Brumado: Agroindústria produz manga e pocã para mercados de São Paulo e Goiânia
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste
Em Brumado, a agroindústria tem produzido uma grande safra de manga palmer e pocã para abastecer o mercado de São Paulo e Goiânia. O investimento e iniciativa é do empresário Antônio Abrantes, que possui três fazendas de produção. O site Achei Sudoeste esteve na fazenda Lagoa da Pedra, localizada na comunidade de Pedra Preta.
De acordo com o engenheiro agrônomo Anderson Ribeiro, a propriedade tem cerca de 23 hectares de área irrigada para as plantações – são, em média, 4 mil pés de pocan e 5.600 pés de manga. “A produtividade nossa aqui já está em torno de 40 mil kg por hectare. É uma safra, a nível de fruta com a idade de 4 anos, com produção máxima. Acredito que, nos próximos anos, o recorde de produtividade será batido”, informou.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste
Nas fazendas, segundo Ribeiro, há um sistema diferenciado de irrigação localizada, o qual utiliza menos água, tendo em vista a estiagem que afeta a região. No período de colheita, são empregadas cerca de 50 pessoas por dia em cada fazenda.
“Essa colheita vai atingir, pelo que estou vendo, 22 ou 23 dias consecutivos”, disse o engenheiro, frisando a questão da geração de emprego e renda na cidade. Além da produção de manga e pocan, uma das fazendas também mantém uma ampla plantação de banana, que, no momento, abastece o mercado interno.
Comentários