A Folha entrevista o Coordenador do SAMU, que fala sobre “Atenção às Urgências e Emergências”
Buscando proliferar informações que são pertinentes para a comunidade Condeubense e região, o jornal Folha de Condeúba traz hoje informações sobre o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) – 192, que tem como objetivo realizar atendimentos pré-hospitalar para vítimas de acidentes e/ou conectar a unidade hospitalar.
O entrevistado é Marcos Vinícius que é graduado em enfermagem, com pós-graduação em urgência e emergência e terapia intensiva. Hoje atua como coordenador da base descentralizada da regional de Condeúba.
JFC – Como funciona o SAMU dentro da rede de atenção à saúde?
Marcos Vinícius – O 192 (SAMU) é um serviço de urgência e emergência. Tendo como finalidade prestar o atendimento rápido, eficaz e seguro para vítimas de ocorrências de urgências, conectando-as à uma unidade hospitalar.
JFC – Qual a maior demanda de atendimento?
Marcos Vinícius – Temos uma demanda muito grande de pacientes fraturados, mas preciso enfatizar que temos deparado na nossa região com a maior demanda dessas causas externas, principalmente envolvendo motos, sendo que boa parte são gerados por pessoas alcoolizadas e com excesso de velocidade.
JCF – Em que casos se deve acionar o SAMU?
Marcos Vinícius – Interessante a sua pergunta, e que temos nos atentados para direcionar a população sobre as situações. Podemos exemplificar as situações de suspeita de AVC, acidentes, hemorragia em grande quantidade, trabalho de parto, psiquiátricos, pacientes com surto psicóticos, queimaduras de grandes extensões, inconsciência, entre outros.
JFC – Então o encaminhamento ocorre de acordo com a demanda?
Marcos Vinícius – Sim. Inicialmente é feito uma coleta de dados, por um profissional. Quando o popular disca para o número 192, um profissional irá atende-lo e fazer o primeiro cadastro, com o nome, endereço, apelido da ocorrência, motivo. Todos esses trâmites são feitos em uma central de atendimento, a nossa fica em Vitória da Conquista. Posteriormente, encaminham para o médico da regulação, que fará a organização das informações e definir se há ou não a necessidade de enviar a viatura. Nós trabalhamos com uma equipe básica, onde será encaminhada um condutor e um técnico de enfermagem para o local. A ambulância só pode sair da base após a autorização médica da Central. Eles entram em contato com a base e passa todas as informações que foram coletadas.
JFC – Tem algo que você acredita que possa ser melhorado no serviço?
Marcos Vinícius – O conhecimento da população sobre o que é o serviço, como ele funciona, o objetivo e quando é realmente necessário acioná-lo.
JFC – Então, essas informações que você está passando, seriam mais direcionadas para a população?
Marcos Vinícius – Sim. No sentido como eu disse, de acionar o serviço, quando e como funciona todo o trâmite desde quando a gente disca o número 192, até a ambulância sair da base. Além disso, ao acionar, passar todas as informações bem detalhadas, principalmente da localização. Temos grandes dificuldades para localizar o paciente quando é na zona rural, se as informações não ferem ricas em detalhes, assim sendo, faz toda a diferença e sempre colabora para um atendimento mais eficaz.
JFC – Sempre vemos nos noticiários, principalmente nos grandes centros que foi passado trote no SAMU 192. Aqui vocês tem tido esses problemas também?
Marcos Vinícius – Em nossa base raramente houve um caso de trote, isso é um ponto positivo, pois, o trote acaba atrapalhando o fluxo de toda a equipe.
JFC – Existe algum apoio de unidade hospitalar próximo em Condeúba?
Marcos Vinícius – Sim. O ponto de apoio mais próximo na região de Condeúba é o Hospital Municipal Dr. José Cardoso dos Apóstolos, apesar de uma unidade de pequeno porte, conta com uma estrutura que nos garante um apoio bem completo. A sala de estabilização possui aparelho para monitorização da hemodinâmica do paciente, raio-x de urgência, eletrocardiograma, além de materiais de intubação, respiradores, caso precise intubar o paciente para transportar para uma unidade de maior suporte. Também, a referida unidade nos presta um apoio em disponibilizar um profissional médico para transferência de pacientes que necessitam de maior assistência durante o trajeto. Assim, esse paciente passa a ser assistido, além da equipe básica, acrescido do médico e de todo um suporte de apoio montado pelo hospital, com kits de urgência e emergência para transportes de pacientes.
JFC – Então não é um serviço fácil, tem que haver bom preparo, um treinamento bastante eficaz?
Marcos Vinícius – Demais! Toda a equipe recebe um plantão preparada para inúmeras surpresas, tudo pode acontecer! A equipe precisa ser apta e estar em constantes aperfeiçoamentos. Os protocolos são atualizados frequentemente, mesmo com experiência de muitos anos no serviço, a equipe realiza com frequência capacitações e revisões para direcionar um atendimento eficiente.
JFC – E como acontece esse treinamento?
Marcos Vinícius – Nossos treinamentos são mensais, sobre os protocolos, e sempre que algo se atualiza a gente realiza uma revisão. Além disso, o serviço conta com o Núcleo de Educação Permanente em Vitória da Conquista que realiza também cursos práticos para aperfeiçoar a assistência de toda a equipe.
JFC – Quais são as suas expectativas em relação ao SAMU 192?
Marcos Vinícius – O SAMU 192 é um serviço de alivio para a população frente a uma ocasião de urgência, a equipe traz esperança e sinal de que algo vai ser resolvido a partir de então. Quando liga no numero 192, ele já transfere ainda uma esperança com a chegada da nossa equipe. Nossos profissionais se baseia também nesse sentimento, de tentar permitir que aquela esperança se torne num desfecho positivo, que nem sempre é possível.
JFC – Nossos agradecimentos finais ao coordenador do SAMU-192 base de Condeúba Marcos Vinícius, pelas contundentes e precisas respostas dadas aos nossos questionamentos. Marcos você tem alguma mensagem que gostaria de deixar para a população em relação ao SAMU-192?
Marcos Vinícius – Em primeiro lugar agradecer ao Jornal Folha de Condeúba, por nos conceder essa entrevista que julgamos de suma importância. Que a população absorva as informações e orientações que a equipe do 192 de Condeúba vem trazendo para que o serviço funcione de forma correta, atendendo a maior demanda de solicitações possíveis. E esse fluxo depende de como a população vem se conscientizando, a respeito desse serviço do SAMU-192, que tem como objetivo principal salvar vidas.
Fotos: Equipe SAMU-192
Comentários