Direita e Esquerda: razões e significados de uma distinção política

Por Levon Nascimento

#QUINTA | Na semana do pensamento crítico, #MinhaBiblioteca com #LevonNascimento destaca o clássico do italiano Norberto Bobbio (1909-2004): “Direita e Esquerda: razões e significados de uma distinção política” (São Paulo: Editora UNESP, 2011). Depois das Jornadas de Junho de 2013, as terminologias direita e esquerda voltaram a estar presentes na discussão popular brasileira, para além da academia, tomando como terreno de dissenso as redes sociais da internet.

Mais do que isso, as eleições nacionais de 2014 e 2018 acirraram os ânimos e revelaram que a suposta morte dos conceitos ante a desidratação da política pelo neoliberalismo era uma falácia. Direita e Esquerda ressuscitaram. Aliás, a extrema-direita desavergonhou-se e saiu do armário, com todas as nuances que lhe deram o tom no entre-guerras (1918-1939).

“Embora reforçado pela conhecida preocupação analítica de Bobbio e por sua obstinação em manter distância dos juízos de valor, ‘Direita e Esquerda’ está longe de ser um texto tecnicamente frio. Trabalhando em um ambiente marcado pelo ressurgimento impetuoso da cultura de direita e dos valores do capitalismo, Bobbio deseja participar do debate…” #Bobbio #Direita #Esquerda #Política #CadaDiaUmLivro

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail