Condeúba: Realizado a 5ª Romaria das Comunidades (Católicas)
Por Oclides Silveira
Aconteceu hoje domingo dia 24 de julho de 2016 a 5ª Romaria das Comunidades Eclesiais em Condeúba, primeiro houve uma concentração as margens da Barragem do Champrão por volta de 7:30hs, iniciou-se com uma mística, depois a colocação de uma placa com os dizeres: “Preserve o Meio Ambiente, casa comum nossa responsabilidade”, em seguida o Padre Osvaldino fez a leitura de um contrato que será lavrado entre a Paróquia e as Comunidades Eclesiais, para plantar uma árvore em todas as Igrejas da Zona Rural.O contrato contém seis cláusulas, destacamos apenas duas a seguir, 5ª) Tratar as arvores e todos os seres vivos como obras da bondade e da misericórdia de Deus para com a humanidade e a 6ª) Viver na companhia e ser companheiro desta planta durante toda vida dela e minha, bem como ajudar toda a comunidade a se conscientizar da necessidade de cuidar das plantas e de toda a natureza.
Pela ordem o Padre Osvaldino chamou os dois candidatos a Prefeito de Condeúba Guto e Silvan para plantar uma muda de Pau Brasil e assim os fizeram conjuntamente, numa demonstração de grandeza, cordialidade e respeito ao povo e a natureza, depois os dois candidatos lavaram as mãos na mesma água que molhou a planta, momento histórico na política arraigada de antigamente, que não tem mais sentido nos tempos modernos, parabenizamos o Padre Osvaldino pela brilhante atitude e também aos dois candidatos Guto e Silvan pela participação.
Depois do plantio do Pau Brasil, que alguns mudaram o nome para “Pau Condeúba”. A multidão saiu em procissão da banca da barragem pela estrada de terra rumo ao asfalto, se aproximando da BA 263, houve a primeira Estação da Via Sacra com o seguinte tema: “Como está nossa casa comum? A realidade”. A leitura foi feita pela comunidade de Piripá.Em seguida entraram no asfalto até o Posto Cajueiro, onde foi feito a segunda Estação com o tema: “A luta do povo”. Que ficou a cargo da comunidade de Tremedal.
A Procissão ingressou na cidade com um grande volume de adeptos calculado em torno de duas mil pessoas, e foi feito a terceira e última Estação em frente à Creche Vovó Clemência Sofia, com o seguinte tema: “As vitórias do povo”. Que ficou a cargo da comunidade de Cordeiro.
Dali saiu rumo ao destino final, na quadra poliesportiva do Colégio Alcides Cordeiro, onde foi servido um café da manhã, depois houve duas palestras com os membros da CPT – Comissão Pastoral da Terra da Diocese de Caitité, uma com o Sr. Gilmar dos Santos sobre o tema: “A conjuntura política e os desafios para as comunidades”. Depois teve um debate aberto.
Em seguida João falou sobre o tema: “Laudato si” ou (louvado seja), participaram da discussão Carlos JG e João Batista. Esgotado o assunto, foi dado uma pausa para um almoço partilhado. Na seqüência deu-se a Celebração da Santa Missa de envio pelo Padre Osvaldino Barbosa, tendo como co-celebrantes o Padre Mário de Tremedal e o Diácono Ademilson. O evento encerrou-se às 16:00 horas.
Fotos do Evento Abaixo:
PARA REFLETIR:
5ª ROMARIA DAS COMUNIDADES EM CONDEÚBA.
Ontem 24 de julho de 2016, com início na Barragem Champrão no Município-Sede de Condeúba, aconteceu a 5ª Romaria das Comunidades do Zonal-I da Diocese de Caetité-Ba, composto pelas cidades de Condeúba, Cordeiros, Piripá e Tremedal. O evento foi coordenado pelas Comunidades Eclesiais de Base-CEB’s por meio de suas lideranças Marli e Roseli da Zona Rural, que contou com a participação dos padres Mário de Tremedal e Osvaldino Barbosa de Condeúba, que não só prestigiaram como também ajudaram na reflexão do tema da Campanha da Fraternidade:”Casa Comum, nossa Responsabilidade”. Houve uma participação popular muito significativa dos quatros municípios envolvidos na dinâmica do objetivo proposto neste dia.
A nossa Paróquia que sediou e recepcionou os nossos irmãos em Cristo, agradecemos por ter nos dado a oportunidade da convivência de um dia tão proveitoso de paz e de harmonia. A todos vocês Deus os abençoe e os guarde de todo o mal.
A nossa Casa Comum está a cada dia mais em chamas, e é necessário que tenhamos uma melhor consciência planetária para corrigir os nossos erros contra à NATUREZA. Se a mudança não partir de você, de mim e de nós de nada adianta tanto esforço em vão. Tivemos também momentos de plantio de árvore, momentos de reflexões em alguns pontos estratégicos da romaria, cantos animados e outras manifestações pertinentes ao tema.
UM ABRAÇO A TODOS QUE PARTICIPARAM!