Adab realizará operação ostensiva no combate ao abate clandestino no eixo Brumado e Guanambi
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste
Na próxima semana, a partir de segunda-feira (06), a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) realizará uma operação ostensiva no eixo Brumado/Guanambi para combater o abate clandestino de carne na região. Em entrevista, Clemente Fernandes, que faz parte da coordenação de fiscalização da Adab na regional, informou que o órgão irá agir duramente na força-tarefa. “Não vai ficar pedra sob pedra.
Abate clandestino é crime. Para ser vendida, a carne tem que ter procedência, tem que vir de frigorífico. Quem abate animal no mato é criminoso”, alertou. De acordo com o Código Penal, os responsáveis pelo abate clandestino podem pegar de 2 a 5 anos de detenção. Além da Adab, a operação contará com a participação da Polícia Militar e das Vigilâncias Sanitárias Municipais.
“Não podemos deixar acontecer o que está acontecendo: em grande parte dos mercados, a carne e seus subprodutos são clandestinos. Ou seja, não tem inspeção, vem do mato. Isso é escandaloso, é um atentado à saúde pública, à economia e ao meio ambiente”, reforçou.
Essa realidade e comum em outro municípios da Bahia, pois os mesmos comerciantes alegam o custo altíssimo, Praticam o crime ( pegar de 2 a 5 de detenção) e o preço não difere dos frigoríficos que empregam e pagam seus tributos como manda Lei.
E sabido por todos sobre a realidade do abatimento dos animais, O pior é que tem governo que pagam pessoas super bem para fazer essa fiscalização e nada acontece, submetendo a vida das pessoas ao consume (da ância de vomito só de lembrar) dessa carne e adquirir doenças. Assim a ADAB na esfera Estadual cumpre seu papel enquanto os municípios deixam a desejar.