DIA DO LIVRO INFANTIL

Por Thiago Braga

Hoje 18 de Abril festejamos o nascimento de Monteiro Lobato, o paulista de Taubaté, que teve a brilhante ideia de criar “o sítio do picapau amarelo”. Uma estória que resiste ao tempo, cheia de novidades e desafios, quiçá o fundo moral de cada capítulo.

“Passa ano e dia”, sem que a obra perca a essência trazida pelo autor. Trabalho único. Pitada de brasilidade. “Pontinho colorido” na infância de um, entregue às fantasias próprias da idade, sem dispensar o exemplo de candura apresentado no texto.

A criança tem diante de si, um convite para viajar pelas asas da imaginação. Como esquecer Jeca Tatu? Figura pitoresca do sertão. Tantos e tantos personagens, queridos do público, enriquecem as páginas da literatura infanto – juvenil. Lobato, o “mago das palavras”, caiu no gosto popular. Voz nunca isolada.

O Saci Pererê, de “uma perna só”, tornou – se presença ímpar no folclore nacional. E o Visconde? Professor “sabe tudo”, capaz de recriar o ambiente, guiado pela fome de conhecimento. A data valoriza nossa cultura. Aplaude toda e qualquer iniciativa, que coloque a leitura em evidência, desde a pré – escola. Seja o livro, a ferramenta para sociedade justa, ordeira e feliz!

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail