Cras Miro Cairo apoia a criação da Associação de Catadores de Recicladores

Secom/PMVCOs cerca de 60 catadores de material reciclável da área de abrangência do Centro de Referência de Assistência (Cras) Miro Cairo devem se reunir em uma associação. A proposta está sendo apresentada pela regional da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE) e tem o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio do Cras da região.

Em reunião com os catadores, na segunda-feira (20), a defensora pública que está à frente do projeto Mãos que Reciclam, Kaliane Gonzaga, explicou que Vitória da Conquista conta com 600 catadores e no território do Cras Miro Cairo, foram identificados 60 catadores.

“Nosso objetivo é a organização deles em associações ou cooperativas, já temos associações no Vila América, Bruno Bacelar e Cruzeiro. Com a associação fica mais fácil acessar direitos como o de terem um local para fazerem a triagem dos resíduos coletados”, disse Kaliane.

Para a gerente do Cras, Marly Cruz, é dever da política de assistência social a articulação e promoção de direitos da comunidade assistida pelos Cras. “Nós identificamos esta atividade no território e por isso apoiamos a Defensoria nessa ação. Estamos muito satisfeitos com a resposta positiva para nosso convite e com o resultado desta reunião”, salientou Marly.

Para o catador de recicláveis, Gilmar Ribeiro, 33 anos, a criação da associação irá melhorar a situação da sua categoria. “Nosso trabalho não é visto como trabalho, nós somos apenas catadores, a gente não tem uma classificação, a gente não tem um fardamento, a gente não tem segurança de nada, tendo a associação vai melhorar muitas coisas pra gente”, declarou Gilmar.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail