Bahia registra 1º bebê nascido com anticorpos contra Covid-19 após mãe ser vacinada

Um bebê nasceu com anticorpos contra a Covid-19 em Salvador, após a mãe dele vacinada quando ainda estava grávida. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (26) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Esse é o primeiro registro de recém-nascido com a imunidade na Bahia, desde o início da vacinação.

No Brasil, no entanto, há registro de outros dois casos, um em Santa Catarina, onde a mãe também foi imunizada, e outro no Acre, em que a mãe teve Covid-19, mas não apresentou sintomas. Em Salvador, a mãe do bebê que nasceu com anticorpos é a médica ginecologista Patrícia Marques. Ela recebeu a primeira dose da vacina em fevereiro. Na época, Patrícia se vacinou por ser profissional da Saúde, sob recomendação e acompanhamento da obstetra dela.

Um bebê nasceu com anticorpos contra a Covid-19, em Salvador, após a mãe ser imunizada com as duas doses da vacina Oxford/Astrazeneca. A mulher, que é obstetra, recebeu a primeira dose no mês de fevereiro e a segunda no início de maio, dezesseis dias antes do parto, na última sexta-feira (21). A confirmação foi divulgada pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), nesta quarta-feira (26).

“Este é mais um exemplo da eficácia da vacina, que conseguiu transferir a memória imunológica de longo prazo (IgG) da mãe para o bebê”, aponta o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas. A diretora da Vigilância Epidemiológica do Estado, Márcia São Pedro, explica que o teste foi realizado com amostras de sangue da mãe e da criança, coletadas e processadas dois dias após o nascimento pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA).

“Embora não haja protocolos definidos pelo Ministério da Saúde para avaliação de recém-nascidos, consideramos que este é um importante passo no monitoramento dos casos e para novas discussões sobre vacinação de gestantes”, avalia a diretora. Ela acrescenta que o Lacen-BA implantou a metodologia para a quantificação de anticorpos para a Covid-19 recentemente. O recém-nascido será acompanhado e passará por exames regulares para avaliar a duração da presença de anticorpos.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail