu informações de que, mesmo com a gravidade do ocorrido, os socorristas sofreram apenas escoriações leves. Outra unidade de socorro foi acionada para atender o paciente que solicitou os serviços.
Comentários