Os atentados contra a DEMOCRACIA do Brasil

Por Paulo Henrique é colunista da Folha de Condeúba

 

A Praça dos Três poderes foi tomada pela ignorância e pela violência de uns poucos…
Os atentados contra a DEMOCRACIA do Brasil, foram inadmissíveis diante da gravidade e da prepotência com que eles aconteceram.
Qualquer manifestação é bem-vinda em um estado livre e democrático como o nosso. Todos os protestos, todas as manifestações são importantes e possuem um caráter indelével de ser a voz do povo, sobretudo, a voz dos pobres e humildes.
Um jovem que não protesta, não está participando ativamente da política de seu país. Um cidadão que não protesta e não vai às ruas para defender seus ideais e seus sonhos, não compreendeu ainda o poder de uma DEMOCRACIA.
O Brasil, desde outrora, foi marcado por manifestações que reuniam multidões, como a intensa campanha pelas eleições diretas e tantas outras que já ocorreram em nossa história e que foram cruciais para alguns momentos decisivos na vida dos brasileiros.
Cobrar a participação popular na vida política, quer dizer também que é preciso aceitar os protestos, as críticas, as manifestações e todas as outras formas de reivindicar os direitos e as políticas públicas.
Mas, tudo isso só é válido quando ocorre em sintonia com o ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO.
As manifestações extremas que ocorreram em Brasília e que foram planejadas e organizadas com o intuito de causar um caos no sistema, foram atos criminosos e inadimissíveis.
Quanta violência!!!!! Os manifestantes da extrema direita, que sempre pregaram os bons valores da sociedade, resolveram deixar os valores em suas casas e saírem para uma guerra, isso mesmo, foram fazer guerra.
Quantas vezes a extrema direita não criticou a esquerda pelas suas manifestações?
Enfim, nem a direita e nem a esquerda possuem o direito de organizarem protestos violentos contra a DEMOCRACIA.
Penso que a oposição ao Governo Lula deve mesmo acontecer e precisa ser atuante e vigilante, fiscalizadora e também propositiva. Um governo sem oposição séria, acaba se iludindo pelas benecias do poder e se esque de cumprir com transparência as suas responsabilidades institucionais e constitucionais.
Discordar do atual presidente, de suas ações e ideologia partidária, isso é muito normal e natural. Ninguém é igual a ninguém e nem deve ser.
Mas destruir o patrimônio público e invadir os prédios institucionais, isso já é uma outra questão, isso é ataque contra a DEMOCRACIA.
Esperamos que esse tristes episódio da nossa história, sirva como um marco para dizer que nada é capaz de destruir a DEMOCRACIA e que ela precisa ser fortalecida e preservada para o bem do povo brasileiro.
Esquerda e Direita precisam entender que a eleição já acabou e que os palanques precisam ser desmontados. Quem tomou posse deve trabalhar pelo país e quem não tomou deve ir para uma oposição séria, justa e coerente com o que prega.
É hora de pacificar o país e tentar colaborar da melhor forma.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail