Condeúba e seus 160 anos
Pelo: Professor Agnério Souza
Condeúba completou seus 160 anos de emancipação política. Está de parabéns todo o território condeubense e todos seus habitantes. Temos muita história para contar, muita geografia a descrever, muitos mistérios a desvendar. Uma parte está escrita e a outra a pesquisar.
Foi muito boa a presença do Deputado Federal José Rocha na inauguração do CRAS, CREAS e SUAS no dia 14 de maio, data magna do aniversário. Sua fala encheu-nos de esperança,, quando disse que vai mandar recursos direto na conta da Prefeitura para construção da Rodoviária Municipal na localidade onde já está situada a Avenida Irmã Dulce. A promessa do asfaltamento da estrada Condeúba-Caculé, uma luta inicial do Padre José Silva Figueiredo, e que, agora se renova de promissoras esperanças. Assim desejamos.
Melhor ainda foi o discurso do Prefeito Silvan Baleeiro ao nos dizer que em breve entregará o serviço da Praça da Feira em perfeitas condições de funcionamento. Que asfaltará com mais qualidade o centro da cidade. E que, com os recursos recebidos para a Rodoviária, providenciará o mais rápido possível a licitação para construção de tão importante obra. Também a reconstrução da Creche no Divino, será retomada, porque vem lutando para destravar recursos bloqueados da construção daquela unidade de Educação Infantil. Silvan demonstra sério compromisso com sua administração.
Apesar de seus 160 anos, nossa cidade continua ainda em atraso com muitas coisas. Talvez pela política tradicional do município sempre dividida em famílias de forte poder econômico, social e político local. Talvez pela distância de grandes centros urbanos ou pela localização geográfica. No entanto, chamas de esperança têm sido lançadas ultimamente. Creio que poderemos dar a volta por cima.
Mas, nós temos mais deputados que representam o município! Temos muito prefeito Silvan Baleeiro e seus futuros sucessores! Temos a perenização do Rio Gavião, através da construção da Barragem do São Domingos. O investimento da área do Turismo interno com o aproveitamento dos tanques do município onde se pode colocar espécies de tilápias e outros peixes, e posteriormente, abrir para a temporada de pesca na época certa. Para isto necessário se faz melhoria no entorno dos tanques, pois os mesmos situam-se no perímetro urbano, sem falar no tratamento do leito do Rio Gavião dentro da cidade, pois está todo assoreado com a tabua tomando conta do nosso belo e majestoso rio.
No entanto, o Turismo não está voltado apenas em um setor, além da estrutura arquitetônica de que já temos, vamos aproveitar os recursos hídricos do município. Por que não utilizar, com a infraestrutura devida, a nossa Barragem do Açude Champrão para passeios, fotografias, encontros e diversões? Por que não utilizar o magnífico Morro de Condeúba, com 1.400 metros de altura, e promover escaladas em trilhas construídas com segurança para um turismo religioso, como a reza do Terço no pico do morro na Terça-feira Santa ou em outra época? Com certeza será mais fonte de renda e emprego para a população. E, além disso, nossa cultura, que é bastante rica, precisa aparecer e ser divulgada.
Digo também que na área econômica, está precisando de incentivo aos produtores de cana-de-açúcar da Feirinha, juntamente aos produtores de Cordeiros e Piripá, através de cooperativas, intensificar a produção e implantar uma mini usina de açúcar na região. Teremos o produto local mais barato, assim como temos a rapadura, a farinha, o requeijão e os biscoitos. Terá mais emprego e renda para a população. Com certeza, vai precisar do apoio dos empresários, dos políticos e da força de vontade do povo. Como disse antes, são sugestões para serem abraçadas pelos futuros governantes locais. Temos condições para desenvolvimento, mas precisamos de coragem, determinação e dinamismo. Condeúba merece um desenvolvimento mais avançado.
Com a força do povo e a graça de Deus. Todas as coisas boas para Condeúba será possível. Rezemos para que sejamos todos vacinados em breve, para que voltem as aulas presenciais até o começo de Julho, ocasião em que se inicia o ano letivo de 2021. Deus nos salve!