Pastorais Sociais de Caetité lançam nota de apoio à estudantes e à sociedade
Entidades religiosas presentes na diocese de Caetité, Cáritas Regional Nordeste III e as Pastorais Sociais, reagem aos novos planos de Governo e lançam nota de apoio aos movimentos sociais, aos estudantes, e à setores fragilizados pela nova ordem política. A nota chama o povo para a luta democrática e nos lembra que lutar não é crime!
Abaixo o texto na íntegra.
NOTA DA CÁRITAS E DAS PASTORAIS SOCIAIS DA DIOCESE DE CAETITÉ
A Cáritas e as pastorais sociais da diocese de Caetité, fiel ao evangelho e a sua missão profética, se unem aos ocupantes das Escolas e Universidades e a população de vários municípios que se levantaram contra ao aumento dos salários dos prefeitos, vereadores e secretários, numa verdadeira afronta e desrespeito à opinião pública.
Estamos vivenciando uma profunda crise política, econômica, social e ambiental provocada pelos que governam este país. A situação está piorando com as medidas adotadas pelo governo de Michel Temer, que tem como objetivo garantir segurança para o fortalecimento dos mais ricos em detrimento da destruição do conjunto de direitos dos trabalhadores e trabalhadoras obtidos com tantas lutas. A síntese é óbvia: “a crise é inventada pelos ricos, mas quem paga a conta são os pobres”.
Repudiamos todas medidas que retiram direito dos trabalhadores, entre elas destacamos: a reforma da previdência e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 55, antes 241), que congela gastos com programas sociais, saúde e educação por um prazo de 20 anos. É a negação em lei das condições e possibilidade para o desenvolvimento social, econômico e cultural do povo brasileiro.
Repudiamos também a manobra dos representantes políticos brasileiros que se omitem e apoiam tais medidas com o falso discurso do “ajustar é preciso”, mas, contraditoriamente, aprovam escandalosos aumentos salariais para o judiciário, legislativo e executivo, a exemplo dos vereadores de Caetité, Guanambi, Candiba, Macaúbas e outros municípios da diocese de Caetité.
Conclamamos o povo para fortalecer a luta democrática e pela defesa das nossas conquistas sociais, pois não é possível construir um reino de liberdade sem direitos sociais. Por isso, nenhum direito a menos e lutar não é crime!
Caetité, 01 de novembro de 2016
Pe. Osvaldino Alves Barbosa
Pela Cáritas Diocesana e Articulação das Pastorais Sociais.
Comentários