Paróquia de Santo Antônio/Condeúba: Foi realizado a 2ª noite do Tríduo em louvor a festa de São Francisco de Assis
Oclides da Silveira – Jornalista MTPS nº 5910/BA.
Foi realizado ontem a noite na Capela de São Francisco de Assis, o encontro semanal do Grupo Homens do Terço, que culminou com a 2ª noite do Tríduo em louvor a festa de São Francisco que está sendo realizada. Inicialmente foi rezado o Santo Terço pelo grupo Homens do Terço, que estiveram acompanhados dos fiéis que estão participando do Tríduo.
Presidiu os trabalhos com muita habilidade, o nosso muito querido irmão José Alves, que é o coordenador do Terço dos Homens. A leitura e a reflexão do Santo Evangelho, ficou a cargo do muito competente, o irmão Chico Lima.
Nesta quarta-fera dia 2/10, será a 3ª e última noite do Tríduo, haverá a Santa Missa que será celebrada pelo Padre José Silva. Amanhã acontecerá a celebração final e ocorrerá juntamente com abertura da Novena de Nossa Senhora de Aparecida na Gruta.
Biografia
São Francisco de Assis, ou Giovanni di Pietro di Bernardone, nasceu na cidade de Assis, na Itália, no dia 5 de julho de 1182. Filho de um rico comerciante recebeu educação voltada para os negócios. Com 16 anos participou da luta contra a nobreza feudal, foi aprisionado na cidade de Perúgia, onde ficou um ano no cárcere. Em 1203, de volta à cidade natal, Francisco entrega-se a uma vida de festas. Em 1206, orando na Capela de São Damião, ouviu um chamado de Cristo que dizia: “Vá, Francisco e restaure minha casa”. Desde então, entrega-se ao serviço de Deus e dos mais necessitados. Em 1208 faz votos de pobreza e começa a pregar sua doutrina. Acompanhado dos primeiros discípulos pede autorização ao papa para fundar uma irmandade. Em 1204 funda a "Ordem dos Irmãos Mendigos de Assis" e se instala em cabanas nas montanhas, decidido a cumprir fielmente as Escrituras Sagradas, renunciando qualquer forma de propriedade, recusando mesmo ter uma igreja, vivendo das doações que recebe. Em 1215, o Concílio de Latrão reconhece a "Ordem dos Franciscanos", que já reúne inúmeros discípulos vindos de toda a península italiana. Inicia uma grande peregrinação até o Oriente, para “converter os infiéis”. Na volta, em 1221, o papa Honório III impõe uma “regra” mais branda para a Ordem. Em 1224, decepcionado, Francisco deixa a direção da Ordem e junto com três discípulos, opta pela vida na floresta, em contato com os animais. Doente e debilitado, é conduzido a Assis, onde quer morrer. Durante a viagem, os fiéis correm ao encontro do “santo”. São Francisco de Assis morre em Assis, Itália, no dia 3 de outubro de 1226. Dois anos depois de sua morte, é canonizado pelo papa Gregório IX.
Fotos: Oclides – JFC
Comentários