Novo piso salarial dos enfermeiros, técnicos de enfermagem e professores é cobrado pelas categorias em Conquista

O piso salarial dos enfermeiros ainda segue sendo discutido. Em Vitória da Conquista, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares, servidores públicos municipal e Estadual, estão mobilizados em busca da aplicação da Lei do Piso Salarial.

A Lei foi aprovada por unanimidade pelo Sano e por ampla maioria na Câmara, no ano passado. No entanto, o Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a lei, no entendimento de que “faltou definir as fontes de custeio do aumento salarial.” A determinação foi realizada após os munícipios questionarem a fonte da receita.

A categoria deste então segue mobilizada. Em Conquista, uma assembleia foi convocada para a noite desta quinta-feira (9) para debater a situação.

Outra categoria que também recebeu reajuste foi a de professores.  Em janeiro deste ano, O Ministério da Educação (MEC) definiu em R$ 4.420,55 o novo valor do piso salarial dos professores de escolas públicas. Um aumento de 14,95% com relação ao piso de 2022, que era de R$ 3.845,63. Quem paga são os estados e municípios.

Em Vitória da Conquista, o Sindicato do Magistério Municipal Público (SIMMP), já está mobilizado e cobrando a aplicação do novo piso salarial. No ano passado, o reajuste de 33,24%, autorizado pela gestão anterior do Governo Federal, foi pago pela prefeitura de Conquista, mas questionado pelo sindicato. Segundo a categoria, o reajuste não foi aplicado para todos os profissionais.

Agora, as categorias seguem mobilizadas em busca do cumprimento do piso salarial das classes em Vitória da Conquista.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail