Leonardo Boff e sua fala no dia 05 de agosto de 2021

Professora e escritora condeubense Joandina Maria de Carvalho

No dia 05 de agosto desse ano de 2021, o Instituto Conhecimento Liberta promoveu uma atividade riquíssima com o querido Leonardo Boff.

Devo dizer que aprendi a amar Leonardo Boff e apreciar as suas idéias quando eu era ainda muito jovem e transitava apenas entre o Distrito do Alegre e a cidade de Mortugaba. Eu e minha tia Nita recebíamos os cadernos da Editora Vozes e ali tomávamos conhecimento dos livros do então Frei. Quando eu já tinha concluído o meu curso de magistério e estive pela primeira vez em São Paulo procurei na loja da Editora Vozes o seu livro IGREJA, CARISMA E PODER e fui informada que esse livro passava por uma censura. As idéias dos teólogos da libertação estavam desagradando a algumas instituições e pessoas, entre as quais o cardeal Ratzinger, que posteriormente veio a ser o papa Bento XVI.

O tempo passou e felizmente hoje a gente pode não apenas comprar esse livro como também ouvir as mensagens de Leonardo Boff por toda parte. Ele é um velhinho cada vez mais lúcido e já tive oportunidade de ouvi-lo pessoalmente por diversas vezes, não apenas no Rio de Janeiro quando estudei por lá mas em Vitória da Conquista.

O tempo passou, já estamos no século XXI e os problemas só cresceram. Mas não foi por falta de alerta. O capitalismo promove concentração da renda, desigualdade, injustiça, violência e miséria. Todos os tipos de miséria. Entretanto, pessoas otimistas como Leonardo Boff, que não apenas pregam como também praticam o bem e a justiça estão nos alertando mais uma vez. “É possível celebrarmos a alegria de viver juntos”. Estou me propondo a dialogar sobre isso com quem queira. Diálogo não se impõe e eu não me considero uma pessoa autoritária. Quem me conhece sabe disso. Já perdi tempo até com quem não quer conversa e respeito quem pensa diferente de mim. Mas não podemos perder tempo.

Felizmente, o nosso papa agora se chama Francisco e está nos convidando não apenas para dialogar mas também para agir. Estou então, querendo conversar sobre a ideia A Economia de Francisco, uma das questões tratadas por Leonardo Boff em sua palestra na quinta feira passada.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail